Blog ssOtica para óticas

Saiba como agir em caso de queda nas vendas

2 min de leitura

Épocas de economia em baixa, juros em alta, aumento da inflação, ou até mesmo uma simples sazonalidade de certos produtos — como os óculos de sol, por exemplo — são alguns dos fatores que podem acabar causando queda nas vendas de uma ótica.

Apesar de ser uma situação alarmante para o gestor, o problema da baixa saída de mercadorias pode ser minimizado. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer as vendas da sua loja entrarem em ascensão novamente. Acompanhe:

Qualifique os seus vendedores

Investir em capacitação dos colaboradores da sua empresa é uma excelente medida para fazer as suas vendas decolarem. Faça uma análise das características que precisam ser melhoradas nos vendedores. Com base nela dê aulas, consultorias, cursos ou palestras sobre atendimento ao cliente voltado para o seu nicho de mercado.

Com uma equipe bem preparada para atender e apresentar o seu produto, as chances de efetivar mais negociações aumentam consideravelmente.

Confira nosso passo a passo para se tornar o melhor vendedor de óticas.

Ofereça diferenciais

Como o mercado anda cada vez mais concorrido e os clientes cada vez mais exigentes, oferecer diferenciais na sua ótica pode ser uma ótima saída para evitar a queda nas vendas. O diferencial pode se apresentar através de um atendimento personalizado, descontos e até mesmo com brindes. Afinal, qual cliente não gosta de receber algo a mais em sua compra?

No que diz respeito aos descontos, eles podem ser uma forma de manter o volume de vendas de óculos escuros mais regular. E assim, evitar as baixas que normalmente ocorrem com produtos sazonais. Ou seja, é possível ajustar as vendas desse item mesmo quando não é verão.

Invista no relacionamento com o cliente

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. Pois, sem um diferencial, o cliente tem cada vez menos apego à marca, o que acaba tornando a tarefa de fidelizá-lo mais difícil.

Nesse sentido, investir no relacionamento com o cliente por meio de contatos, como lembretes de aniversário e datas comemorativas, promovendo o engajamento em redes sociais, entre outras estratégias, são formas de reter os seus clientes e mantê-los envolvidos com a sua marca.

Além disso, assim como clientes insatisfeitos reclamam das empresas para seus conhecidos, clientes satisfeitos tendem a indicar a empresa, levando novos consumidores para sua ótica.

Confira nosso kit de materiais especial para você turbinar o relacionamento com seu cliente.

Otimize a gestão da ótica

Com um software de gestão, é possível incluir a melhora no atendimento ao cliente, organizar os investimentos em divulgação e administrar de forma muito mais eficaz as rotinas gerenciais de uma ótica.

Esse tipo de software pode automatizar o controle de estoque, o controle financeiro e, principalmente, as rotinas ligadas às vendas. Com os processos automatizados, o empreendedor pode focar os seus esforços no planejamento de vendas. Enquanto isso o sistema cuida da parte burocrática de gestão.

Conclusão

Como podemos ver, é possível criar ações e medidas que ajudam a reduzir o impacto da crise no dia a dia do seu negócio. Além de fazer com que a sua ótica continue vendendo e ainda saia na frente de seus concorrentes.

Você já utiliza, ou utilizou, algumas dessas dicas para impulsionar a sua loja? Compartilhe suas ideias conosco através dos comentários e continue de olho em mais dicas de gestão aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>