4 fundamentos sobre gestão de vendedores que você precisa saber

O trabalho de um vendedor requer muito talento, conhecimento e, sobretudo, uma boa gestão de vendas. Afinal, qualquer tempo desperdiçado pode representar a perda de um grande número de clientes e oportunidades.

Quando se tem uma gestão adequada, a produtividade aumenta, possibilitando melhores resultados, como um todo, para a ótica. E você, está sabendo gerir bem o tempo do seus vendedores? Deseja saber como fazer isso? Conheça, a seguir, 4 dicas de gestão de tempo para vendedores:

Defina metas de atividades

A primeira das dicas de gestão do tempo é a criação de algumas metas de atividades diárias. Somos, geralmente, inclinados a deixar as tarefas que consideramos mais chatas por último. Entretanto, essas mesmas tarefas podem ser primordiais para fechar mais vendas.

Defina um número mínimo de clientes para ligar, seja para fazer um pós-venda e checar como foi a experiência durante a última compra, oferecer novos produtos e etc. Se preferir, defina um horário para fazê-las. Lembre-se sempre de priorizar as atividades mais urgentes para aumentar suas chances de sucesso.

Tenha um cronograma

Sugira um cronograma a seus vendedores é uma excelente forma de controlar suas atividades e conseguir realizar todas as tarefas necessárias, incluindo suas metas de atividades. O seu cronograma pode ser semanal ou mensal. Certifique-se que ele esteja sempre em ordem e atualizado. Dessa maneira, você evita perder tempo tentando lembrar alguma informação ou atividade importante.

Outra grande vantagem de organizar o seu tempo através de um cronograma é que você tem a possibilidade de aproveitar cada minuto disponível.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Saiba evitar os desperdiçadores de tempo

São diversas as situações em que o vendedor acaba se distraindo e perdendo o seu tempo precioso. Todas essas situações precisam ser combatidas na sua rotina de trabalho. A primeira dela é a procrastinação. Deixar as coisas para última hora resultam no acúmulo de trabalho e no mal desenvolvimento do mesmo.

Risque do seu dia-a-dia atividades improdutivas e desnecessárias. Deixe apenas as atividades primordiais e faça com que elas sejam produtivas. Isso ajuda a otimizar o desempenho e o tempo.

Telefonemas, mensagens no grupo de amigos ou ‘olhadas’ nas redes sociais são fatores que tomam boa parte do seu tempo. Evite resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho para que você não atrase o seu cronograma e não deixe de realizar tarefas importantes.

Use listas e agendas

Crie uma lista com as atividades diárias que você precisa realizar em um determinado tempo. Isso faz com que você otimize o seu tempo, direcionando-o para o que realmente exige uma maior atenção.

A agenda também é uma forma de se controlar a longo prazo, anotando os compromissos do dia e checando sempre as informações por semana. Com essa organização, você evita perder prazos e eventos importantes.

Experimente mudar a sua rotina de trabalho e inclua essas 4 dicas de gestão de tempo para vendedores e veja seus resultados aumentarem consideravelmente. Conhece outras dicas para gerenciar o tempo que não mencionamos? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Ebook: 10 verdades sobre vendas em óticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>