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Whatsapp e SMS: como incluir na estratégia de marketing da sua ótica?

4 min de leitura

Como você usa o WhatsApp e SMS na sua ótica? É essencial manter o contato regular com o cliente para fidelizá-lo e ser lembrado na hora de indicações. Para isso, o WhatsApp e SMS são os principais canais de comunicação utilizados pelas empresas. 

Porém, quando e como incluir cada uma dessas ferramentas nas estratégias de marketing e vendas? Qual é a importância de fazer isso? Confira as respostas durante a leitura deste post!

Por que é importante usar o WhatsApp e SMS em sua ótica?

Se você quer aumentar o número de clientes do seu estabelecimento, é preciso compreender o comportamento das pessoas nos dias atuais a fim de criar estratégias que sejam realmente atrativas para os consumidores e, assim, tragam bons resultados. 

Nesse sentido, é impossível negar o impacto que as novas tecnologias vêm causando nos hábitos e atitudes da sociedade brasileira. Por exemplo, com a popularização do smartphone, a forma de comunicação e interação no dia a dia passou a ser feita regularmente por meio do WhatsApp e SMS. Saiba mais sobre isso: 

Dados relevantes sobre o WhatsApp e SMS no Brasil

Veja alguns dados interessantes sobre a utilização do WhatsApp pelos brasileiros descobertos na pesquisa “Mensageria no Brasil- Fevereiro de 2022”, realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time. Entre os participantes: 

  • 99% afirmaram ter o aplicativo instalado no smartphone;
  • 94% abrem o app todos os dias, ou quase todo dia, para ler ou enviar mensagens;
  • 78% usam o WhatsApp para se comunicar com empresas;
  • 77% acham válido tirar dúvidas sobre serviços e/ou produtos de uma marca por meio do aplicativo;
  • 55% consideram ser apropriado receber promoções pelo WhatsApp;
  • 53% acreditam que o app é útil para comprar produtos e serviços. 

O estudo também trouxe algumas estatísticas sobre o envio e recebimento de SMS. Dentre os entrevistados: 

  • 49% disseram que recebem SMS todos os dias ou quase todo dia; 
  • Apenas 4% afirmaram que nunca recebem SMS;
  • 67% nunca ou quase nunca enviam SMS para alguém;
  • 26% costumam enviar SMS algumas vezes por mês ou por semana. 

Essas informações revelam que o WhatsApp e SMS são uma realidade presente na vida dos brasileiros, sendo usados inclusive para fins comerciais. Então, é importante incluir esses itens nas táticas da sua ótica. Como fazer isso? Confira! 

Como incluir o WhatsApp e SMS nas estratégias da sua ótica? 

Veja algumas dicas práticas de como você pode utilizar o WhatsApp e SMS nas estratégicas da sua ótica, e conheça os pontos positivos e negativos de cada um deles. 

Como usar o WhatsApp?

Em primeiro lugar, para investir no uso desse aplicativo em seu comércio, o ideal é baixar a versão do WhatsApp Business, que traz funções específicas para suprir as necessidades de uma empresa, como: 

  • Endereço e horário de funcionamento do estabelecimento no perfil; 
  • Envio de mensagens automáticas de saudação ou ausência;
  • Catálogo de produtos;
  • Estatísticas de mensagens (enviadas, recebidas e lidas). 

Já que possui todos esses recursos, o WhatsApp é uma ferramenta completa que pode ser aproveitada por vários setores, por exemplo: 

  • Atendimento: por ser um método gratuito e muito utilizado pelos brasileiros, é possível que muitos se sintam mais à vontade para entrar em contato com a empresa por meio de mensagens no aplicativo do que por chamadas telefônicas via operadora.
  • Vendas: o catálogo de produtos facilita a divulgação dos itens, permitindo inclusão de preços, imagens e descrição. Isso possibilita que os clientes conheçam a mercadoria da ótica sem precisar comparecer fisicamente no local;
  • Marketing: o status do WhatsApp é uma ótima forma de anunciar  promoções. Além disso, existe a chance de enviar a oferta como mensagem para vários contatos de uma única vez por meio das listas de transmissão. 

Visto tantas possibilidades, você acredita que sua ótica está usando todo o potencial da ferramenta? Então faça gratuitamente o “Diagnóstico de WhatsApp em Óticas” e descubra!

Vantagens do método

O WhatsApp é equipado com funcionalidades para ajudar os negócios a melhorarem o relacionamento com o cliente e o número de vendas. Além disso, permite a criação de mensagens de textos mais longas e personalizadas

Também, é válido relembrar que 94% das pessoas usam o aplicativo praticamente todos os dias, então, é mais provável conseguir conversar com o consumidor por esse canal. 

Desvantagens do método

Principalmente, no caso de envio de mensagens para divulgação de vendas, algumas pessoas podem achar a ação invasiva e se sentirem incomodadas. Por isso, o ideal é solicitar antecipadamente permissão ao cliente, e não sair enviando para todos. 

Outro ponto é que a ordem das conversas na tela inicial talvez fique um pouco desorganizada, especialmente, se você receber muitas mensagens, já que a posição é alterada a cada novo recebimento. 

Como usar o SMS? 

O SMS é mais indicado para os casos em que você deseja comunicar algo aos clientes, mas não espera nenhum retorno. Lembre-se que 67% dos brasileiros nunca, ou quase nunca, enviam mensagem por esse método. 

Portanto, essa é uma boa opção para enviar textos avisando sobre promoções, também felicitações em datas comemorativas ou aniversários. Dessa forma, contribui para a construção de um relacionamento do cliente com a ótica. 

Saiba mais sobre isso no: “Kit de disparo de SMS Marketing para óticas”.

É como se fosse um lembrete, para manter o nome do seu comércio sempre vivo na memória dos consumidores. Assim, quando precisarem dos produtos que você vende, já vão saber onde encontrar. 

Além disso, o SMS é útil para evitar a inadimplência, por exemplo, existe a possibilidade de enviar mensagens lembrando do pagamento um pouco antes da data de vencimento do crediário. Em caso de devedores, também serve para fazer cobranças. 

Vantagens do método

É um canal de comunicação considerado menos pessoal do que o WhatsApp, então, é mais fácil enviar mensagens, inclusive cobranças, sem que isso ofenda o consumidor. 

Além disso, esse meio de contato está disponível em qualquer tipo de aparelho celular, mesmo os modelos mais simples.

Desvantagens do método

As mensagens são mais curtas do que em comparação com os aplicativos de mensagem instantânea. Também, é pouco provável estabelecer uma conversa com o cliente por esse meio, impedindo a escolha do meio como canal de atendimento. 

Então, entre o WhatsApp e SMS, qual é a melhor opção para a sua ótica? A verdade é que você não precisa escolher só uma dessas estratégias, é possível conciliar o uso das duas alternativas. 

Com o auxílio de uma ferramenta digital, como o ssOtica, você pode criar campanhas tanto por  meio do SMS como WhatsApp que ajudem o seu comércio a conquistar e fidelizar clientes.

Que tal conhecer melhor esses recursos do ssOtica? Acesse este outro conteúdo e saiba quais são os benefícios de integrar o WhatsApp ao nosso sistema de gestão de óticas!

Checklist de disparo de SMS em óticas

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