Blog ssOtica para óticas

Sistema para ótica gratuito ou pago

Sistema para ótica gratuito ou pago? Veja qual é melhor para sua loja!

5 min de leitura

Você está pensando em usar uma sistema para ótica gratuito ou pago? É verdade que organizar todos os processos dentro da sua loja é uma grande desafio, desde cadastro de clientes até o pós-venda eficiente é essencial sair do papel para ter resultados de sucesso.

Talvez, tenha percebido que fazer toda a organização em anotações em caderno ou planilhas, além de consumir muito tempo, não é seguro e nem prático. Então, a melhor forma de organizar a ótica é por meio de um sistema próprio para gerenciamento.

Mas surge uma dúvida  — qual é a melhor opção: um sistema de gestão pago ou gratuito? para ajudar a responder, veja neste post, as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas alternativas. 

Como funciona um sistema de gestão gratuito?

O sistema de gestão gratuito é aquele em que não é necessário efetuar pagamentos para liberar o acesso ao uso. Em vista disso, é uma opção muito atrativa em um primeiro momento para o gestor. Afinal, ter a chance de usar um programa de graça significa economia financeira. 

Mas será que vale a pena? Quais são as vantagens e desvantagens das alternativas gratuitas? Confira!

Vantagens do programa de gestão gratuito

Os softwares de gestão gratuitos são capazes de trazer alguns benefícios para a sua ótica, porém, isso acontece de forma bastante limitada. Veja 2 exemplos de como esse tipo de software pode ser útil para uma empresa.

1- Sem custo

A maior vantagem de escolher um programa para gestão gratuito é realmente o fato de que não vai ser preciso desembolsar nenhuma quantia de dinheiro para utilização do sistema. 

Se você não tem disponibilidade financeira para investir, mesmo que um baixo valor, em um aplicativo pago, então, optar por uma versão gratuita é uma solução viável para sair dos cadernos e planilhas

2- Funções básicas

Outro ponto positivo desse modelo de sistema de gestão é que, em geral, as funcionalidades conseguem atender ao menos algumas das necessidades mais básicas da administração empresarial, como: 

  • Controle de caixa;
  • Emissão de relatórios;
  • Registro de pedidos, etc

Conheça a importância de ter um software de gestão no material: “Programa para óticas: por que devo adotar um”?

Desvantagens do programa de gestão gratuito

O número de desvantagens de um software de gestão gratuito ultrapassa a quantidade de benefícios. Alguns aspectos são mais simples e apenas provocam desconfortos. Porém, outros colocam em risco a segurança e a produtividade da sua loja. 

Sendo assim, conheça as principais desvantagens desse tipo de programa.  

1- Layout ruim

O layout é a aparência de um programa, envolve a disposição dos ícones, cores, letras e acesso às funcionalidades do sistema.

O problema é que no caso das aplicações gratuitas nem sempre o layout é intuitivo, ou seja, é mais difícil achar as funções na tela inicial, tornando o software complexo para aprender a usar. 

2- Poucas funcionalidades

Os sistemas contam com poucas funções, apenas as mais básicas, isso talvez não seja o suficiente para atender às demandas do seu comércio. 

Por exemplo, a maioria dos sistemas gratuitos não disponibiliza a emissão de notas fiscais, dificultando esse processo. 

Em certas situações, pode ser preciso utilizar, ao mesmo tempo, vários programas de gestão diferentes para tentar suprir as necessidades da empresa. 

No entanto, isso não é uma opção adequada, uma vez que aumenta a probabilidade de falhas e perdas de informações, considerando que é necessário fazer os registros em vários locais diferentes. Além de provocar a diminuição da produtividade devido à lentidão na finalização dos processos.  

3- Baixa manutenção e atualização

Outro ponto negativo do sistema de gestão gratuito é a demora na manutenção e atualização pelos desenvolvedores. Com isso, o software se torna mais vulnerável para sofrer um ataque virtual, tornando o seu negócio exposto a cibercriminosos. 

Segundo uma pesquisa da Sophos, no ano de 2021, 55% das empresas brasileiras foram atingidas por algum tipo de ataque ransomware. Então, essa é uma ameaça real, sendo importante fazer escolhas pensando em obter um maior nível de segurança. 

Além da menor proteção, a baixa manutenção resulta no mau funcionamento dos recursos e lentidão durante o uso do aplicativo.

4- Suporte demorado

Já imaginou como seria se o sistema de gestão de repente parasse de funcionar ou apresentasse falhas? Nesse caso, imediatamente você entraria em contato com o suporte técnico para que o problema pudesse ser resolvido o mais rápido possível. 

Bem, no caso de um sistema para ótica gratuito , é importante lembrar que você não está pagando pelo serviço. Talvez, até tenha uma resposta do suporte, mas isso vai acontecer no momento em que for mais conveniente para os desenvolvedores, e não para sua ótica. O processo pode demorar, resultando em prejuízo financeiro.

Como funciona um sistema de gestão pago?

O sistema de gestão pago é aquele que você tem acesso por meio da contratação de um plano em que é cobrado um valor mensal para o uso. 

Será que realmente vale a pena o investimento em um software de gestão pago? Conheça as vantagens e desvantagens dessa opção! 

Vantagens do programa de gestão pago

Os programas de gestão para óticas são capazes de proporcionar inúmeros benefícios para o seu comércio. Veja 3 exemplos.

1-Melhorias e atualizações frequentes

A primeira vantagem é que esse tipo de sistema recebe atualizações constantemente. Dessa forma, as funções do sistema estão sempre alinhadas às necessidades e novidades do mercado

Além disso, os feedbacks e sugestões dos clientes em relação à experiência com o software sempre são levadas em consideração. 

Acesse o e-book e aprenda como fazer “Transição de planilhas para um sistema”.

Além disso, o risco de falhas é menor, visto que a empresa fornecedora conta com uma equipe de T.I dedicada a encontrar e corrigir qualquer problema antes que isso afete o usuário final, ou seja, o contratante do programa. 

2- Aumento da segurança

Como resultado da manutenção regular do software, o nível de segurança aumenta, diminuindo as chances de invasões ao sistema e exposição de informações confidenciais. 

É válido destacar que está em vigor a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que determina ser obrigação das empresas investirem em métodos para garantir a proteção dos dados pessoais sob seus cuidados, incluindo tanto o de clientes como de colaboradores. Caso contrário, o negócio pode sofrer punições. 

3 – Suporte rápido

Outro benefício de optar por um sistema de gestão pago é que você vai ter atendimento à disposição, seja para comunicar uma falha ou apenas tirar uma dúvida. 

Além disso, o suporte pode fornecer treinamento para que o usuário aprenda a usar todos os recursos disponíveis, tirando o máximo de proveito do software. 

4- Funcionalidades específicas

Por último, é interessante citar que ao escolher um sistema de gestão pago, você tem a alternativa de contratar um programa para óticas. Ou seja, que apresente funcionalidades específicas para esse tipo de comércio. Entre essas, estão incluídas:

  • Histórico de receitas; 
  • Ordem de serviço
  • Análise de risco de crédito;
  • Controle de inadimplência;
  • Integração com WhatsApp;
  • Emissão de nota fiscal;
  • E muito mais!

Confira o infográfico “Como um sistema de gestão ajuda a OS da sua ótica?

Desvantagem do programa de gestão pago

Em comparação com o software gratuito, a única desvantagem do sistema de gestão pago é que você vai ter um custo de implementação. Ou seja, vai ser necessário fazer um investimento financeiro. 

No entanto, em compensação, você terá acesso a um programa para óticas completo com diversas funções que facilitarão o seu dia a dia de trabalho. Também, o nível de segurança e proteção das informações será maior, além do fato de poder contar com uma equipe de especialistas pronta para fornecer suporte rapidamente. 

Ou seja, com um investimento baixo é possível ter um sistema mais confiável e completo para pode automatizar e otimizar a gestão da sua ótica. Se você ainda está com dúvidas se vale a pena, faça um teste gratuito com o ssOtica e veja na prática as vantagens de um sistema feito especialmente para as necessidades das óticas!

[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>