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Principais motivos de inadimplência em óticas: como contorná-los

3 min de leitura

Sabe aquele cliente que não pagou a parcela dos óculos? Com certeza, ele te dá dor de cabeça até hoje, né? Mas não pense que está sozinho: a inadimplência é comum a todos os tipos de negócio. E a melhor forma de enfrentar a situação é conhecendo seu público e quais os motivos de inadimplência mais comuns em óticas.

Muitas vezes, os clientes estão com dificuldades e precisam priorizar o pagamento de outras despesas. Em outros casos, por exemplo, ele se esquece do que tem para pagar ou não se organiza para isso. Por envolver tantas particularidades, lidar com a inadimplência não é uma tarefa fácil.

Como responsável por uma ótica, você não pode ter medo ou vergonha de fazer cobranças: sua loja depende disso. Mas, para definir sua estratégia, é fundamental saber os motivos da inadimplência e ter planos para cada um.

A seguir, listamos as 3 principais razões para clientes ficarem inadimplentes em óticas e o que você pode fazer para contornar essa situação. Independente da forma, é importante que você saiba identificar quem são esses clientes e agir. Seja por meio de anotações, planilhas ou um sistema de gestão, ter o controle é crucial para a saúde financeira da sua ótica.

Diminuição da renda ou desemprego

A taxa de desemprego e a diminuição da renda se tornam cada vez mais comuns em tempos de crises. Isso é algo que pode ser ainda mais facilmente observado no ano da pandemia do coronavírus. Nesses casos, as pessoas precisam priorizar as despesas essenciais e com isso, a conta da ótica acaba ficando de lado.

Uma forma de se preparar para essa possibilidade, é ter um planejamento financeiro para emergências na sua ótica. Além disso, entre em contato para entender a situação do cliente e mostrar que você se preocupa com a situação.

Em seguida, ofereça novas condições de pagamento, estenda prazos e esteja à disposição para achar o melhor caminho para os dois lados. Afinal, esse motivo de inadimplência não é necessariamente culpa de ninguém.

Ausência de educação financeira

Ao contrário da pessoa que perde sua fonte de renda, há aquela que gasta além do que pode pagar. Uma realidade muito comum, mas que pode ser prevista e evitada na hora da venda na sua ótica. Faça uma análise de crédito antes de oferecer as formas de pagamento.

Para os clientes que apresentarem problemas recorrentes de inadimplência, evite a venda a prazo ou parcelada. Assim, mesmo que a pessoa não tenha educação financeira, isso não irá impactar a sua ótica.

Mas, se o seu desejo for dar um voto de confiança, alinhe as melhores formas e faça uma régua de cobrança (use nosso modelo gratuito). Com isso, envie lembretes perto do vencimento, para tentar driblar a falta de pagamento e não se indispor com o cliente. Uma relação transparente traz benefícios para os dois lados.

Falta de planejamento das contas

Outro caso bastante comum é, por exemplo, o da pessoa que esquece de pagar o boleto. E isso acontece por falta de planejamento e de organização das contas.

Para esses casos, a melhor ferramenta para sua ótica é uma régua de cobrança, com alertas e lembretes. Você pode definir, por exemplo, um lembrete no 1º dia útil do mês, ou 5 dias antes do vencimento da parcela.

Então, para que ele não se esqueça dos óculos que comprou de você, o que importa é aparecer na rotina do seu cliente. E faça isso por meio do canal que você sabe que ele usa mais, seja SMS, WhatsApp ou ligação. Dessa forma, você entra no momento dos pagamentos dele e todo mundo sai ganhando.

Conclusão: tenha controle e procure saber os motivos de inadimplência

Como você pode perceber, o primeiro passo para lidar com a inadimplência na sua ótica é ter controle dos seus clientes. E não tem como traçar uma estratégia sem saber quem está devendo e onde está o desfalque.

Além desses motivos principais, vários outros podem prejudicar o recebimento de suas vendas. Sejam salários atrasados, parcelamentos indevidos ou falta de controle.

O que importa é se preparar para essas adversidades, independente de onde venham. Para isso, é fundamental conhecer os motivos, ter conversas com seus clientes e investir em tecnologia para te ajudar.

Com uma solução de gestão, por exemplo, você recebe a lista dos inadimplentes sem muito esforço. Além de poder configurar os alertas de cobrança e se preparar financeiramente. Experimente o ssOtica e veja na prática. 

 

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