Como organizar o estoque de armações e óculos de sol?

estoque

Independente do tamanho da sua óptica, é preciso ter um estoque mínimo de armações para atender aos mais diversos tipos de clientes. Assim, também é importante que você e sua equipe estejam sempre atentos as tendências da moda, e busquem parcerias com seus fornecedores para oferecer os produtos mais recentes e com melhor qualidade.

Para conseguir atingir esses fatores que citamos, é preciso ter um controle de estoque eficiente. É no acompanhamento do estoque que você irá identificar quais produtos tiveram melhor giro, quais precisam de reposição e até mesmo aqueles produtos que vendem menos.

Organizando o estoque e atualizando as informações diariamente, você conseguirá encontrar novas oportunidades de venda para fazer sua ótica crescer. Para te apoiar nesse processo, separamos algumas dicas para você ter sucesso no controle do estoque da sua loja. Confira:

Mantenha uma variedade adequada de marcas x qualidade

O cliente deve ser o foco principal quando for determinar quais produtos você irá ter em sua ótica. Isso, porque seu mix de produtos deve ser adequado para o seu público alvo!

Por exemplo: se sua ótica é uma loja de shopping center uma boa ideia é reforçar o destaque de grifes renomadas. Já para ópticas instaladas em cidades menores ou em locais de perfil mais popular, devem investir em grifes mais acessíveis.

Acima de tudo, o mais importante é, independente do valor, sempre ofereça produtos de qualidade na sua loja e estoque.

Aproveite bem a exposição dos itens nas vitrines

Como já falamos aqui no Blog, a vitrine é um dos primeiros convites para o consumidor entrar na sua loja. Então, por que não usá-la para vender mais a e atrair novos clientes?

Nela você pode criar um vitrines de promoção com itens que estão estocados a mais tempo. Ainda mais, pode evidenciar a apresentação de um modelo de óculos que é campeão vendas na sua loja. Para ficar por dentro de como organizar as vitrines da sua ótica, veja alguns modelos que separamos clicando aqui.

As oportunidades são infinitas, mas é preciso que você analise seu público. Isso ajuda a definir quais produtos farão parte da sua vitrine. Por outro lado, é preciso ter cuidado com a poluição visual.

Fique de olho no giro dos produtos em estoque

O estoque não girou?

Cada caso é um caso. Por isso, sua loja deve decidir qual a maneira mais adequada de lidar com as peças que não venderam. Algumas sugestões de ação são: liquidar, fazer promoções, remarcação de preços e outros.

Outra estratégia que pode ser realizada é estimular o profissional de balcão. Ainda mais, ofereça prêmios ou comissões a maiores para quem realizar a venda de um determinado produto.

Dessa forma, uma dica valiosa é que você sempre monitore seu estoque, seja por meio de uma planilha ou de um sistema específico para ópticas. Com isso, ao fazer acompanhamento, você terá controle dos produtos cadastrados, poderá realizar consultas e saber quais produtos venderam e quais encalharam.

O ssOtica é um programa exclusivo para óticas, que pode te ajudar no controle de estoque gestão. Com ele, você realiza o cadastro de produtos e pode controlar as movimentações de entrada e saída do estoque de forma automatizada e fácil. Clique e faça um teste GRATUITO. Você verá no dia a dia como ele pode facilitar  a rotina da sua loja.

Controle sua Ótica sem complicação com um sistema!
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 3 respostas

  1. Cristiano oliveira says:

    Boa noite, gostei da sua ideia, pode me ajudar?

  2. Cristiane says:

    Gostei suas ideias sao claras e objetivas,me ajudou bastante.

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