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Entenda o novo comportamento do consumidor óptico pós-pandemia

4 min de leitura

A quase um ano e meio do início da pandemia do Covid-19, já podemos falar em um novo consumidor óptico. As mudanças no comportamento foram aceleradas pelo isolamento social.

O cliente digital é mais informado e exigente. Ele preza pela rapidez, produtos exclusivos  e por uma boa experiência de compra.

E essas são mudanças que tendem a permanecer após a pandemia. Por isso, se adaptar às novas expectativas dos clientes são atitudes essenciais para as óticas. Afinal, é preciso se adequar ou a sua loja corre o risco de ficar para trás.

Já vemos regras de isolamento mais flexíveis e o aumento do número de pessoas vacinadas. Sendo assim, tenha no radar as novas preocupações do consumidor, como a transparência nos processos, higiene e uma maior consciência socioambiental.

Por isso, está na hora de adotar novas atitudes, estratégias e ferramentas na gestão dos negócios para atender o novo público.

Vamos explorar neste artigo as principais mudanças nas atitudes do consumidor e te auxiliar para que a sua ótica se adapte aos novos tempos. Confira!

O que é preciso saber sobre o comportamento do novo consumidor?

Em 2019, já falava-se sobre o consumidor ultradinâmico, que começava a comprar em plataformas virtuais. Com o dispositivo móvel em mãos, o cliente está mais conectado e informado. Ou seja, ele pesquisa, opina e compartilha suas opiniões, influenciando sua rede social e sendo influenciado por ela.

Toda essa dinâmica obriga as empresas a repensarem seus modelos de negócios e a colocarem os clientes no centro das suas estratégias.

A pandemia intensificou ainda mais as mudanças no comportamento dos clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG em 2020, o Brasil vive um paradoxo de digitalização e personalização.

O público brasileiro busca por experiências digitais mais rápidas. Ao mesmo tempo, ele tem o desejo de se sentir cuidado e de apreciar quando as marcas se comunicam de maneira clara e direta, cara a cara.

Já no mundo, o novo consumidor se sente mais vulnerável e menos seguro, com mais apreço mais pela família, pelas amizades e pela saúde. Além disso, ele quer experiências sem contato físico e é cuidadoso e seletivo na tomada de decisão, dando preferência às marcas nas quais confiam. Por fim, o cliente também está mais criterioso com as finanças e o foco de compras mudou de gastos essenciais.

Leia também: 3 dicas para sua ótica se adaptar ao novo varejo

Como a pandemia contribuiu para moldar esse novo consumidor?

As pessoas estão mais experientes no mundo digital devido à pandemia. As rotinas mudaram de forma brusca e muitas atividades estão sendo realizadas principalmente online. Hoje vemos que pessoas de 60 anos ou mais estão recorrendo à canais digitais para conversar com a família e os amigos e até mesmo para comprar online.

Muitos tiveram seu primeiro contato com o online a partir da pandemia, o que está impactando a experiência de compra das lojas físicas. Sobretudo, o novo consumidor busca no ponto de venda mais opções de:

  • produtos;
  • acesso a informações;
  • economia de tempo;
  • e comodidade da loja online, o chamado phygital.

Como se adaptar para atender o novo consumidor óptico?

Reunimos algumas estratégias e dicas para aplicar na sua ótica. Leia a seguir.

1. Conheça as necessidades dos clientes

Primeiro, entenda as necessidades, os desejos e as emoções dos clientes para se adaptar o mais rápido possível.

O novo consumidor espera, por exemplo, por divisórias de acrílico em caixas e balcões, de acordo com um estudo da consultoria BCG. Outra pesquisa, mostra que os clientes querem processos de venda mais simples, sejam na loja física ou online.

2. Venda de forma online

Durante a pandemia, mais pessoas testaram novas formas de comprar. A crise mostrou que há diferentes formas de vender online.

E-commerce, WhatsApp, redes sociais, por exemplo, são canais virtuais que conferem  praticidade e agilidade para o novo consumidor. Assim como a venda take away, em que o cliente compra na internet e retira na loja física.

3. Treine seus vendedores para uma melhor experiência do cliente

A equipe de vendas deve oferecer a mesma experiência da loja física nos canais digitais, assim como prestar um bom atendimento no ambiente virtual. Os clientes estão nos aplicativos de mensagens e nas mídias sociais e é importante manter um atendimento adequado nos diferentes canais.

Para isso, o vendedor precisa ser treinado para lidar com as novas tecnologias e atender com agilidade. Lembre-se: um bom atendimento fideliza o cliente.

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4. Atualize-se sobre as tendências do mercado óptico

Quais são os produtos mais procurados? Como a pandemia vem afetando o mercado óptico? Assim, pesquise, converse com profissionais do ramo e ouça o novo consumidor para antecipar cenários e conhecer suas dores.

Um exemplo é o levantamento recente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A pesquisa indica o aumento da miopia em crianças durante a pandemia. Dos oftalmologistas ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia.

Nesse sentido , é importante que a sua ótica esteja preparada para o público infantil. Assim, adapte seu atendimento e produtos para este público.

Enfim, o chamado novo normal vai desafiar a todos e com o varejo óptico não será diferente. As pessoas vão continuar a comprar online com mais frequência no pós-covid. Por isso, e estar preparado para oferecer um bom atendimento, de acordo com esses novos padrões, pode ser o diferencial do seu negócio.

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