Como fazer o planejamento estratégico da sua ótica

como fazer o planejamento estratégico da sua otica

Se você é dono de uma ótica, deve pensar em aumentar as vendas, melhorar o faturamento e quem sabe ampliar o número de lojas. Mas, para chegar lá é preciso separar um tempo para fazer o planejamento estratégico da sua marca. É nessa hora que você se pergunta: Como fazê-lo? O que fazer? Por onde começar? Quem devo procurar? O que priorizar?

Essas dúvidas são comuns, e são perguntas que devem ser feitas logo no início. Sabemos que não são dúvidas simples, mas são possíveis de serem sanadas, por isso separamos 10 passos que você pode seguir e planejar o futuro da sua loja.

10 passos para elaborar o planejamento estratégico da sua Ótica

Passo 1

Pegue uma caneta e um papel e responda à 6 perguntas: Que? Por que? Como? Onde? Quanto e Quando? Todas essas perguntas devem ser respondidas de acordo com o que espera alcançar com a sua ótica e são essas respostas que vão te guiar na confecção do planejamento estratégico.

Passo 2

Com as respostas em mãos, trace um objetivo principal. Como por exemplo: Ampliar em 50% o faturamento nas vendas de óculos de sol. É neste momento que você irá identificar a sua principal estratégia.  Para isso, vale novamente a escrita no rascunho ou em uma planilha.

Passo 3

Faça um estudo da sua loja para que você identifique qual é a real situação dela. É importante que neste momento você saiba exatamente onde está, para saber onde quer chegar.

Ressaltamos que para sair do ponto 1 e chegar no ponto 2 existe todo um caminho a ser percorrido e é aí que está o problema. É neste caminho que você precisará focar para alcançar o objetivo planejado acima. Para fazer essa análise, pergunte-se o que deu certo e errado, o que não foi feito que estava previsto e porque, além também de quais as ações que trouxeram resultados negativos.

Esses três tópicos te darão uma visão importante para identificar os pontos fortes e a serem melhorados da sua ótica. Se você não tem todas as respostas, convide as pessoas chave da sua ótica para ajudar.

Controle seu financeiro com o ssOtica

Passo 4

Escreva todos os custos fixos e variáveis da ótica, como água, luz, telefone, internet, aluguel se tiver, etc. Com todos esses investimentos, você saberá quanto poderá investir para colocar em prática seu objetivo principal.

Passo 5

Defina uma meta para alcançar o seu objetivo. Se você quer aumentar em 50% as vendas de óculos de sol, deve definir uma meta para isso. Por exemplo: Vender 100 óculos por mês. Após essa definição acompanhe de perto os resultados.

Passo 6

Identifique suas maiores fraquezas como o exemplo abaixo:

  • Meta: Ampliar em 50% o faturamento nas vendas de óculos de sol.
  • Problema principal: Vendas abaixo do esperado no verão passado.
  • Pergunte-se: Quais foram as dificuldades enfrentadas para não vender tanto quanto gostaríamos?

Escreva todas as causas possíveis. Por exemplo: mix de produtos pequeno, poucas marcas disponíveis ou falta de divulgação da loja.

Passo 7

Após apontar todas as causas, identifique e selecione pelo menos 6 delas. Opte pelas que são as mais importantes, as que mais impactam no crescimento da sua loja e as que podem ser solucionadas para que você alcance o seu objetivo final.

Passo 8

Agora é hora de definir as métricas. Você já deve ter ouvido falar desta palavra. Trata-se das estratégias para mensurar qualquer investimento ou ação relacionada à sua ótica, seja ela em quantidade, qualidade, atendimento, vendas, entre outras. Lembre-se de ter essas métricas diretamente relacionadas à estratégia.

Passo 9

Agora faça o seu plano de ação. Neste momento, é importante que você faça tudo digitalmente. Abra uma planilha e trace as ações a serem tomadas para alcançar o objetivo traçado lá no início.

  • Por exemplo:  Janeiro
  • Ação: Ampliar o número de vendedores e consultar novos modelos de óculos.
  • Meta: Vender 100 óculos de sol.
  • Métrica: Quantidade de óculos vendidos
  • Estratégia: Divulgar as novidades nas redes sociais e enviar SMS para os clientes.

Passo 10

Um planejamento estratégico só terá resultado, se tudo o que foi apontado for colocado em prática. Por isso, não perca tempo e execute cada etapa. É importante que você meça os resultados para fazer as mudanças que achar necessárias ao longo da execução.

Conclusão

Lembre-se que o planejamento exige muito esforço e dedicação. Muitas pessoas desistem justamente por isso, mas se você tem um objetivo e quer muito alcançá-lo nada irá parar você. E esse planejamento irá ajudá-lo a construir o caminho das pedras para as conquistas que tanto espera.

Gostou do artigo? Continue conosco e confira as dicas para sair na frente do seus concorrentes.

Dicas de gestão para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 1 respostas

  1. Oldair Fialho de Sousa says:

    Boa noite. Achei relevante o planejamento. É necessário determinação e planejamento e trabalho, para alcançar os objetivos das metas estabelecidas.

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>