Como calcular o preço dos produtos na sua ótica

O preço dos produtos da sua ótica é um dos itens fundamentais para o consumidor escolher comprar na sua loja. Mas apenas decidir vender barato não é a solução. É preciso levar em consideração diversos fatores para a definição do custo. Alguns desses fatores determinam a qualidade de seus produtos, como bons fornecedores. Outros definem a lucratividade e produtividade da sua loja, como o cálculo de custo levando em consideração sua margem de lucro.

Para ajudar na tarefa da precificação na sua ótica, listamos os principais conceitos que permeiam esse assunto. Assim, você formará um preço justo, garantindo seu lucro e eliminando dor de cabeça com perdas nesse processo.

Que fatores considerar ao definir o preço dos produtos?

Antes de fazer o cálculo de custo na sua ótica, preste atenção em alguns detalhes. O primeiro deles é a avaliação de todos os custos envolvidos ao oferecer seus produtos: fornecedores, matérias-primas, aquisição e a mão de obra. O segundo é a avaliação de despesas, tanto as fixas, como energia, internet e salário dos funcionários, quanto as variáveis, como taxas de cartões e investimento em ações.

Outro aspecto a ser levado em consideração é o mercadológico. O equilíbrio entre preço de mercado e o valor calculado é imprescindível para que sua ótica atenda aos critérios de competitividade. Além disso, a tributação pode influenciar no preço de venda dos seus produtos. Por isso, não deixe de observar como o mercado se comporta em cada situação.

O que é preço de venda e qual a melhor forma de chegar a ele?

Depois de considerar os itens fundamentais, você precisa entender o que é o preço de venda e como ele é constituído. Preço de venda é o valor que sua ótica vai cobrar dos seus clientes. Ele deve ser suficiente para arcar com custos, despesas e ainda gerar lucro em cima de seus produtos.

Por isso, ao definir o preço dos produtos, você precisa fazer uma conta básica. E é ela que vai te ajudar a chegar no valor competitivo certo, atraindo clientes e concretizando vendas. A formação do preço de venda dos produtos da sua ótica deve obedecer a fórmula:

Com esse cálculo, você chegará a um valor que será o suficiente para bancar todas as suas despesas, custos e ainda garantir retorno, por meio do lucro sobre cada produto. Faça sempre uma comparação com o preço de venda ao qual você chegou com os valores do mercado e da concorrência. Isso é fundamental para garantir a sua competitividade e conquistar novos clientes.

Além disso, ao pensar nas despesas, leve em consideração a qualidade do que está sendo oferecido na sua ótica. O bom preço de produtos acompanhado de um bom produto vale muito mais que apenas determinar um baixo valor para vender muito. Ou seja, chegar a um preço justo é o mais importante.

Juntando todos esses fatores, é possível enxergar duas bases para a definição do preço de venda do produto da sua ótica: a análise dos componentes internos como o ponto principal da definição de valor, como despesas e custos, ou a pesquisa com base no que é praticado no mercado, levando em conta aspectos maiores, como concorrência e público. O ideal é que haja equilíbrio entre os dois estágios.

Conclusão: use seu sistema de gestão como parceiro

A definição do preço dos produtos na sua ótica, é o que vai ditar o sucesso da sua loja. Na fórmula, vemos como cada item fundamental já citado se encaixa no processo de precificação dos produtos da ótica. Os custos são o que você gasta para oferecer o produto, as despesas são a sua receita e o lucro é o retorno que sua empresa irá receber com as vendas.

É o lucro que vai definir a prosperidade do seu negócio e a sua saúde financeira, que pode ser acompanhada no seu programa de gestão de todos os dias. Com isso, o seu sistema passa a ser seu parceiro na definição dos próximos passos: com as informações que ele apresenta sobre vendas e lucratividade, você poderá sempre avaliar novamente o preço de venda e redefini-lo quando necessário.

Com o ssOtica, sua loja encontra as informações imprescindíveis para o sucesso e a lucratividade da sua ótica. A gente entende seus desafios e te ajuda a cada passo. Comece agora e faça um teste gratuito.

Gostou da nossa dica? Nos conte como você determina o preço dos produtos da sua ótica nos comentários.

Ana Clara

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

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