Blog ssOtica para óticas

o que perde por nao ter uma loja virtual

O que você está perdendo por não ter uma loja virtual da sua ótica

4 min de leitura

Hoje, com a comunicação cada vez mais digital, ter uma loja virtual já deixou de ser um diferencial. Na verdade, é uma medida quase que obrigatória para se manter no mercado.

A pandemia foi um dos fatores que levou os consumidores a comprarem com mais frequência pela internet. Assim, com o comércio muitas vezes fechado ou com horários reduzidos para evitar aglomerações, as óticas perdem em volume de vendas. Em uma situação como essa, ter uma loja virtual já permitiria continuar atendendo os clientes.

Sendo assim, é de fundamental importância que a sua ótica esteja conectada às tecnologias e às ferramentas digitais para se aproximar do seu cliente e aumentar suas vendas. Você tem ideia do que a sua ótica está perdendo por não ter uma loja virtual?

Por isso, neste artigo, trouxemos as principais vantagens que você pode ter tomando a decisão de levar a sua loja para o digital. Confira.

5 vantagens que sua ótica perde por não ter uma loja virtual

Oferecer maior disponibilidade e comodidade, aliando redução de custos e aumento das vendas. Essa pode ser a saída perfeita para a sua ótica e você pode alcançar isso ao ter uma loja virtual. Saiba mais sobre cada uma das vantagens.

1. Comodidade para o cliente

Com a correria do dia a dia e com as inúmeras tarefas e atividades, fica difícil para o seu cliente conseguir um horário para ir até a sua loja física. Então, ele opta pelo mais fácil e simples: óticas e serviços que proporcionem comodidade e facilidade.

Ele vai buscar na internet opções baratas, práticas e rápidas. E, se ele não te encontra, pelo fato de você não ter uma loja virtual, com certeza, vai comprar do seu concorrente.

Quando você tem o cuidado de oferecer produtos e serviços de forma cômoda e acessível, entra no patamar de fidelidade, em que o cliente prioriza a sua ótica pelo conforto de poder contar com a sua loja virtual para as compras e não somente pelo preço.

2. Mais vendas mesmo com a loja fechada

A pandemia do novo coronavírus abalou o mundo e as medidas de lockdown prejudicaram lojas e comércios físicos. Sendo assim, para pequenos, médios e grandes empresários, ter uma loja virtual passou de diferencial para o nível de item essencial para sobrevivência e permanência no mercado.

O momento de crise mostrou que ficar refém de uma loja física não é a melhor estratégia e não deve ser uma opção para você. Ter uma loja virtual, além de contornar a situação, aproxima você do seu cliente e aumenta a possibilidade de crescimento das vendas

Portanto, estar online significa atender o cliente que você já atendia e muitos outros que, por causa de deslocamento, não chegavam até você.  Mas ainda vamos falar mais sobre isso.

3. Custos mais baixos

Ter uma loja virtual, além de proporcionar ao seu cliente comodidade e aumentar as chances de você vender mais, também pode reduzir os custos da sua ótica, tornando o seu negócio mais rentável.

Por exemplo, o tempo que a sua equipe gastaria para montar uma vitrine elaborada, que seria vista somente pelas pessoas que passam na porta da sua loja física, poderia ser melhor utilizado direcionando o atendimento para uma página dinâmica, chamativa e responsiva, que atinja os clientes de outros bairros e cidades.

E mais: ter uma loja virtual proporciona economia de gastos fixos, como energia, aluguel, entre outros, e amplia o seu horário de funcionamento, sem a necessidade do aumento de funcionários e gastos extras.

4. Maior alcance de pessoas

Nós já falamos que ter uma loja virtual rompe os limites da sua região e do seu espaço físico, mas ter um maior alcance de potenciais clientes é fundamental, principalmente em tempos em que o cliente está o tempo todo em casa e só sai para compras de medicamentos e alimentos básicos. Trocar as lentes e a armação dos óculos, por exemplo, pode ficar para depois.

Portanto, ter uma loja virtual minimiza o prejuízo de não existirem tantos pedestres passando na porta da sua loja física e amplia muito o seu funil de vendas. Vendendo online, você com certeza aumentará as chances de alcançar mais clientes. Enquanto precisaria de um funcionário para atender cada cliente, com uma loja virtual, atende vários clientes ao mesmo tempo, aumentando escala.  

5. Disponibilidade 24/7

Estar disponível além do horário comercial, 24 horas por dia, 7 dias por semana e durante 365 dias no ano pode fazer toda a diferença nas suas vendas e também na fidelização do cliente. 

Funcionar somente no horário comercial é algo que precisa ser avaliado no seu negócio, já que o seu cliente muitas vezes só consegue fazer compras depois do trabalho, tendo disponibilidade à noite, de madrugada ou aos fins de semana.

Então, ter uma loja virtual contorna a situação e amplia as chances de o cliente ter acesso aos seus produtos de qualquer lugar do mundo a qualquer momento.

Conclusão

Em um mundo pós-digital, em que o seu cliente está o tempo todo conectado e atento às novidades, buscando conforto e comodidade, ter uma loja virtual se torna mais do que essencial. Assim, a experiência do cliente deve estar aliada às ferramentas e aos instrumentos disponíveis e acessíveis.

Então você já pensou em adotar o WhatsApp como uma estratégia para aumentar as suas vendas, por exemplo? Não? Pense bem! Além de ter uma loja virtual, você precisa de uma presença digital forte e estratégica. Por isso, nós criamos um infográfico contando quais são os 6 motivos para adotar o aplicativo para suas vendas. Baixe e fique por dentro!

[Infográfico] 6 motivos para adotar o WhatsApp na sua ótica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>