Blog ssOtica para óticas

5 dicas de controle financeiro para sua ótica

5 dicas de controle financeiro para sua ótica

3 min de leitura

O controle financeiro, quando bem executado, ajuda a ótica a obter mais lucros. É por meio dele que você poderá gerenciar seu crescimento e ainda garantir a sua sobrevivência no mercado.

No entanto, muitos empreendedores quando decidem abrir sua loja contam apenas com o conhecimento operacional e de vendas. Em muitos casos, o conhecimento sobre gestão financeira fica aquém do necessário.

Pensando nisso, listamos 5 dicas de administração financeira para sua ótica minimizar os riscos de prejuízo e obter maior controle sobre as finanças. Acompanhe:

Controle financeiro

O capital de giro é fundamental para o controle financeiro da sua ótica. É este dinheiro disponível em caixa que contribui para que o negócio possa fluir sem maiores apertos. No entanto, além de planejar a reserva dessa quantia extra, é necessário também saber administrar esse valor. Para isso, avalie cuidadosamente a compra de materiais para manter em estoque, bem como a necessidade de investir em novos equipamentos.

Isso porque realizar compras erradas ou em momentos inadequados pode representar um grande desperdício de dinheiro, o que pode comprometer a saúde financeira da ótica seriamente.

Separe vida pessoal da empresarial

É mais comum do que se imagina encontrar empreendedores por aí que misturam suas contas pessoais com as contas da empresa para que sejam pagas. No entanto, essa prática deve ser evitada — uma vez que o gestor já possui os rendimentos da ótica para isso.

Essa atitude compromete seriamente os lucros da loja e a possibilidade de utilizar o dinheiro para investir em novos materiais a fim de manter a ótica funcionando com os melhores recursos.

Controle precisamente o seu fluxo de caixa

A melhor forma de conseguir controlar todo o capital da ótica é através do controle das entradas e saídas de dinheiro da loja. Para isso, é necessário fazer o registro de todas as vendas que foram realizadas e todas as despesas. Por isso, realize os lançamentos de tudo: salários, compra de produtos, impostos, energia elétrica, entre outras.

Dessa forma é possível ter uma visão mais ampla da situação financeira em que o negócio se encontra. Além de facilitar a gestão e a contabilização dos ganhos — ou prejuízos. Caso a empresa comece a crescer demais, pode ser preciso recorrer a um sistema para óticas para obter maior controle gerencial.

Baixe nosso modelo gratuito de fluxo de caixa clicando no banner abaixo!

Organize os pagamentos e recebimentos 

Para que seu capital de giro não seja prejudicado, o ideal é planejar os pagamentos aos fornecedores com um prazo maior do que os recebimentos. Isso permite que você faça seus pagamentos com o dinheiro proveniente dos recebimentos, ao invés de pagar com os recursos disponíveis em caixa.

Além disso, na hora de programar os recebimentos é necessário contabilizar os pagamentos parcelados distribuindo-os mensalmente.

Tenha reservas

Se possível, faça economias mensalmente. Poupar quantias todos os meses pode ajudar no caso de a empresa operar em prejuízo em algum mês. Esse valor pode ajudar no pagamento das contas, ou até mesmo em imprevistos, como por exemplo, a necessidade de rescisão de contrato de algum funcionário.

Realizar uma administração financeira eficaz é sinônimo de organização, controle, economia e análise. Com as dicas que oferecemos hoje, é possível organizar ainda mais essa área de sua ótica. Também é possível melhorar os lucros e aumentar as chances do negócio crescer e se estabelecer no mercado.

Como é feita a administração financeira de sua ótica? Quais são as suas maiores dificuldades? Compartilhe suas experiências e conte conosco para esclarecer suas dúvidas!

Conheça o ssOtica, um software desenvolvido exclusivamente para gestão de óticas. Simples e fácil de usar. Experimente grátis por 07 dias. Sem riscos, você não pagará nada se não gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>