Todos os anos é a mesma coisa. O comércio vai à loucura com as promoções da Black Friday! Em tradução literal a sexta-feira negra. Em tradução varejista: o dia de descontos imperdíveis e de estouro em vendas. Mas será que sua ótica está preparada para a Black Friday 2020? Se você está aqui, significa que está pensando no assunto e se vale realmente a pena participar do movimento, certo?
Por isso decidimos listar aqui quais as vantagens de realizar a Black Friday na sua loja. Começando por entender de onde ela surgiu e porque faz tanto sucesso. Com isso, esperamos te ajudar a começar os preparativos para não ficar atrás dos concorrentes na hora de atrair os consumidores.
Pegue papel e caneta e vamos entender como a Black Friday 2020 pode ser o começo de um momento de vendas extraordinário na sua ótica. Começando por entender os receios das pessoas e a temida “black fraude”.
O que é e quando será a Black Friday 2020?
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1990, para nomear o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Na ocasião, havia congestionamentos enormes e muitas pessoas nas ruas para o início das compras de Natal. Assim, o nome surgiu entre os policiais da Filadélfia, que tinham que preparar operações especiais na data.
Com o tempo, a tradição se espalhou pelo mundo todo. Tradicionalmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2020, ela ocorrerá no dia 27 de Novembro. Mas como já dissemos, esse momento é muito utilizado pelos consumidores para antecipar as compras de fim de ano. Do outro lado, os varejistas a usam para esvaziar os estoques para o próximo ano.
Portanto, a Black Friday é benéfica para ambos os lados. Mas, existem algumas ressalvas. Há estabelecimentos que criam promoções falsas, aumentando o preço real dos produtos e aplicando descontos extraordinários para parecerem atrativos. Isso fez com que a data perdesse um pouco de sua credibilidade no Brasil. Por isso, é preciso ficar atento com a forma de estabelecer promoções, descontos e benefícios, para que não pareça bom demais para ser verdade.
Vantagens de participar da Black Friday
É sempre uma vantagem para sua ótica estar por dentro do que acontece no mercado. Isso ajuda a dar visibilidade para sua marca e a aumentar as venda. Podendo ser de forma direta, no momento da promoção, ou indireta, como lembrança de marca. Por isso, participar da Black Friday é uma boa estratégia, desde que bem planejada e bem executada.
Somado a isso, existem outros benefícios, como:
- Movimentação no mercado: de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, o movimento para as lojas e a busca por promoção aumenta consideravelmente no período da Black Friday. As visitas a estabelecimentos comerciais aumentam 3,5 vezes em relação a outras sextas do ano. E 80% dos entrevistados pretende comprar algo na Black Friday 2020. Você não vai perder a chance de estar entre os itens comprados, não é?
- Contato com o cliente: com a maior possibilidade de pessoas nas ruas visitando os estabelecimentos, a chance de novas pessoas conhecerem sua ótica é grande. Essa é uma oportunidade de estreitar o relacionamento, tanto com seus atuais clientes, quanto os novos. Por isso, sinalize bem a loja e treine sua equipe para receber bem todas as pessoas, com atenção e com a explicação clara dos benefícios e descontos da data. Mais gente na loja, mais chance de vender mais e melhor.
- Limpeza de estoque: com promoções efetivas, suas chances de vender os produtos parados em estoque é maior. Foque em itens muito buscados ou que estejam nas tendências para chamar a atenção e crie vantagens para quem comprar outros produtos parados há algum tempo. Assim, você tem um estoque livre para ser renovado para 2021.
Aproveite esse momento e coloque-se no mercado!
Com os descontos certos e um atendimento de primeira no dia da Black Friday, suas chances de sucesso vão lá em cima. Além disso, essa data em 2019 movimentou R$3,8 bilhão, 23,6% maior do que ao mesmo período do ano anterior.
Então, não se esqueça de fazer uma análise de estoque, um planejamento financeiro, uma campanha de marketing e de organizar sua loja para o evento. E se precisar de ajuda, conte com um sistema para óticas, como o ssOtica, para que tudo corra dentro do que é melhor para você.
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