6 Dicas para vender bem armações solares

O ramo de óculos de sol é o que mais cresce na área oftalmológica, mas vender armações solares pode ser um grande desafio. É preciso traçar a personalidade do cliente e ficar atento aos detalhes. Além, é claro, de construir um relacionamento de confiança e intimidade com o mesmo. Mas sem exageros! Está pronto para algumas dicas que vão te ajudar a arrasar nas vendas de armações solares?

1 – Crie um laço com o cliente

Antes de tudo é preciso criar um vínculo com o cliente, para isso seja gentil, cordial e educado. Além disso não tente adivinhar o que o cliente está procurando, espere ele levar para você as demandas.

2 – Trace a personalidade do cliente

Isso requer um certo feeling de vendedor. É preciso que você analise o modo postural, o jeito de falar e as demandas do cliente. A partir disso, você pode escolher armações personalizadas para o usuário, de acordo com suas preferências e personalidade.

Isso é muito importante, porque com uma infinidade de armações, é necessário selecionar as que o cliente possivelmente vai se identificar. Tenha um bom ouvido para escutar e bons olhos para observar. Dessa maneira, é muito provável que suas vendas cresçam e sejam um sucesso! Abaixo estão algumas dicas de óculos relacionados a personalidade:

  • Óculos retangulares revelam uma personalidade forte, centrada, determinada. O visual fica mais sério.
  • Óculos arredondados expressam delicadeza, suavidade, calma. Quem já é calmo demais e precisa de mais atitude deve evitar este formato.
  • Óculos triangulares são compostos de linhas inclinadas que transmitem sensações de dinamismo, alegria e descontração. Revela leveza e jovialidade na expressão e potencializa a criatividade.
  • Óculos quadrados passam a mensagem de estabilidade, segurança e poder.
  • Armações solares grossas expressam uma personalidade marcante, enquanto os aros finos revelam mais intelectualidade.

Receba dicas de gestão para óticas diretamente no seu email!

3 – Fale tudo e fale a verdade

Quando o cliente fizer sua escolha de armação, você deve passar todas as informações sobre o produto. Prós e contras. E lembre-se: seja muito sincero em tudo que for passar para o cliente, caso contrário o vínculo sobre o qual falamos pode ser quebrado e nunca mais reestabelecido. Criar um relacionamento de confiança e segurança com o cliente é a base para a fidelização do mesmo.

4 – As cores da armações solares

Seja a pessoa morena, ruiva ou loira o que importa é o que a cor passa para as pessoas. Por exemplo o vermelho fortalece, o azul tranquiliza, o laranja estimula, o amarelo energiza, o dourado valoriza, a prata clareia. Então, na hora de indicar lembre-se da personalidade que traçou e das demandas do cliente para melhor selecionar as armações.

5 – O cliente sempre tem razão

Com posse de todos esses conhecimentos é importante que você mantenha sempre o tom de sugestão para o cliente sobre a armação e não imposição. Afinal, a opinião final é dele, você apenas o auxilia na venda. E claro, o cliente tem sempre a razão. Então, sempre muito cordial, dê sua opinião, mas lembre-se de que o veredicto final é do cliente.

6 – Faça um ótimo pós-venda

Seja através de pesquisa de satisfação ou de um e-mail ou ligação, lembre ao cliente que a opinião dele é importante. Além de agradecer a compra, procure saber o que achou do produto e do atendimento. Isso mostra que a empresa se preocupa e dá atenção a opinião do cliente.

Conteúdo produzido pela Treinar Mais, uma empresa que oferece cursos direcionados para óticas que desejam capacitar de forma rápida, barata e eficiente seus funcionários, com um excelente custo x benefício.

Publicação Original: http://treinarmais.com.br/dicas-para-vender-armacoes-solares/

O que achou das nossas dicas? Nos conta o que achou nos comentários. Confira mais dicas como essas no nosso material exclusivo com técnicas de vendas em ópticas:

ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 2 respostas

  1. Rodrigo says:

    Muito legal as dicas obrigado

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Rodrigo, ficamos felizes que gostou do conteúdo. Continue conosco pois sempre tem novidade aqui no Blog.

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>