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Uma equipe motivada se empenha mais no desenvolvimento de suas tarefas. Saiba como montar um time com os melhores vendedores.

Como formar um time com os melhores vendedores na sua ótica

4 min de leitura

Envolver e motivar os funcionários para alinhá-los aos objetivos da ótica é contribui diretamente para o sucesso de uma loja. E o motivo é muito simples: uma equipe motivada se empenha mais no desenvolvimento de suas tarefas e se tornam os melhores vendedores, reduzem a rotatividade e os custos decorrentes dela.

Porém, encontrar e contratar bons funcionários e fazer a gestão deles é um dos principais desafios enfrentados pelos gestores de óticas no dia a dia do negócio. Segundo dados da Pesquisa Mercado Óptico 2018, esses desafios são enfrentados por 22% e 15,9% das óticas brasileiras, respectivamente. Diante desse cenário, confira como é possível formar e manter um time alinhado e com os melhores vendedores.

Defina funções e responsabilidades para criar um time de sucesso

Em empresas menores é comum ocorrer o acúmulo de de diversas responsabilidades em uma única pessoa. E a falta de uma divisão clara de papéis de cada funcionário é a principal causa para que isso aconteça, provocando reflexos negativos tanto nos resultados da loja

Por isso, uma gestão eficiente e moderna propõe que a função e as responsabilidades sejam claramente divididas. Mas, não deixe de lado a troca de informações para que todos consigam desenvolver bem suas atividades. Dentro da realidade operacional e estratégica de uma ótica, essa divisão de tarefas é realizada entre os 3 papéis fundamentais para o bom funcionamento da loja, que são: gestor (proprietário), gerente de vendas e vendedor.

Gestor/Diretor

O gestor tem papel crucial nos caminhos que a ótica irá seguir. Isso porque, ele é o responsável por acompanhar as operações da loja e analisar os resultados para conseguir realizar o planejamento das estratégias que serão seguidas a curto, médio e longo prazo.  Ou seja, é ele quem irá determinar qual o rumo que o negócio irá seguir diante dos mais diversos cenários possíveis. Além disso, cabe ao gestor auxiliar o gerente de vendas em assuntos, como planejamento de compras, uma vez que a estratégia da loja está intimamente ligada ao que será ofertado aos clientes.

Gerente de vendas

O cumprimento dos objetivos da óptica e a conquista de resultados satisfatórios dependem diretamente de uma boa gerência de vendas. Portanto, é essencial que o gerente de vendas acompanhe os vendedores e crie uma estratégia mensal. Também cabe ao gerente acompanhar a conferência  do estoque junto com os vendedores. Isso auxilia o gestor no planejamento de compras.

Além disso, o gerente de vendas é o principal responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas. Avalia quais pontos devem ser melhorados na busca por melhores resultados. Por isso, esse profissional precisa ter capacidade de liderança e poder analítico para definir metas. Ele precisa acompanhar os processos de vendas e identificar falhas e acertos. Esses quesitos são essenciais para a criação e manutenção de equipes com melhores vendedores.  

Vendedor

Um dos grandes diferenciais dos profissionais bem sucedidos que trabalham com vendas em uma óptica é a capacidade de vender, cativar e fidelizar o cliente ao mesmo tempo. Essa habilidade é fundamental para fazer com que o consumidor retorne à loja sempre que precisar e indique o trabalho desenvolvido pela ótica para outras pessoas.

Assim sendo, para alcançar essa excelência no atendimento e fazer com que os clientes se sintam bem dentro da loja, é preciso os vendedores sejam persuasivos, atenciosos e pacientes. Simpatia, cordialidade e empatia também são características importantes para uma equipe de vendas alinhada, coesa e de sucesso. Também é papel do vendedor realizar orçamentos, cadastrar mercadorias e manter o estoque atualizado. Além disso, auxilia na definição da estratégia mensal de vendas que é traçada pelo gerente.

Tenha uma cultura de feedbacks

Quando um profissional tem seu trabalho reconhecido, a tendência é que o seu desempenho se torne cada vez melhor. Por isso, para que uma equipe esteja motivada é importante que exista uma cultura feedbacks constante. São eles que irão permitir reconhecer os funcionários diante do bom cumprimento de suas funções. Além disso, oferecer críticas construtivas quando elas forem necessárias.

Os feedbacks positivos, quando dados diante de toda a equipe, facilita o relacionamento, gera confiança e contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e motivador. Já os feedbacks construtivos são mais apropriados de serem oferecidos individualmente, uma vez que os pontos a melhorar são particulares de cada funcionário.

Invista em cursos e treinamentos

Para preparar uma equipe com melhores vendedores é preciso investir na capacitação dos profissionais. Por isso, é indispensável verificar quais são as competências que precisam ser trabalhadas dentro do time. E, com isso, investir de maneira acerta no aprimoramento das competências que são necessárias. Alguns tópicos, como trabalho em equipe, poder de persuasão e negociação, técnicas de vendas, comunicação interpessoal e excelência no atendimento, são exemplos de temas que podem ser interessantes de serem trabalhados por meio da oferta de cursos e treinamentos, por exemplo.

Incentive e reconheça os resultados da sua equipe

Reconhecer os resultados da sua equipe e incentivá-la é fundamental para fazer com que as metas sejam sempre alcançadas. É assim que os funcionários se identificam com a empresa e se sentem cada vez mais envolvidas. Assim, a motivação leva cada um a buscar sua melhor performance.

Além da remuneração, há outras formas de incentivo. Por exemplo, pacote de benefícios e boas condições de trabalho motivam qualquer um. Além disso, um ambiente de trabalho agradável também contribui para a formação de um time de vendas de sucesso. Por isso, converse com sua equipe e entenda o que eles desejam. Assim, você vai conseguir motivar e construir uma equipe com melhores vendedores.

Valorize sua equipe para ter melhores vendedores

Como mencionamos no início deste artigo, conseguir atrair e reter os talentos é um dos principais desafios dos donos de óticas. Dessa forma, essa preocupação precisa estar na lista de prioridades tanto dos gestores quanto dos gerentes. Afinal, profissionais qualificados e engajados são muito importantes para o sucesso e crescimento do negócio.

Por isso, valorize e faça com que a sua equipe de vendas se sinta importante para a empresa. O compartilhamento da missão, visão e valores da óptica e comemoração da conquista de resultados são algumas ações que podem fazer com que os vendedores se sintam mais envolvidos e motivados.

E então, pronto para formar um time com os melhores vendedores na sua ótica? Conte nos comentários o que achou das dicas que apresentamos aqui.

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