5 motivos para começar a realizar o controle do estoque da sua ótica

Saiba por que você deve começar a controlar o estoque da sua ótica!

Realizar o controle do estoque é uma atividade fundamental e que pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua ótica. Isso porque é por meio dessa ação que você consegue saber o que mais vende e o que tem pouca saída na loja. Além de ter a noção exata da quantidade de produtos que estão disponíveis para venda.

Portanto, apesar de não parecer, o controle de estoque é de extrema importância para uma gestão eficiente. Afinal, se um item fica parado, o dinheiro não circula e você acaba precisando gastar com armazenamento. E se um produto entra em falta, a loja perde chances de vendas, comprometendo novas oportunidades de negócios.

Por isso, separamos 5 razões para você começar a fazer o controle do estoque da sua ótica o quanto antes. Confira!

1 – Melhor investimento dos recursos

Uma das principais razões para começar a realizar o controle do estoque está relacionado ao aumento da capacidade de investir melhor os recursos do negócio. Mas o que isso quer dizer na prática? Significa manter um nível equilibrado do estoque de produtos da ótica, evitando tanto excessos quanto falta de mercadorias.

Essa ação reflete diretamente no controle financeiro da loja, uma vez que manter esse tipo de equilíbrio contribui para que as finanças da sua óptica se mantenham no azul. Afinal, estoques elevados exigem investimento tanto na compra quanto no armazenamento dos produtos. Isso diminui o poder de compra de outras mercadorias que apresentam um potencial maior de vendas.

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2 – Atendimento eficaz das necessidades dos clientes

Outra vantagem de realizar o controle de estoque é conhecer exatamente a quantidade de todos os produtos existentes na ótica. Essa informação permite saber o que está sobrando e faltando na loja. E essa percepção está diretamente ligada à demanda dos clientes. Uma vez que é ela que irá mostrar com clareza quais produtos precisam ser adquiridos para reforçar o estoque e quais podem deixar de ser adquiridos devido ao baixo volume de saídas.  

E sabe por que isso pode ser tão estratégico para o aumento das vendas da sua loja? Porque se você tiver no estoque da óptica, por exemplo, um determinado modelo de armação que os consumidores estão buscando com frequência, significa que você está atendendo às necessidades dos seus clientes. Dessa forma você evita que ele busque na concorrência esse mesmo tipo de produto. E assim, não compromete o atendimento nem a satisfação dos consumidores e ainda cria novas oportunidades de vendas.

3 – Aumento do poder de negociação com fornecedores

Planejar como e quando abastecer o seu estoque só é possível quando há uma boa gestão. Afinal, é preciso saber quais produtos a loja possui e como estão a saída de cada um deles. Nem todos os meses as mercadorias apresentam o mesmo volume de vendas. Por isso é extremamente necessário ter controle sobre isso a fim de evitar que compras desnecessárias sejam feitas.

Além disso, com um relatório de como funciona o giro de estoque da loja, é possível ainda prever a sazonalidade das vendas da sua ótica. Dessa forma, se torna mais fácil negociar com fornecedores uma quantidade maior de determinados produtos que possuem maior saída. O que reforça as vendas e faz com que o dono da loja acabe conseguindo descontos atrativos no momento da aquisição dessas mercadorias.

4 – Ajuda a identificar mudanças no perfil de compra do cliente

Quando se faz um controle de estoque eficiente é possível entender o comportamento de compra dos clientes. Isso porque, se houve aumento na procura por um determinado produto, significa que há uma mudança nos interesses dos consumidores.

E o oposto também é verdadeiro. Se um determinado item, que antes era muito procurado, acaba apresentando um volume de vendas abaixo do normal por algum tempo, isso pode representar uma mudança no perfil de compra do cliente. Diante disso, o dono da ótica pode investir na compra de novos modelos de produtos. Ou ainda, apostar em mercadorias diferentes para testar o interesse dos consumidores.

Saber o que seus clientes procuram é um grande diferencial. Por isso o controle do estoque pode fazer com que a sua ótica se diferencie dos concorrentes e conquiste cada vez mais a atenção das pessoas.

5 – O controle do estoque ajuda na realização de promoções

Outra vantagem do controle do estoque é saber quais são os melhores momentos para apostar em promoções na sua loja. Afinal, só é possível saber quais produtos estão encalhados no estoque quando uma gestão eficiente consegue apontar quais armações, por exemplo, estão com baixo volume de vendas.

Desse modo, além de liberar espaço no estoque da ótica para a compra de itens que apresentam maior saída, o empreendedor também consegue atrair novos clientes e aumenta as chances de venda com o público que já é cliente da loja, principalmente se investir em formas de comunicação eficientes, como é no caso de envio de mensagens SMS.

Portanto, um controle de estoque eficiente permite que o dono da ótica tome decisões certas. Assim, ele garante o bom funcionamento da sua loja. E apesar de parecer algo complexo de ser implantado, com a ajuda de um programa para óticas essa tarefa acaba se tornando muito mais simples que você pode imaginar. Além de integrar todos os setores da sua loja, ele te ajuda a ter uma visão completa dos produtos que estão disponíveis e mostra quais itens precisam ou não ser reforçados no seu estoque.

E então, preparado para controlar o estoque da sua ótica? Esperamos que nossas dicas sejam úteis para uma gestão eficiente das mercadorias da sua loja! Se tiver alguma dúvida deixe pra gente aqui nos comentários!

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Evellyn

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

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