Veja como ter uma boa equipe irá ajudá-lo a vender mais na sua Ótica

5 dicas para vender mais na sua ótica

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Toda óptica precisa vender, seja um serviço ou produto, as vendas são o motor de qualquer empresa. E para isso, uma boa equipe de vendas é essencial. Não basta contratar vendedores experientes, mas sim treiná-los para que eles conheçam todo o portfólio de produtos e serviços de sua óptica, para que tenham segurança na hora de vender e atender os clientes.

Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, eles têm mais autonomia para atender as expectativas dos clientes. Abaixo, listamos cinco dicas para você aumentar e qualificar suas vendas:

1 – Antes de vender, crie um laço

Antes de tudo, você precisa gostar do que faz, no caso, trabalhar com vendas. O atendimento é algo básico, você precisa ser educado, cordial e gentil. Além disso, o vendedor não deve pensar que está levando vantagem quando faz uma venda, mas sim que está fechando uma parceria com o cliente, aonde ambos ficam satisfeitos.

Ao vender, não tente adivinhar o que seu cliente está buscando. Deixe que ele mesmo fale e então, você mostra suas opções. Não é preciso agir de forma idêntica a ele, mas tente acompanhar sua linha de raciocínio, seu tom de voz, etc. Isso criará um vínculo entre os dois lados.

2 – Fale apenas a verdade

Se você conhece a marca, os serviços e produtos, passe isso ao cliente com firmeza e segurança. Sem aumentar e nem criar detalhes que não existem. Faça o atendimento da melhor forma possível e, se mesmo assim, o cliente não estiver satisfeito, não cometa o erro de criar mentiras para tentar convencê-lo, isso só vai piorar a situação.

3 – Capriche no atendimento

Na correria do dia-a-dia, com um fluxo grande de clientes em seu estabelecimento, torna-se difícil oferecer um atendimento diferenciado. É nessa hora que você deve lembrar que alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Por exemplo, se você tem um cliente que vai até sua óptica com certa frequência, dirija-se a ele pelo nome. Quando você o chama pelo nome, faz com que essa pessoa se sinta mais confortável, melhorando o seu relacionamento e consequentemente, suas vendas.

4 – O cliente sempre tem razão? Sim!

Mesmo que a razão esteja com você, busque concordar com o cliente e evite maiores transtornos. Sempre busque resolver a situação com paciência e cordialidade. Muitas vezes, antes mesmo do atendimento, o cliente já expressa uma opinião negativa sobre determinado produto.

Não se precipite, repetindo o que ele disse, diga que ‘outras pessoas também não gostam’, mas que você irá lhe apresentar outras opções. Desta forma, você tira o foco daquele produto e pode apresentar um leque de novas oportunidades de compra, que poderão cair no gosto da pessoa.

5 – Invista no ‘Pós-venda’

Você tem uma empresa, um bom estoque, um ponto de vendas interessante e uma equipe de vendas preparada. Então os clientes vão até sua loja e fazem suas compras. Então você acha que é só isso, que alcançou o sucesso? Não, não é só isso. Para fidelizar o consumidor, é preciso investir no pós-venda.

Através de e-mail, ligação, SMS, mensagem nas redes sociais, você pode fazer uma pesquisa para saber como foi a experiência daquele cliente, se ele achou o que precisava, se gostou do preço, do atendimento, das formas de pagamento, etc.

Procure manter um relacionamento com seus cliente que vá além da loja. Fazendo isso, as chances deste cliente voltar a sua loja serão bem maiores. Faça o teste!

Além das dicas acima, não deixe de conferir esse e-book com o passo a passo completo de como realizar o cadastro de clientes e receitas na sua ótica. Essa também é uma excelente forma de se relacionar com seus consumidores.

Tenha o passo a passo completo para cadastrar clientes e receitas