5 dicas para vender mais na sua ótica

Toda óptica precisa vender, seja um serviço ou produto, as vendas são o motor de qualquer empresa. E para isso, uma boa equipe de vendas é essencial. Não basta contratar vendedores experientes, mas sim treiná-los para que eles conheçam todo o portfólio de produtos e serviços de sua óptica, para que tenham segurança na hora de atender os clientes.

Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, eles têm mais autonomia para atender as expectativas dos clientes. Abaixo, listamos cinco dicas para você aumentar e qualificar suas vendas:

1 – Crie um laço

Antes de tudo, você precisa gostar do que faz, no caso, trabalhar com vendas. O atendimento é algo básico, você precisa ser educado, cordial e gentil. Além disso, o vendedor não deve pensar que está levando vantagem quando faz uma venda, mas sim que está fechando uma parceria com o cliente, aonde ambos ficam satisfeitos.

Não tente adivinhar o que seu cliente está buscando, deixe que ele mesmo fale e então, você mostra suas opções. Não é preciso agir de forma idêntica a ele, mas tente acompanhar sua linha de raciocínio, seu tom de voz, etc. Isso criará um vínculo entre os dois lados.

2 – Fale apenas a verdade

Se você conhece a marca, os serviços e produtos, passe isso ao cliente com firmeza e segurança, sem aumentar e nem criar detalhes que não existem. Faça o atendimento da melhor forma possível e, se mesmo assim, o cliente não estiver satisfeito, não cometa o erro de criar mentiras para tentar convencê-lo, isso só vai piorar a situação.

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3 – Capriche no atendimento

Na correria do dia-a-dia, com um fluxo grande de clientes em seu estabelecimento, torna-se difícil oferecer um atendimento diferenciado, mas alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Por exemplo, se você tem um cliente que vai até sua óptica com certa frequência, dirija-se a ele pelo nome. Quando você o chama pelo nome, faz com que essa pessoa se sinta mais confortável, melhorando o seu relacionamento e consequentemente, suas vendas.

4 – O cliente sempre tem razão? Sim!

Mesmo que a razão esteja com você, busque concordar com o cliente e evite maiores transtornos, tente resolver a situação com paciência e cordialidade. Muitas vezes, antes mesmo do atendimento, o cliente já expressa uma opinião negativa sobre determinado produto. Não se precipite, repetindo o que ele disse, mas diga que ‘outras pessoas também não gostam’, mas que você irá lhe apresentar outras opções. Desta forma, você tira o foco daquele produto e pode apresentar um leque de novas oportunidades de compra, que poderão cair no gosto da pessoa.

5 – Invista no ‘Pós-venda’

Você tem uma empresa, um bom estoque, um ponto de vendas interessante e uma equipe de vendas preparada. Então os clientes vão até sua loja e fazem suas compras. Então você acha que é só isso, que alcançou o sucesso? Não, não é só isso. Para fidelizar o consumidor, é preciso investir no pós-venda.

Através de e-mail, ligação, SMS, mensagem nas redes sociais, você pode fazer uma pesquisa para saber como foi a experiência daquele cliente, se ele achou o que precisava, se gostou do preço, do atendimento, das formas de pagamento, etc. Fazendo isso, as chances deste cliente voltar a sua loja serão bem maiores. Faça o teste!

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ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 12 respostas

  1. Cícero Claussen says:

    Trabalho em uma ótica em Itaperuna, Fábrica de Óculos. Estas dicas me ajudarão bastante ao meu aperfeiçoamento X D…’

    • Olá Cícero que bom que nosso conteúdo tem ajuda você! Ficamos felizes em saber disso! =)

  2. Cleone says:

    Excelentes as dicas de como vender mais.

  3. É bastante necessário p/ nossa organização do dia dia says:

    Mto boa as dicas de óticas já está me ajudando no meu trabalho

    • Evellyn Emidia says:

      Olá!
      Que bom que nosso material tem contribuído para melhorar o seu dia a dia no trabalho! Continue nos acompanhando. ;D

  4. É bastante necessário p/ nossa organização do dia dia says:

    Sempre é bom saber mais sobre aquilo q amamos fazer

  5. Antonio Luiz Garcia Tavares says:

    Ola Pessoal estou adorando as dicas com certeza vai me ajudar a me tornar um profissional melhor como costumo dizer o saber não ocupa espaço obrigado e abçs a todos.

  6. Jorge Lima says:

    Estou montando uma ótica e estou aprendendo com vcs.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Jorge, ficamos felizes que o nosso conteúdo tem contribuído para o seu aprendizado. Continue contando conosco e nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui! =)

  7. silvana parente says:

    Ola, estou encantada com o suporte, eu não sei se vcs já tem esse sistema ,mais gostaria de propor o seguinte : um questionário para os vendedores aprimorar seus conhecimentos. e desde então o proprietário tem conhecimento da qualificação dos seus colaborados. pra não cair na mesmice.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Silvana, ficamos felizes que você tem gostado e acompanhado o nosso Blog. Agradecemos a sugestão e em breve teremos o material nessa linha que você sugeriu. Continue conosco, pois sempre tem novidade por aqui. =)

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