Blog ssOtica para óticas

sistema para gerenciar metas na otica

Como um sistema para gerenciar metas melhora os resultados da ótica

3 min de leitura

Você sabe qual caminho precisa seguir para que sua ótica seja um sucesso? Sabe, pelo menos, onde quer chegar e quais resultados deseja alcançar? Se você sabe a resposta para essas perguntas, sabe que é preciso definir objetivos e formas de alcança-los envolvendo a sua equipe. Por isso, neste post, vamos te dar algumas dicas de como gerenciar metas para que elas ajudem a melhorar seus resultados.

Para começar, você precisa entender o que deve ser melhorado e o que pode ser feito para isso. Um sistema de gestão, como o ssOtica, é uma ótima ferramenta para ajudar a identificar os pontos fortes e fracos do negócio. Ele traz relatórios, visão de fluxo de caixa, controle de estoque e financeiro e organização de clientes, receitas e laboratórios.

Com os dados da sua ótica em mãos, é hora de estabelecer e gerenciar metas. Elas são pequenos passos a seguir rumo ao objetivo maior da sua ótica, que será definido de acordo com a análise das informações. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar as vendas, suas metas levam em conta incentivo para funcionários, promoções e ofertas aos clientes.

Nos tópicos a seguir, trazemos um passo a passo de como definir as metas na sua ótica. Depois, vamos te mostrar como o seu sistema de gestão é fundamental no processo de gerenciar o cumprimento delas.

Passo 1: Faça um bom planejamento

Como já dissemos, suas metas devem ser baseadas em dados concretos e reais sobre sua ótica. É preciso conhecer os pontos a melhorar e, a partir disso, definir formas de fazer isso acontecer. Esse é o momento do planejamento, de onde partirão suas metas.

E, para que você consiga alcançar o que planejou, lembre-se que as metas devem ser alcançáveis e fáceis de entender pela equipe. De nada adianta criar metas mirabolantes, que não vão ser cumpridas e só frustrar quem trabalha para isso.

Pense no dia a dia, em formas de motivação e de divulgação ao alcançar cada passo. Assim, com todos vendo onde chegar, fica mais empolgante seguir o caminho, mesmo com um esforço a mais.

Passo 2: Coloque os planos em prática

Depois do planejamento, vem a fase de implementar as atividades que vão levar ao cumprimento das metas. Talvez essa seja a fase mais desafiadora, já que é o momento de comunicar os desafios à equipe, com prazos e responsabilidades.

Para que todos se sintam motivados, é importante que você peça opiniões e ajudas durante esse processo. Isso pode fazer a diferença, já que seus funcionários vão se sentir parte de algo maior dentro da empresa. Outra boa forma de colocar os planos em prática é criar recompensas a cada meta atingida.

Passo 3: Acompanhe e gerencie a execução

De nada adianta planejar, implementar e motivar sua equipe sem acompanhar como está o cumprimento das metas. Isso é importante para determinar se elas foram adequadas à realidade da ótica e se está correndo conforme o plano. É nesses momentos que você pode mudar alguma meta ou criar novas, dependendo do que precisa ser trabalhado no dia a dia.

Para isso, chame sua equipe, mostre os indicadores e ouça o que eles têm a dizer sobre os desafios. Essa simples atitude pode contribuir muito para a melhoria dos resultados, já que é a produtividade deles que está em questão. E é sempre importante lembrar que o sucesso na realização da meta é um mérito de todos.

Conclusão: use seu sistema de gestão para gerenciar metas

Como você percebeu, gerenciar as metas da sua ótica não é uma tarefa fácil. Mas, com as ferramentas certas, o processo simplifica bastante. Com um sistema de gestão feito exclusivamente para seu tipo de negócio, que te dá dados confiáveis para a tomada de decisão, fica bem simples.

O ssOtica, por exemplo, tem funcionalidades para cada necessidade, da gestão de relatórios, até o fluxo de caixa. E, para usar, você não precisa ser expert em computadores. Faça um teste gratuito e veja como ele te ajuda na gestão das metas e nos desafios do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>