Blog ssOtica para óticas

Funcionários na óptica

10 dicas rápidas para conquistar os funcionários

2 min de leitura
Conquistar os funcionários e fazer com que eles se sintam parte da sua ótica, depende basicamente da atitude positiva e transparente do empresário.

O empresário deve adotar atitudes que levam o funcionário a se sentir parte da ótica e responsável pelo bom desempenho do empreendimento.

Para atingir esse objetivo, segue algumas dicas:

  • 1. Mantenha e segure o seu pessoal treinado e habituado na empresa. O custo de reposição de pessoas competentes é maior do que aumentar um pouco os dispêndios e conceder alguns benefícios.
  • 2. Em reuniões de confraternização com todo o pessoal, mostre reconhecimento de bons resultados obtidos. A premiação por objetivos atingidos é instrumento fundamental para a continuidade da motivação e entusiasmo de seu pessoal. Prêmios-surpresa ou sorteios dão bons resultados.
  • 3. Não cometa o erro de impor metas inatingíveis.
  • 4. Nas comissões ao pessoal de vendas, implante um sistema de remuneração em que parte dos ganhos seja oriunda da venda total da empresa ou das lojas (por exemplo, cada vendedor ganha sobre as vendas de outro, ainda que em proporção menor). O objetivo é criar um ambiente sadio de cooperação, evitando a sonegação de mercadorias entre as lojas.
  • 5. Evite paternalismo. Não permita pactos entre vendedores e, às vezes, com o próprio gerente para “ajudar” um vendedor a atingir sua meta e depois dividir as comissões. Se isso ocorrer, a empresa estará pagando comissões e prêmios que não deveria, como no caso de o gerente efetuar toda a operação de venda e atribuí-la a um vendedor.
  • 6. Tenha a equipe na medida certa. Fique atento aos ganhos médios de seus vendedores e não aumente a equipe se não houver certeza de aumento de vendas reais. A equipe divide as vendas da loja pelo número de vendedores em atuação. Se você ultrapassar o número ideal para eles, haverá sabotagem e “pressão psicológica” sobre os recém-admitidos.
  • 7. Torne transparente sua política salarial. Leis e decretos devem ser entendidos, pois a falta de informação geralmente é formadora de boatos comumente negativos.
  • 8. Antecipe todo mês um pouco de aumento ao pessoal fixo ao invés de seguir as leis dos dissídios não mensais para reposição de perdas salariais. O aumento de vendas nominais é um bom indicador para você reajustar salários e também para que todo o pessoal associe seus ganhos com o desempenho de vendas.
  • 9. Tenha uma organização simples, sem muitos níveis de mando. Use manuais de procedimentos o mínimo possível, optando por atitudes práticas. Muita informação só computador guarda. Vacine-se contra a burocracia.
  • 10. Decida e divulgue seu calendário e horários no início do ano quanto a escala de férias (individuais e coletivas), datas de inventários, dias e horários de compensações, escalas, folgas, prêmios, festas de confraternização, horários de Natal, Ano Novo, Páscoa, dias festivos e pagamento de 13º salário.
Ebook como montar uma ótica de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>