Blog ssOtica para óticas

como fazer o planejamento estratégico da sua otica

Como fazer o planejamento estratégico da sua ótica

3 min de leitura

Se você é dono de uma ótica, deve pensar em aumentar as vendas, melhorar o faturamento e quem sabe ampliar o número de lojas. Mas, para chegar lá é preciso separar um tempo para fazer o planejamento estratégico da sua marca. É nessa hora que você se pergunta: Como fazê-lo? O que fazer? Por onde começar? Quem devo procurar? O que priorizar?

Essas dúvidas são comuns e mas não quer dizer que são fáceis. Por isso separamos 10 passos que você pode seguir e planejar o futuro da sua loja.

10 passos para elaborar o planejamento estratégico da sua Ótica

Passo 1

Antes de mais nada, pegue uma caneta e um papel e responda à 6 perguntas: Que? Por que? Como? Onde? Quanto e Quando? Todas essas perguntas devem ser respondidas de acordo com o que espera alcançar com a sua ótica e são essas respostas que vão te guiar na confecção do planejamento estratégico.

Passo 2

Com as respostas em mãos, trace um objetivo principal. Por exemplo: Ampliar em 50% o faturamento nas vendas de óculos de sol. É neste momento que você irá identificar a sua principal estratégia.  Para isso, vale novamente a escrita no rascunho ou em uma planilha.

Passo 3

A seguir, faça um estudo da sua loja para que você identifique qual é a real situação dela. É importante que neste momento você saiba exatamente onde está, para saber onde quer chegar.

Ressaltamos que para sair do ponto 1 e chegar no ponto 2 existe todo um caminho a ser percorrido e é aí que está o problema. É neste caminho que você precisará focar para alcançar o objetivo planejado acima.

Para fazer essa análise, pergunte-se o que deu certo e errado, o que não foi feito que estava previsto e porque, além também de quais as ações que trouxeram resultados negativos.

Esses três tópicos te darão uma visão importante para identificar os pontos fortes e a serem melhorados da sua ótica. Se você não tem todas as respostas, convide as pessoas chave da sua ótica para ajudar.

Passo 4

Escreva todos os custos fixos e variáveis da ótica, como água, luz, telefone, internet, aluguel se tiver, etc. Com todos os gastos em mãos, você saberá quanto poderá investir para colocar em prática seu objetivo principal.

Para te ajudar a controlar as finanças da sua ótica, utilize nossa planilha de Planejamento Financeiro Anual gratuita.

Passo 5

Por fim, defina uma meta para alcançar seus objetivos. Se você quer aumentar em 50% as vendas de óculos de sol, deve definir uma meta para isso. Por exemplo: Vender 100 óculos por mês. Após essa definição acompanhe de perto os resultados.

Passo 6

Identifique suas maiores fraquezas como o exemplo abaixo:

  • Meta: Ampliar em 50% o faturamento nas vendas de óculos de sol.
  • Problema principal: Vendas abaixo do esperado no verão passado.
  • Pergunte-se: Quais foram as dificuldades enfrentadas para não vender tanto quanto gostaríamos?

Escreva todas as causas possíveis. Por exemplo: mix de produtos pequeno, poucas marcas disponíveis ou falta de divulgação da loja.

Passo 7

Após apontar todas as causas, identifique e selecione pelo menos 6 delas. Opte pelas que são as mais importantes, as que mais impactam no crescimento da sua loja e as que podem ser solucionadas para que você alcance o seu objetivo final.

Passo 8

Agora é hora de definir as métricas. Você já deve ter ouvido falar desta palavra. Trata-se das estratégias para mensurar qualquer investimento ou ação relacionada à sua ótica, seja ela em quantidade, qualidade, atendimento, vendas, entre outras. Lembre-se de ter essas métricas diretamente relacionadas à estratégia.

Passo 9

Agora faça o seu plano de ação. Neste momento, é importante que você faça tudo digitalmente. Abra uma planilha e trace as ações a serem tomadas para alcançar o objetivo traçado lá no início.

Por exemplo:

Janeiro

  • Ação: Ampliar o número de vendedores e consultar novos modelos de óculos.
  • Meta: Vender 100 óculos de sol.
  • Métrica: Quantidade de óculos vendidos
  • Estratégia: Divulgar as novidades nas redes sociais e enviar SMS para os clientes.

Passo 10

Um planejamento estratégico só terá resultado se tudo o que foi apontado for colocado em prática. Por isso, não perca tempo e execute cada etapa. É importante que você meça os resultados para fazer as mudanças que achar necessárias ao longo da execução.

Conclusão

Lembre-se que o planejamento exige muito esforço e dedicação. Muitas pessoas desistem justamente por isso, mas se você tem um objetivo e quer muito alcançá-lo nada irá parar você. E esse planejamento irá ajudá-lo a construir o caminho das pedras para as conquistas que tanto espera.

Gostou do artigo? Continue conosco e confira o que sua ótica perde por não ter uma loja virtual da sua ótica.

Se você quer ter uma ótica mais organizada e eficiente, veja tudo que o ssOtica pode oferecer para loja!

  • Oldair Fialho de Sousa disse:

    Boa noite. Achei relevante o planejamento. É necessário determinação e planejamento e trabalho, para alcançar os objetivos das metas estabelecidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>