Blog ssOtica para óticas

Saiba como evitar maus pagadores na sua ótica

Saiba como evitar maus pagadores e ficar livre da inadimplência

3 min de leitura

Proprietários de óticas precisam se preparar para conseguir driblar as crises e se livrar de clientes maus pagadores. Ainda mais em tempos de crise econômica, o percentual de pessoas que estão endividadas e inadimplentes tem crescido nos últimos anos. Por isso, evitar maus pagadores é um forte aliado para manter as finanças da sua ótica em dia e saudável.

Confira as dicas para saber como se livrar deste problema e driblar as crises!

Tenha controle dos números da sua ótica

Para que a gestão da sua ótica seja eficiente, você vai precisar ter em mãos um relatório com todos os clientes devedores e as parcelas que ainda irão vencer. Este relatório deverá conter basicamente as seguintes informações:

  • Valores a serem recebidos e que estão em atraso
  • Quantos clientes estão inadimplentes e quem são eles
  • Valor da dívida de cada um   
  • Telefone de contato

Você pode fazer esse controle com anotações manuais, por meio de planilhas ou ainda apostar em um sistema de gestão para óticas. Este último, oferece todos os dados automaticamente e te da um diagnóstico do cenário atual da loja.

Negocie descontos

Se você já conseguiu identificar quem são os maus devedores e o valor que eles deixaram de pagar, é importante que você os convide para ir à loja ou envie um SMS, Email, ou mensagem no Whatsapp para negociar o pagamento das dívidas.

DICA: Neste contato é possível oferecer descontos de 2 a 5% para quem optar por quitar a dívida no momento da conversa. Durante a negociação, você pode deixar de ganhar uma quantia, mas constrói uma ponte de relacionamento com o seu cliente. Assim, você evita prejuízo maior no fim do mês.

inadimplência seu madruga sendo cobrado

Busque histórico do cliente antes de vender a prazo

Antes de fazer a venda a prazo no crediário para o cliente, avalie o histórico dele. Além de consultar os dados internos dele na sua ótica, você pode realizar um estudo de perfil e identificar os hábitos de consumo do comprador através da análise de crédito.

Com ela é possível descobrir se o cliente tem um bom histórico de honrar com os compromissos ou está com dificuldades financeiras.

Crie uma política de cobrança

No momento da venda é importante que o cliente saiba exatamente a política de cobrança da sua ótica. Por isso aponte com clareza as informações sobre taxas e juros em casos de atrasos e todas as penalidades que ele pode sofrer.

DICA: É importante que esse documento seja impresso e ele assine. Assim, ele terá um pouco mais de cuidado antes de deixar de pagar.

Monitore: os bons e maus pagadores

Apenas ter os dados atualizados, não é suficiente. Manter um relacionamento com seus clientes sejam eles bons ou maus pagadores, é importante para estabelecer uma relação de confiança e evitar a inadimplência.

Grande parte dos clientes inadimplentes ou maus pagadores, estão entre os que são mais antigos de casa. Poucos são os que chegaram recentemente à ótica. Isso acontece porque eles acreditam ter mais flexibilidade de negociação dos prazos de pagamento.

Conclusão

Apostar em um sistema de gestão, pode ser uma grande ajuda para evitar os clientes maus pagadores na sua loja, pois ele te ajuda a monitorar todos os clientes e separá-los por graus de risco. Quando você tem um sistema especializado, é possível ter informações importantíssimas para reduzir a inadimplência.

E você? Já utiliza algum sistema de gestão específico para óticas? Fale com um dos nossos consultores e comece a controlar os clientes inadimplentes na sua ótica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>