Blog ssOtica para óticas

importância do controle de estoque em óticas

Saiba a importância do controle de estoque em óticas

3 min de leitura

Um bom controle de estoque em óticas pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua loja. É por meio dele que você consegue ver o que tem e o que não tem à disposição. Além disso, pode acompanhar o que mais vende e entender corretamente a organização das suas mercadorias.

Isso acontece, porque os bons resultados da sua ótica começam quando você tem um bom controle e uma visão integrada de todas as áreas. E o estoque está entre elas e é uma das mais importantes.

Se você faz o controle na sua ótica, fica mais fácil tomar decisões e garantir a sustentabilidade do seu negócio. Isso acontece porque o controle do estoque em óticas vai muito além do acompanhamento de entradas e saídas. Ele é uma parte estratégica para toda a empresa. Afinal, é o estoque que vai compor o seu capital de giro. Ou seja, a quantidade de dinheiro que sua ótica tem para se manter ativa e funcionando.

E é por isso que um programa para óticas é tão importante para sua ótica. Além de integrar todos os setores da sua loja, ele te ajuda a enxergar todo o seu estoque, parte por parte, sem deixar nada passar. E isso impacta nas suas decisões de todos os dias.

Por exemplo, se você controla de perto o seu estoque de armações, você saberá o que mais está vendendo. Assim poderá investir de forma assertiva, agradando mais pessoas e fidelizando clientes. Para te ajudar a entender como o controle de estoque em óticas é importante, listamos alguns pontos nos quais ele faz toda a diferença. Anote aí:

Redução de prejuízos

O ponto mais relevante da visão completa no controle de estoque em óticas, é o acompanhamento de tudo o que tem dentro da sua loja. Organização, controle de entradas e saídas, noção de quantidades e opções, tudo isso impacta nas suas vendas. E para que esse impacto seja positivo, nada como entender o funcionamento de tudo na sua loja.

Você entende os gostos dos clientes, as necessidades e demandas e comprar apenas o necessário, quando necessário. Isso ajuda a ter vendas mais assertivas, ações baseadas em dados concretos e, claro, aumentar o lucro e reduzir o prejuízo.

Otimização

No dia a dia da sua loja, você passa por diversos processos: compra de mercadorias, pagamento de fornecedores, contato com clientes, entre outros. Em cada uma dessas operações podem haver retrabalhos, voltas, trocas, que podem impactar o seu trabalho e a sua rotina.

É por isso que é tão importante ter controle de tudo o que acontece na sua loja. Quando falamos de produtos em estoque, isso é ainda mais relevante. Em caso de problemas, é só acionar seu sistema e resolver tudo rápido. Assim você otimiza o seu tempo, aumenta a produtividade da equipe e acaba com dores de cabeça desnecessárias.

Registro de operações

Os maiores problemas enfrentados pelas óticas é não ter o registro de tudo o que acontece nos setores da loja. Isso pode trazer prejuízo, desencontro de informações e comprometer todos os outros processos. Com um controle de estoque eficiente e um programa para óticas, você terá a visão do seu negócio ampliada.

Assim você conseguirá registrar todas as operações que envolvem o estoque: vendas, trocas, problemas com produtos, lançamento de valores, informações sobre clientes, notas fiscais e possíveis perdas de itens. E tudo isso pode ser automático, ou seja, menos retrabalho e mais assertividade.

Para ser mais efetivo, é importante que toda sua equipe participe desses processos e não deixe nada de fora do controle de estoque. Afinal, com todo mundo ajudando, fica muito mais fácil ser assertivo.

Inventário e balanço de estoque

Outra pratica importante no controle de estoque é a realização do inventário ou balaço de estoque. Mas o que é inventário de estoque?

Inventário de estoque nada mais é que uma listagem completa de todos os produtos armazenados no estoque da sua ótica. Esse inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto. Além disso, ele serve para certificar que o seu de controle de estoque está de fato correto. Ou seja, se a sua loja realmente possui o estoque que acredita possuir.

Dessa forma, caso sua ótica tenha comprado produtos e materiais em excesso ou caso tenham ocorrido extravios e perdas do estoque, o inventário verifica as informações e permite que sua equipe haja de forma eficaz para solucionar o problema.

O ssOtica é seu parceiro no controle de estoque em óticas

Um controle de estoque em óticas eficiente e completo depende de um sistema de gestão pensado para resolver os problemas da sua loja. Com o ssOtica, você tem todos os setores da sua ótica organizados em um só lugar, de forma integrada e fácil de usar.

Nele, além de acompanhar fluxo de entradas e saídas, você pode emitir etiquetas para catalogar mercadorias, gerar relatórios de produtividade, listar produtos mais vendidos, fazer inventário, e muito mais. Experimente e veja toda a sua ótica em um só lugar.

Preparado para melhorar o controle do estoque da sua ótica? Comece agora mesmo e use todas as informações a seu favor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>