Como organizar o estoque de armações e óculos de Sol?

Independente do tamanho da sua óptica, é preciso ter um estoque mínimo de armações para atender aos mais diversos tipos de clientes. Também é importante que você e sua equipe estejam sempre atentos as tendências da moda, e busquem parcerias com seus fornecedores para oferecer os produtos mais recentes e com melhor qualidade.

Para conseguir atingir esses fatores que citamos, é preciso ter um controle de estoque eficiente. É no acompanhamento do estoque que você irá identificar quais produtos tiveram melhor giro, quais precisam de reposição e até mesmo aqueles que não giraram tão bem.

Organizando o estoque e atualizando as informações diariamente, você conseguirá encontrar novas oportunidades de venda para fazer sua ótica crescer. Para te apoiar nesse processo, separamos algumas dicas para você ter sucesso no controle do estoque da sua loja. Confira:

Mantenha uma variedade adequada de marcas x qualidade

O cliente deve ser o foco principal quando for determinar quais produtos você irá ter em sua ótica. Isso, porque o seu mix de produtos deve ser adequado para o seu público alvo!

Por exemplo, se sua loja fica em um shopping center uma boa ideia seria reforçar a atuação em grifes. Para ópticas instaladas em cidades menores ou em locais de perfil mais popular devem investir, sim, em grifes, porém aquelas mais acessíveis.

O mais importante é que independente do valor do produtos, você sempre ofereça produtos de qualidade na sua loja e estoque.

Aproveite bem a exposição dos itens nas vitrines

Como já falamos aqui no Blog, a vitrine é um dos primeiros convites para o consumidor entrar na sua loja. Então por que não usá-la para vender mais a e atrair mais clientes?

Nela, você pode por exemplo, criar um vitrine de promoção com os itens que estão estocados a mais tempo, ou ainda, evidenciar a apresentação de um modelo de óculos que é campeão vendas na sua loja. Se você quer ficar por dentro de como organizar as vitrines da sua ótica, veja algums modelos que separamos clicando aqui.

As oportunidades são infinitas mas, é preciso que você analise seu o consumidor. Isso ajudará a definir quais produtos farão parte da sua vitrine. Também é preciso ter cuidado com a poluição visual. Quando há muito o que olhar, nada se vê.

Fique de olho no giro dos produtos em estoque

O estoque não girou?

Cada caso é um caso. Por isso, sua loja deve decidir qual a maneira mais adequada de lidar com as peças que não venderam. Algumas sugestões de ação são: liquidar, fazer promoções, remarcação de preços e outros.

Um outra forma que pode ser realizada é estimular o profissional de balcão. Ofereça prêmios ou comissões a maiores para quem realizar a venda de um determinado produto.

Uma dica valiosa é que você sempre monitore o seu estoque, seja por meio de uma planilha ou de um sistema específico para ópticas. Ao fazer acompanhamento, você terá controle dos produtos cadastrados, poderá realizar consultas e saber quais produtos venderam e quais encalharam.

O ssOtica é um programa exclusivo para óticas, que pode te ajudar no controle de estoque gestão. Com ele, você realiza o cadastro de produtos e pode controlar as movimentações de entrada e saída do estoque de forma automatizada e fácil. Faça um teste gratuito e veja no dia a dia como ele pode facilitar  a rotina da sua loja.

 

ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 3 respostas

  1. Cristiano oliveira says:

    Boa noite, gostei da sua ideia, pode me ajudar?

  2. Cristiane says:

    Gostei suas ideias sao claras e objetivas,me ajudou bastante.

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>