Como gerenciar o estoque ajuda sua ótica a não perder vendas

Como gerenciar o estoque ajuda sua ótica a não perder vendas

3 min de leitura

Saber onde tudo está, encontrar as informações de forma rápida sempre que necessário e entender como está o lucro da empresa. Isso acontece quando você acompanha e passa a gerenciar o estoque da sua ótica de perto.

Muito do sucesso do seu negócio vem justamente de entender o fluxo diário da loja.

Para isso, o primeiro passo é o controle de estoque, onde entram todos os seus produtos e saem as suas vendas e boa parte do seu lucro.

Sim, o seu estoque guarda uma infinidade de possibilidades para a sua ótica. Com controle e acompanhamento, ele pode ser a chave para gerar mais lucro para o seu negócio.

Do mesmo modo como pode ser o responsável por perder vendas e ver tudo ir por água abaixo.

É bom ressaltar que gerenciar o estoque vai muito além de acompanhar entradas e saídas de produtos.

Ele tem impacto no capital de giro, nos investimentos e pode ajudar no atendimento de todas as demandas da sua ótica, otimizando todos os seus processos por meio de informações sempre atualizadas e disponíveis.

Para te ajudar a entender como sua ótica pode perder vendas por falta de controle de estoque, listamos alguns pontos importantes que você deve observar.

Com isso, esperamos que você veja com clareza as oportunidades de melhorar e coloque em ação as melhores práticas para gerar mais lucro na sua loja.

Planilha de Controle de Estoque em Ópticas

1 – Saiba qual é seu giro de estoque

Você sabe a quantidade de vezes que um produto é reposto no seu estoque em um mês?

Para saber essa resposta, você precisa conhecer o seu giro de estoque, ou seja, o cálculo da quantidade de vezes que um produto é reposto em determinado período ou a média de tempo que ele fica no estoque até precisar de novas quantidades.

Para calcular, é fundamental ter o registro de todas as entradas e saídas de material.

2 – Identifique os produtos que vendem mais

Depois de definir o seu giro de estoque, fica fácil saber com clareza quais produtos que vendem mais, ou seja, os que tem maior giro de estoque.

Isso te ajuda a investir no que é mais certo e evitar o duvidoso, além de fornecer uma ideia das preferências dos seus clientes e no que está mais aderente ao mercado.

Com isso, você otimiza seu estoque e sabe exatamente a hora e a urgência em repor o que é mais pedido.

3 – Aproveite os produtos com menor giro de estoque

Os produtos com menor giro também são oportunidades para sua ótica. Com o controle em dia, você vai identificar produtos que precisam sair do seu estoque.

Nessas horas, planeje promoções, descontos e ofereça benefícios especiais para quem comprar as últimas unidades. Assim, dá para otimizar seus custos e não deixar nada sem circular.

Quer saber como realizar promoções na sua ótica? Aperte aqui e confira o nosso conteúdo e aprenda a planejar essa estratégia.

4 – Movimente seu negócio: nada de produtos parados

Se tem produto parado, significa que o seu capital também não está circulando da melhor forma. Portanto, use os dados do giro de estoque a seu favor e crie metas e estratégias para movimentar seu estoque e oxigenar a sua loja.

Assim, você nunca terá produtos ultrapassados e a imagem da sua ótica será sempre de um ambiente moderno.

5 – Reponha seus produtos no tempo certo

Assim como não se deve deixar produtos parados por muito tempo no estoque, não se pode deixar faltar nenhum item.

Além de passar uma imagem ruim para seu público, te faz perder vendas, principalmente se você não souber que o produto está em falta.

Por isso, é fundamental ter controle e conhecer cada parte da sua loja: seu cliente espera isso de você.

Conclusão: não deixe de gerenciar o estoque na sua ótica

Fica muito mais fácil ver todos esses processos de perto e saber o que se está fazendo com a ajuda de ferramentas adequadas.

Com um sistema de gestão que registra todos os processos, produtos e te fornece uma visão completa do estoque da sua ótica, você sabe exatamente o que tem no seu estoque, o que vende mais ou menos e não perde dinheiro.

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