Blog ssOtica para óticas

Black Friday 2023: vale a pena minha ótica participar?

4 min de leitura

Todos os anos é a mesma coisa. O comércio vai à loucura com as promoções da Black Friday! Em tradução literal, a sexta-feira negra. Em tradução varejista: o dia de descontos imperdíveis e de estouro em vendas.

Mas será que sua ótica está preparada para a Black Friday 2023? Um planejamento ruim para a data pode se tornar um pesadelo para sua loja. Além disso, a pandemia provocou grandes mudanças no comportamento dos consumidores e você precisa estar atento para não errar.

Pensando nisto, decidimos listar aqui as vantagens para você realizar a Black Friday na sua loja e dicas imperdíveis para você ter sucesso nesta data. Esperamos te ajudar a começar os preparativos para não ficar atrás dos concorrentes na hora de atrair os consumidores.

Pegue papel e caneta e vamos entender como a Black Friday 2023 pode ser o começo de um momento de vendas extraordinário na sua ótica. Começando por entender os receios das pessoas e a temida “black fraude”.

O que é e quando será a Black Friday 2023?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos para nomear o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, onde há um grande movimento de vendas e é considerado o pontapé da temporada de fim de ano.

A data comercial, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, surgiu ainda na década de 1950, mas só se tornou um fenômeno nos anos 1990. Com o tempo, a tradição se espalhou pelo mundo todo e o Brasil começou a aderir ao movimento em 2010. 

Em 2023, ela ocorrerá no dia 24 de Novembro. Mas como já dissemos, esse momento é muito utilizado pelos consumidores para antecipar as compras de fim de ano. Do outro lado, os varejistas a usam para esvaziar os estoques para o próximo ano.

Portanto, a Black Friday é vantajosa para ambos os lados. Infelizmente, a data perdeu um pouco da credibilidade no Brasil, visto que muitas lojas (principalmente as virtuais) criam promoções falsas, aumentando o preço real dos produtos e aplicando descontos extraordinários para parecerem atrativos.

Por isso, é preciso ficar atento com a forma de estabelecer promoções, descontos e benefícios, para que não pareça bom demais para ser verdade.

Vantagens de participar da Black Friday

Não dá para negar que a data já se consolidou no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pela MFIELD, 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023. Ou seja, ficar de fora do movimento significa perder vendas e visibilidade.

Veja outras vantagens de aderir sua ótica à Black Friday:

  • Movimentação no mercado: Apesar da Black Friday ser muito popular nas lojas online, os estabelecimentos físicos estão aderindo cada vez mais à data. É inegável que o movimento da loja, principalmente no dia, é superior à média. Por isso, aproveite o maior número de visitas e conquiste mais clientes.
  • Contato com o cliente: com a maior possibilidade de pessoas nas ruas visitando os estabelecimentos, a chance de novas pessoas conhecerem sua ótica é grande. Essa é uma oportunidade de estreitar o relacionamento, tanto com seus atuais clientes, quanto os novos. Por isso, sinalize bem a loja e treine sua equipe para receber bem todas as pessoas, com atenção e com a explicação clara dos benefícios e descontos da data. Mais gente na loja, mais chance de vender mais e melhor.
  • Limpeza de estoque: com promoções efetivas, suas chances de vender os produtos parados em estoque é maior. Foque em itens muito buscados ou que estejam nas tendências para chamar a atenção e crie vantagens para quem comprar outros produtos parados há algum tempo. Assim, você tem um estoque livre para ser renovado para o próximo ano.

Quer saber como se relacionar melhor com seu cliente? Confira nosso kit de materiais gratuitos para te ajudar a conversar melhor com seu público.

Dicas essenciais para lucrar com a Black Friday

Agora que você entende as vantagens de aderir a Black Friday, está na hora de arregaçar as mangas e começar a planejar suas ações. Mas lembre-se: apenas dar descontos não é uma ação sustentável para seu negócio. Por isso, reserve um tempo para analisar os relatórios gerenciais da sua loja e planeje a melhor estratégia para o momento.

Confira as dicas para ter uma Black Friday de sucesso:

  • Tenha um objetivo claro:

Quando temos uma estratégia com um foco principal, as ações ficam muito assertivas, gerando resultados melhores. Por isso, pense no que sua loja precisa melhorar ou resolver com mais urgência e foque seus esforços neste ponto. Seu objetivo pode ser, por exemplo: ganhar novos clientes, reativar antigos, aumentar ticket médio, limpar estoque, etc.

  • Não deixe as promoções apenas para sexta-feira: 

Organizar as promoções ao longo do mês ou de uma semana pode ser muito vantajoso para sua ótica. Assim, você tem mais tempo para divulgar as condições especiais e atingir um público maior, além de não sobrecarregar sua equipe de atendimento em um único dia. Uma fica para distribuir o movimento ao longo dos dias é fazer cada semana específica para uma categoria de produtos, como óculos de sol ou lentes bifocais;

  • Faça promoções inteligentes:

Não há como negar que preço é um fator decisivo para grande parte das pessoas. Mas não ponha em risco seu caixa oferecendo produtos abaixo do preço de custo apenas para zerar estoque ou não perder o cliente. Para fugir disso, uma solução é fazer ações para aumentar o ticket médio. Ofereça, por exemplo, descontos progressivos, combos de produtos que tem menos saída e adicionar um serviço como cortesia.

  • Priorize o bom atendimento:

Um bom preço garante uma venda, mas um bom atendimento garante um cliente fidelizado. Por isso, tome cuidado com horários de muito movimento para que nenhum cliente seja mal atendido ou esquecido. Além disso, a comunicação no pós-venda merece atenção especial, pois é neste momento que o cliente vai avaliar a experiência com sua loja e se tornar um fã.

  • Não se esqueça de fazer divulgação: 

De nada vale promoções bem planejadas e competitivas se elas não chegarem para o público. Por isso, não se esqueça de decorar e sinalizar na vitrine que a loja está participando da Black, divulgar nas redes sociais e enviar para clientes por whatsapp. Avalie também se investir em anúncios de rádio, televisão e até panfletos pode ser vantajoso para sua ótica.

Aproveite esse momento e coloque-se no mercado!

Com os descontos certos e um atendimento de primeira durante a Black Friday, suas chances de sucesso vão lá em cima. 

Então, não se esqueça de fazer uma análise de estoque, um planejamento financeiro, uma campanha de marketing e de organizar sua loja para o evento. E se precisar de ajuda, conte com um sistema para óticas, como o ssOtica, para que tudo corra dentro do que é melhor para você.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>