Blog ssOtica para óticas

Saiba a importância do Capital de Giro para sua ótica

Capital de Giro: entenda a importância dele para sua ótica

2 min de leitura

Um empreendedor de categoria sabe que o capital de giro é fundamental para o sucesso de sua ótica, e está diretamente ligado à saúde das finanças. É preciso investi-lo de maneira responsável, a partir de uma excelente análise de cenários.

Mas você sabe o que seria exatamente esse capital e qual a importância na sua loja? Que tal entender do que se trata e ver dicas para administrá-lo melhor? Tire suas dúvidas lendo este post!

O que é capital de giro

O termo em questão se refere a um tipo de capital circulante dentro de um negócio. Ou seja, são os recursos disponíveis para usar nas operações do dia a dia ou em situações de urgência. Esses recursos correspondem àqueles bens que podem ser transformados em capital rapidamente. Exemplos dele são: os produtos em estoque, o dinheiro que a ótica possui em caixa e determinadas aplicações financeiras.

Dentro da contabilidade, o capital de giro constitui a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Logo, são as obrigações de pagamento que a ótica tem a curto prazo, como dívidas com fornecedores ou contas de serviços mensais básicos.

Para que serve essa espécie de ativo circulante

A ideia de capital de giro vem do processo periódico de produção e geração de lucros dentro de uma empresa. A ótica, no caso, supre seu estoque, vende os óculos e outras mercadorias, abastece o estoque novamente, vende os produtos, e assim sucessivamente.

É esse valor que, entre outras funções, vai possibilitar a realização de suas atividades operacionais. Dessa forma o proprietário vai ter recursos suficientes para cumprir o ciclo de abastecimentos do estoque. O capital de giro vai permitir ainda o pagamento de contas de curto prazo e gerar caixa positivo para a loja.

A importância de uma boa gestão do capital de giro

Se o gestor traz um montante significativo como capital, vai confiar em sua capacidade para quitar todas as obrigações de curto prazo do empreendimento, bem como para comprar todos os produtos de que precisa para reabastecer o estoque, sem que desequilibre a saúde financeira da loja.

O bom resultado no capital de giro permite que a ótica cumpra bem suas operações, gerando riqueza e mantendo o equilíbrio nas contas.

Como administrar bem seus recursos disponíveis

Antes de mais nada, é importante avaliar a qualidade do capital de giro. É preciso entender qual é o ativo circulante que predomina na sua loja atualmente. Isso porque, se boa parte do seu capital corresponde ao estoque, será importante dinamizar suas ações de vendas e relacionamentos com os clientes. Assim poderá transformar o capital imobilizado no acervo da ótica em recursos de ainda maior liquidez.

Já se o capital estiver baseado nas contas a receber, valeria a pena estabelecer em melhores políticas de cobrança, a fim de reduzir o tempo médio de seus recebimentos.

Essas noções vão lhe dar a oportunidade de renunciar os clientes que são maus pagadores e evitar empréstimos desnecessários, por exemplo.

Para que sua ótica se mantenha firme no mercado, é importante ter noção precisa de seu capital de giro. É com essa informação que você poderá avaliar as ocasiões de investimento adequadamente. Nos conte como é seu capital hoje em dia. Você acha que está aplicando bem os recursos de seu ativo circulante? Comente!

  • Bom dia… tem um estudo que mostre o valor necessário de capital giro para uma ótica pequena que terá um investimento inicial de 30 mil? Ou uma média para um bom capital de giro?

    • Evellyn Emidia disse:

      Oi Carlos, esse valores foram estimados de acordo com dados que buscamos no mercado. A nossa orientação é que faça um plano de negócios antes, pois por meio dele você poderá ter uma estimativa mais próxima do investimento inicial necessário em sua região. Espero ter ajudado. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>