Blog ssOtica para óticas

5 dicas na hora de etiquetar produtos na sua ótica

4 min de leitura

Todas as peças da sua loja possuem preço visível? Pois saiba que etiquetar produtos é importante não só para informar o cliente sobre quanto custa cada item, mas também uma obrigação legal que evita mal entendidos e contribui para a organização da sua ótica.

Pode parecer uma burocracia chata e complicada de resolver, mas estamos aqui para provar que é uma tarefa simples e muito útil para a sua loja!

Então continue a leitura para entender por que você deve etiquetar produtos e confira nossas 5 dicas para simplificar tudo.

Por que etiquetar produtos?

É lei! O ato de etiquetar produtos está determinado no Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seu art. , III:

“Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

(…)

III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;”

Já o artigo 31 do CDC estabelece que a oferta e apresentação dos produtos estejam corretas e claras quanto às suas características, qualidades, quantidade e composição, dentre outros aspectos descritos.

A Lei que dispõe sobre a afixação de preços nos produtos e serviços é a nº. 10.962 de 2004. Caso não fosse lei, ainda assim seria um cuidado benéfico. Não só para o consumidor como também para você que é empreendedor.

Deixando as informações sobre seus produtos às claras e com fácil acesso, a experiência do cliente é otimizada, o que sempre resulta em bons retornos. Seja em forma de decisão de compra mais rápida, agilidade no processo de venda, fortalecimento da marca ou no reconhecimento de que sua ótica é uma empresa atualizada e moderna.

 

5 dicas simples para etiquetar produtos na sua ótica

Óticas organizadas sempre passam confiança e segurança, fatores determinantes para fechar mais vendas. Por isso, preparamos as seguintes dicas sobre como etiquetar produtos de modo eficiente. Esperamos que faça bom uso deste conteúdo!

1 – Mantenha as informações legíveis 

Ao desenvolver suas etiquetas, faça um exercício de empatia e se coloque no lugar do seu cliente: o que é mais confortável e prático para ler?

Lembre-se que o consumidor não deve fazer esforço para ler e compreender a mensagem presente na etiqueta. Por isso, nesse momento os aspectos de design, como fonte e formato, merecem total atenção. 

Assim, utilize as fontes limpas com traços simples e tamanho que possibilite a leitura e descarte quando haver qualquer borrão. Na escolha das cores, cuide para que haja contraste e as letras fiquem bem vivas.

O espaço para texto nas etiquetas é curto, logo, a mensagem deve ser passada do modo mais objetivo possível.

A legibilidade das etiquetas, além de ser obrigatória, é simples de fazer, evita mal-entendido e resguarda a loja de problemas. 

2 – Utilize código de barras ao etiquetar produtos

O código de barras é uma sequência numérica que tem por objetivo identificar produtos conforme suas características. Certamente você já sabe que se trata de uma tendência, pois está rodeado por eles onde quer que vá.

Essa ferramenta pode ajudar no dia a dia da sua ótica de diversas maneiras, por exemplo:

  • Agilizando processos internos;
  • Minimizando falhas; 
  • Garantindo maior segurança;
  • Redução de custos, ao evitar retrabalho;
  • Proporcionando uma comunicação uniforme entre a equipe.

Além de ter à disposição todas as informações para controle de estoque, suas etiquetas ficam mais padronizadas e modernas.

Sugerimos a leitura deste e-book para estudar mais sobre controle de estoque para óticas.

3 – Faça a impressão direto na sua loja

Todo bom gestor procura reduzir seus custos e, para a felicidade geral, na etiquetagem de produtos também é possível ser econômico.

Hoje, pode-se criar e imprimir etiquetas personalizadas na própria ótica com o software como Word e sistemas de gestão como o ssÓtica, por exemplo.

O sistema é exclusivo para o setor de ótica e isso facilita desde a etiquetagem de produtos até as tarefas de gestão da loja.

Com ele, você terá todas as informações de que precisa a um clique. Basta comprar o papel adequado e imprimir em poucos minutos.

Com total poder sob suas informações, você também conseguirá programar e configurar as etiquetas de forma mais assertiva, economizando tempo e recursos. 

 

4 – Não coloque os produtos em exposição antes de etiquetar

Sabemos que a ansiedade para ver sua vitrine completa e vender é grande, mas vale a pena esperar até que todas as etiquetas sejam anexadas em cada produto. 

Se não fizer isso, você corre o risco de ser penalizadoPor isso, recomendamos que os gestores vejam a etiquetagem como uma regra e façam dela um hábito da ótica, assim evita-se problemas legais.

A boa notícia é que, como estamos observando, a etiquetagem de produtos deita da forma certa pode contribuir para o crescimento e otimização das mesmas.

 

5 – Use a etiquetagem para fortalecer sua marca

Personalizar suas etiquetas pode contribuir para o fortalecer da marca de sua ótica.

Isso ocorre porque quando você personaliza seus produtos, reforça seu nome perante o público.  Assim, se sua identidade visual estiver presente até mesmo nas etiquetas, você ganha mais exposição, seja por meio de publicações em redes sociais ou indicações. 

Lembre-se: sua marca precisa ser reconhecida assim que baterem o olho na etiqueta.

Inclua suas cores, logomarca e formato nas tags, mas faça isso de modo inteligente e intencional.

E abuse da criatividade! Para se manter competitivo no mercado, aproveite todas as oportunidades de chamar a atenção e conquistar seu consumidor.

Conclusão

Agora que você viu dicas para etiquetar produtos do seu estoque de modo ágil, correto e inteligente, começa a parte mais importante: a ação!

Tudo o que você aprendeu sobre legibilidade e conceitos legais para uma boa etiquetagem é aplicável para sua ótica e você pode começar agora mesmo.

Se precisar de ajuda, o ssOtica está sempre à disposição. Afinal, o nosso propósito é contribuir para que você faça uma excelente gestão e cresça cada vez mais!

Por isso,  faça teste grátis de 7 dias do nosso sistema para que você conheça e veja as vantagens de usá-lo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>