Blog ssOtica para óticas

Confira as dicas para sugerir os óculos certos para cada cliente

Como sugerir os óculos certos para cada cliente

3 min de leitura

Quando uma pessoa procura sua ótica para adquirir um óculos novo, ela têm a confiança de que o vendedor tem conhecimento suficiente para sugerir os óculos certos para cada cliente.

Escolher e sugerir os óculos ideais requer dedicação. É preciso que ele experimente diversos modelos, para finalmente encontrar aquele que cairá como uma luva em seu rosto. Muitas pessoas não têm paciência para escolher os óculos, mas o acessório pode levantar seu visual se este usar um modelo que combine com seus traços e com seu estilo.

Que vendedor nunca se frustrou por não conseguir achar os óculos certos para cada cliente, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a identificar os óculos certos para cada cliente da sua ótica. Vamos lá:

Hastes

As hastes são usadas para dar o amparo aos óculos e o ideal é que elas não ultrapassem o tamanho da lateral do seu rosto. Também não pode folgar na área que fica atrás das orelhas. Por isso, é essencial que na hora da compra, você recomende que o cliente experimente diversos modelos para encontrar aquele que fique mais confortável!

Ponte

A ponte é a área da armação que fica apoiada no nariz e deve ser escolhida conforme o tamanho certo de cada pessoa, para proporcionar o máximo de comodidade e assim evitar que os óculos deslizem ou apertem. Afinal, o acessório deve facilitar sua vida e não complicá-la. Quando estiver escolhendo os óculos certos para cada cliente, veja se a armação está devidamente ajustada, sem ficar muito apertada ou larga. Assim, o correto é que ela fique ajustada de tal forma em que ele se sinta como se não estivesse usando nada!

Pupila

A pupila dos nossos olhos é a abertura do meio da íris. Ela se contrai de acordo com a luz disposta no local. Assim, é o detalhe mais importante quanto à questão da harmonia da armação do acessório. Ao procurar pelos óculos certos para cada cliente, veja se a pupila está devidamente centralizada na armação.

Formato do rosto

Rosto oval: esse tipo de rosto é o mais privilegiado, já que combina com todo tipo de armação. Ressaltando que mesmo assim o tamanho do modelo escolhido deve ser proporcional ao seu rosto.

Rosto quadrado: pede um modelo que deixe os contornos rígidos do rosto mais suaves. Escolha os óculos com armação de canto arredondado ou retangular.

Rosto redondo: escolha modelos com armações quadradas para afinar o rosto. Os formatos geométricos são ideais para quem tem o rosto redondo.

Rosto triangular: a armação para o rosto triangular precisa equilibrar as partes inferior e superior da face. Prefira os modelos ovais, estreitos e redondos.

Veja também nosso infográfico completo sobre modelos de óculos de grau! 

Cores

Alguns tons de armações combinam melhor com cores diferentes de pele. Assim, se você percebe que o cliente é moderno, sugira algo que combine com a personalidade dele para criar diversos estilos. Afinal, por que não usar um óculos com armação vermelha e sair da rotina?!

Aqui no Blog, você pode conferir alguns modelos de armações de óculos de grau que vão te inspirar.

Acerte na sugestão dos óculos certos para cada cliente

Com estas dicas, agora vai ficar muito mais fácil escolher óculos certos para cada cliente. Na hora de escolher os modelos que irá apresentar, leve em conta que o acessório precisa deixar seu visual harmonioso. Afinal, as melhores vendas da sua ótica terão um combinado de empatia, habilidade e técnica.

Quer saber mais informações sobre óculos, lentes e armações? Não deixe de conferir esse material exclusivo com todas as dicas para vender o óculos certo para cada cliente e não esqueça de nos contar sua opinião nos comentários!

[ratemypost]