Aprenda como estabelecer metas e vender mais

As metas fazem com que os funcionários sejam mais produtivos, com foco no crescimento e na rentabilidade do negócio a partir do aumento do volume de vendas.

Naturalmente, para que o empreendedor possa estabelecer metas verdadeiramente funcionais é preciso conhecer bastante o mercado em que atua e ter um planejamento detalhado dos objetivos que pretende conquistar. Para tanto, é necessário analisar bem o segmento de óticas e entender quais são as possibilidades reais de crescimento. Afinal, não adianta nada projetar um crescimento de 100% para o seu negócio em um ano se o setor tem uma média de crescimento inferior ao que almeja.

Pensando nisto, elaboramos o post de hoje para te ajudar a estabelecer metas de vendas em sua ótica. Acompanhe:

Controle suas vendas com o ssOtica

Invista no treinamento dos seus vendedores

A sua equipe de fato conhece os produtos que vende? Sabe quais são as vantagens e desvantagens de cada item diante da concorrência? É hábil na maneira de lidar com as pessoas? Está cientes das tendências de mercado? Em grande parte das vezes, clientes de óticas são pessoas que estão procurando por uma solução para um problema de visão, mas que também se preocupam com a estética.

Por isso, é preciso que elas encontrem vendedores capazes de atender como consultores sobre o assunto, indicando as melhores opções para a capacidade de investimento do cliente.

Treinamentos e palestras são sempre úteis para estimular o desenvolvimento de sua equipe. O retorno é compensador na maioria dos casos.

Crie um bom clima na loja

Uma ótica onde as pessoas estão satisfeitas, dispostas a colaborarem umas com as outras, cria um ambiente muito mais favorável à realização de vendas. Reconheça os sucessos de seus funcionários e lide com cuidado com os insucessos, para não criar sentimentos que seriam prejudiciais ao clima geral da loja.

Estabeleça metas tangíveis para seus vendedores, criando um clima de competição saudável. Faça reuniões de estímulo, crie confraternizações e prêmios. Seu pessoal vai agradecê-lo e reconhecer a sua liderança como algo positivo, o que é ótimo para aumentar as vendas.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Crie metas para o time como um todo

Quanto você deseja ganhar até o final do ano? E no próximo ano? De maneira realista, conhecendo a capacidade do seu time de vendedores, você pode estabelecer uma meta consistente, que mire o seu objetivo de crescimento com plenas possibilidades de sucesso.

Nunca descuide da propaganda e do marketing

Campanhas publicitárias conectadas a um planejamento de marketing consistente são fundamentais para destacar a sua ótica no mercado. Não adianta muito estabelecer metas de crescimento para a sua equipe de vendas se ela continuará tendo acesso ao mesmo volume de clientes de sempre.

O que se gasta com publicidade e com marketing deve ser visto como investimento e não como despesa. Estes recursos darão maior visibilidade à sua loja e trarão novos clientes.

Seja criativo

Ter criatividade é sempre necessário para que um negócio cresça. Esteja atento a novos nichos, a novas possibilidades de ofertar seus produtos. Quem sabe uma loja virtual possa ser uma boa opção? Ou, então, talvez uma página no Facebook pode aumentar a interação das pessoas com a sua ótica. Estude estas e outras possibilidades com critério e profissionalismo.

Conclusão

Seguindo estas dicas, você tem ótimas chances de fazer as vendas crescerem. Alie a elas um programa para óticas –  ssÓtica – e torne esta possibilidade ainda maior, com organização e praticidade!

E você, como estabelece metas na sua óptica? Quais são as suas dificuldades? Compartilhe as suas experiências com a gente! Nós queremos te ouvir!

Ebook: 5 dicas de gestão para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 2 respostas

  1. Lurdes says:

    Muito bom…

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Lurdes, ficamos felizes que tenha gostado. Continue nos acompanhando pois toda semana tem material novo por aqui! ?

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>