Blog ssOtica para óticas

5 erros no planejamento financeiro que estão arruinando sua Ótica

Erros no planejamento financeiro que estão arruinando sua Ótica

4 min de leitura

Dentro da estratégia de uma ótica, o planejamento financeiro é considerado uma ferramenta de extrema importância. Isso acontece porque o caixa é quem determina a sobrevivência do negócio e permite saber se é possível saldar os compromissos.

É por meio dele também que o gestor saberá se há a necessidade de buscar algum tipo de recurso externo, para manter tudo em pleno funcionamento. Portanto, o planejamento financeiro evita surpresas e auxilia na criação de planos alternativos caso algum imprevisto aconteça.

Com tanta competitividade no mercado, fazer o controle de tudo das movimentações é fundamental para alcançar o lucro esperado. É por meio dele que você poderá promover o crescimento da sua loja.

Controlar, planejar e traçar metas são essenciais e devem fazer parte do planejamento financeiro da sua ótica. Porém, muitos gestores cometem erros que podem trazer prejuízos para o dia a dia da loja e comprometer o futuro do negócio.

Por isso, separamos 5 erros muito comuns relacionados à falta de planejamento financeiro que podem estar consumindo boa parte do lucro da sua ótica e comprometendo o crescimento da mesma. Confira a seguir:

1 – Não ter uma visão ampla da importância do planejamento financeiro

A saúde financeira garante a sustentabilidade de qualquer negócio. E quando não se tem um visão ampla das finanças, não é possível fazer projeções e planejar ações de crescimento da ótica a médio e longo prazo.

Na falta dessa visão, o gestor acaba administrando pelo caixa e não pelas demonstrações de resultado, análises de estoque e orçamento, por exemplo.

Por isso o planejamento financeiro é tão importante para estratégias de crescimento da ótica. Afinal é através dele que se torna possível tomar decisões e executar ações de forma preventiva e não reativa.

2 – Desconhecer quanto entra e sai do caixa da ótica

Um dos problemas da falta de planejamento financeiro é não saber quanto entra e quanto sai do caixa da óptica. Afinal, é por meio deste controle que se torna possível entender se a ótica está crescendo. Ele também demonstra se o lucro tem sido bem aproveitado ou se há problemas relacionado às finanças da loja.

A melhor forma de conseguir fazer a gestão de todas essas movimentações financeiras que fazem parte da rotina do negócio se dá através do uso do fluxo de caixa. Considerado uma ferramentas eficaz, o fluxo de caixa permite realizar o controle de vendas, pagamentos, recebimentos e compras.

Quando uma ótica não mantém esse fluxo de caixa sempre atualizado, graves problemas financeiros podem surgir e consumir todo o lucro conquistado. Logo, se você não sabe como está o caixa da sua ótica, provavelmente também não estará preparado para enfrentar possíveis imprevistos que podem comprometer o funcionamento da loja.

3 – Ausência do controle de estoque

Não saber quais são os produtos que estão disponíveis no estoque também é um dos erros cometidos. Isso porque, se ele não sabe o que há disponível também não saberá o que é preciso comprar.

Desse modo, o controle de estoque é considerada uma área muito importante para a administração de qualquer óptica. Pode não parecer, mas a função do estoque vai além de ser o responsável pelo armazenamento dos produtos.

Ele também tem grande parcela de contribuição para o equilíbrio financeiro da loja. Isso se dá porque quando o estoque não é controlado de maneira apropriada, pode acabar trazendo prejuízos para o negócio.

Quando algum produto de grande demanda não é reposto como se deve, as vendas são impactadas. E quando há uma grande quantidade de um determinado produto, o gestor acaba perdendo dinheiro com o estoque parado.

Assim, esse cenário de descontrole e falta de informação pode levar ao completo desequilíbrio das finanças da Ótica. Desse modo, ele ainda impacta diretamente o poder negociação com fornecedores e parceiros.

4 – Falta de controle das contas a pagar e das despesas fixas e variáveis

Não ter controle das contas a pagar e não entender as diferenças entre despesas fixas e variáveis são uns dos principais erros que podem consumir o lucro da sua ótica. E a ausência de um bom planejamento financeiro pode ser a causa desse tipo de descontrole.

Muitas vezes, manter em dia os pagamentos de todas as despesas é uma das tarefas mais difíceis que o dono de uma óptica precisa lidar. Saber diferenciar as despesas fixas e variáveis, e a partir daí organizar os pagamentos sem comprometer o fluxo de caixa, além de planejar possíveis investimentos e melhorias requer atenção e precisa ser levado muito a sério.

Isso porque, quando feito corretamente, esse tipo de controle permite que você acompanhe de perto as contas da sua ótica, não deixando nenhuma delas vença ou acumule juros, gerando benefícios para as finanças da loja.

5 – Deixar que a inadimplência prejudique o lucro

A inadimplência é uma questão muito delicada e que pode comprometer as finanças e o lucro das Óticas. Muitas são as razões que podem tornar uma cliente inadimplente. A insatisfação com o produto oferecido, esquecimento dos prazos de pagamento, falta de organização financeira, entre outros. Por isso, é importante estar preparado para que esse tipo de situação não atrapalhe o funcionamento da sua ótica.

Algumas maneiras de reverter a inadimplência são: possibilitar o parcelamento do valor devido e cobrá-lo de maneira educada sem constrangimentos. Você também pode optar por ações de prevenção à inadimplência. São elas: estar atento quanto à formas de pagamento, manter uma relação sustentável com seus clientes, realizar análise de crédito, entre outros.

Com isso, além de colaborar para regularização das dívidas, você ainda tem a oportunidade de tentar fidelizá-lo à sua ótica. Essa ação com certeza, resultará em novas oportunidades para você e novas compras para eles.

Para isso, montar um histórico de toda a sua clientela é uma ação eficaz e que permite reconhecer previamente situações de inadimplência e oferecer preços e condições especiais de pagamento. Assim, a rentabilidade da sua ótica irá aumentar e a inadimplência deixará de consumir o lucro da sua óptica.

E então, identificou algum erro que sua Ótica comete? Comece hoje a corrigi-los usando o ssOtica. Teste por 7 dias gratuitamente e veja irá impactar na gestão da sua ótica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>