Saiba como agir em caso de queda nas vendas

Épocas de economia em baixa, juros em alta, aumento da inflação, ou até mesmo uma simples sazonalidade de certos produtos — como os óculos de sol, por exemplo — são alguns dos fatores que podem acabar causando queda nas vendas de uma ótica.

Apesar de ser uma situação alarmante para o gestor, o problema da baixa saída de mercadorias pode ser minimizado. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer as vendas da sua loja entrarem em ascensão novamente. Acompanhe:

Qualifique os seus vendedores

Investir em capacitação dos colaboradores da sua empresa é uma excelente medida para fazer as suas vendas decolarem. Faça uma análise das características que precisam ser melhoradas nos vendedores e dê aulas, consultorias, cursos ou palestras sobre atendimento ao cliente voltado para o seu nicho de mercado.

Com uma equipe bem preparada para atender e apresentar o seu produto, as chances de conseguir efetivar mais negociações aumentam consideravelmente.

Ofereça diferenciais

Como o mercado anda cada vez mais concorrido e os clientes cada vez mais exigentes, oferecer diferenciais na sua ótica pode ser uma ótima saída para evitar a queda nas vendas. O diferencial pode se apresentar através de um atendimento personalizado, descontos e até mesmo com brindes, afinal, qual cliente não gosta de receber algo a mais em sua compra?

No que diz respeito aos descontos, eles podem ser uma forma de manter o volume de vendas de óculos escuros mais regular e evitar as baixas que normalmente ocorrem com produtos sazonais, ou seja, é possível ajustar as vendas desse item mesmo quando não é verão.

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Invista no relacionamento com o cliente

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. Pois, sem um diferencial, o cliente tem cada vez menos apego à marca, o que acaba tornando a tarefa de fidelizá-lo mais difícil.

Nesse sentido, investir no relacionamento com o cliente por meio de contatos, como lembretes de aniversário e datas comemorativas, promovendo o engajamento em redes sociais, entre outras estratégias, são formas de reter os seus clientes e mantê-los envolvidos com a sua marca. Além disso, assim como clientes insatisfeitos reclamam das empresas para seus conhecidos, clientes satisfeitos tendem a indicar a empresa, levando novos consumidores para sua ótica.

Otimize a gestão da ótica

Com um software de gestão, é possível incluir a melhora no atendimento ao cliente, organizar os investimentos em divulgação e administrar de forma muito mais eficaz as rotinas gerenciais de uma ótica.

Esse tipo de software pode automatizar o controle de estoque, o controle financeiro e, principalmente, as rotinas ligadas às vendas. Com os processos automatizados, o empreendedor pode focar os seus esforços no planejamento de vendas, enquanto o sistema cuida da parte burocrática de gestão.

Conclusão

Como podemos ver, é possível criar ações e medidas que ajudam a reduzir o impacto da crise no dia a dia do seu negócio e fazer com que a sua ótica continue vendendo — e ainda saia na frente de seus concorrentes!

Você já utiliza, ou utilizou, algumas dessas dicas para impulsionar a sua loja? Compartilhe suas ideias conosco através dos comentários e continue de olho em mais dicas de gestão aqui no blog!

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ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

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