Blog ssOtica para óticas

8 dicas de gestão de pessoas em óticas

8 dicas de gestão de pessoas para sua ótica

3 min de leitura

Em um mercado cada vez mais competitivo, perceber a importância do capital humano para o sucesso do negócio é essencial para se destacar no mercado. Independentemente se sua óptica possui 1, 2 ou 10 funcionários, investir em gestão de pessoas é um diferencial e pode trazer inúmeros benefícios e bons resultados.

A implantação de ferramentas de gestão de pessoas torna sua óptica mais organizada e competitiva, já que ter uma equipe engajada com os objetivos da loja impacta diretamente na qualidade do seu trabalho e dos seus serviços prestados.

Por isso, pensando em melhorar o entrosamento entre os colaboradores da sua óptica, preparamos o post de hoje com algumas dicas de gestão de pessoas. Acompanhe:

1. Conheça bem a sua equipe

A primeira dica para fazer uma boa administração de pessoas é conhecer todos os colaboradores, identificando os seus pontos fortes, características a serem trabalhadas, potenciais de crescimento e expectativas de carreira.

Dessa forma, é possível avaliar os perfis e as atividades que estão sendo realizadas para alinhar competências e tarefas a fim de conseguir um melhor rendimento de todos.

2. Para uma boa gestão de pessoas delegue responsabilidades

O gestor deve estimular o crescimento dos profissionais, delegando responsabilidades. Mas antes, é preciso ensinar, treinar e preparar o colaborador para os desafios que estão sendo concedidos.

Esteja sempre por perto, supervisionando e dando suporte à equipe, esclarecendo dúvidas e valorizando o esforço individual e coletivo.

3. Dê feedbacks

O feedback é uma importante ferramenta na gestão e desenvolvimento de pessoas. O gerente da óptica precisa esclarecer aos colaboradores — individualmente, caso o feedback for negativo — se estão atendendo às expectativas da empresa, quais são os pontos de destaque e o que deve ser aprimorado, sempre com um tom profissional, focando no crescimento e desenvolvimento do funcionário.

Feedbacks positivos ditos em voz alta, para toda a equipe, facilitam o relacionamento, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.

4. Estimule a participação

Tire os colaboradores de suas respectivas zonas de conforto e incentive a participação em novos projetos e atividades. A interação entre os membros do time é sempre positiva.

Peça opiniões e sugestões, ouça a todos e desenvolva possibilidades em conjunto.

5. Aposte em treinamentos

Prepare a sua equipe. Verifique quais são as competências que precisam ser trabalhadas e invista no aprimoramento de suas funções. Alguns tópicos podem ser bastante interessantes como:

  • Trabalho em equipe
  • Persuasão
  • Negociação
  • Técnicas de vendas
  • Atendimento
  • Resolução de conflitos
  • Comunicação interpessoal
  • Pós-venda

Disponibilizamos um guia de estudos, com dicas de livros, filmes e podcasts para ajudar vendedores de óticas. Não deixe de baixar e indicar para seus colaboradores!

6. Valorize os talentos

Na gestão de pessoas, atrair e reter talentos devem estar entre as prioridades do gerente. Profissionais qualificados e engajados são muito importantes para o sucesso e crescimento do negócio. Por isso, invista em um bom processo seletivo e ofereça um plano de carreira estimulante.

7. Elabore uma política de remuneração e benefícios

É necessário desenvolver uma política de remuneração e benefícios alinhados com o mercado de trabalho. Faça pesquisas e analise as melhores práticas aplicadas pelos concorrentes e em outros segmentos.

Oferte benefícios que os colaboradores valorizam e tenha bem traçado os cargos e níveis hierárquicos da sua óptica.

8. Comemore as vitórias

Comemore as metas alcançadas, os projetos implementados e os problemas resolvidos do seu time. Elogie a dedicação de cada membro e também do grupo, premiando-o com brindes, descontos, viagens ou bônus em dinheiro.

E aí, pronto para aprimorar a gestão de pessoas da sua loja? Implemente as nossas dicas e continue navegando aqui no blog, que está recheado de informações interessantes para os gestores de óticas!

Não deixe conferir outras dicas de gestão de pessoas em óticas neste ebook exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>