3 passos para organizar as contas a pagar na sua ótica

Manter as contas a pagar em dia é um dos maiores objetivos de quem tem um negócio, principalmente se ele for pequeno. Na sua ótica, isso não deve ser diferente. E pode ser um desafio organizar e planejar o pagamento de todas as despesas da sua empresa. Contas fixas, contratos de fornecedores, gastos variáveis, investimentos, salários da equipe e muitos outros itens podem fazer parte da sua lista de despesas.

Por ser uma parte fundamental para o sucesso da sua ótica, o controle financeiro deve ser levado a sério e na ponta do lápis. Afinal, quando você acompanha de perto suas contas, não deixa nenhuma delas vencer ou acumular juros, o que volta como mais benefícios para sua ótica.

Para estabelecer esse controle, comece elaborando um planejamento de contas a pagar na ótica. Isso pode ser feito com a ajuda de uma planilha ou programa de gestão para óticas. Dessa forma, você não deixa nenhuma informação passar e tem uma visão completa do seu negócio. Se não sabe como começar a colocar as contas em ordem, listamos 3 passos que vão te ajudar a estabelecer o caminho. Confira:

1 – Crie uma lista de suas contas a pagar

Para não se perder, é importante catalogar tudo o que acontece dentro da sua ótica. Com suas contas a pagar, isso ganha ainda mais importância. Quando você acompanha o fluxo do seu caixa de perto, não deixa contas vencerem e acumularem juros. Por consequência, não perde oportunidades de descontos e parcerias e garante um bom funcionamento do seu negócio.

Por isso, organize todas as contas a pagar da ótica e estabeleça ordem de prioridade para o pagamento. Separe as despesas fixas e que são imprescindíveis, como energia, água e os salários; as que possuem descontos por pagamentos antecipados e as que podem garantir sucesso de negociação, como as de fornecedores estratégicos ou novos produtos que são tendência entre seus clientes.

Com esse planejamento, você ordena e cria uma rotina de pagamentos fácil e assertiva. Essa organização pode fazer toda diferença porque sem atrasos você reduz os prejuízos para seu negócio. Afinal, a saúde financeira é a chance de ter sucesso cada vez mais perto.

 

2 – Procure a ajuda de um contador

Nem sempre você conseguirá fazer todo o controle financeiro sozinho. Com a ajuda de um profissional contábil, você terá dados mais concretos e um acompanhamento mais próximo de tudo o que movimenta o caixa da sua loja.

Isso acontece porque depois que você estabelece um planejamento de contas a pagar, precisa organizar as formas de pagamento e verificar como isso está impactando no seu negócio. Afinal, não só de contas a pagar vive o seu caixa, também há o seu lucro, seus investimentos, o retorno que você precisa ter dentro da sua loja e outros.

Um contador vai te alertar sobre os pontos altos e baixos do seu controle financeiro. Além disso, ele também te ajudará com a parte burocrática e fiscal da sua ótica. Esse parceiro, aliado a administração interna da sua ótica, irá te ajudar a estabelecer a melhor forma de controlar e gerar dados sobre suas contas a pagar.

3 – Controle suas contas a pagar com a ajuda de um sistema

Quando você conta com um programa na sua ótica, toda a sua rotina ganha praticidade. Com um sistema feito sob medida para seu tipo de negócio, você tem controle completo do seu fluxo de caixa. Isso possibilita que você automatize o pagamento ou alertas de contas a pagar.

Isso te ajudará a tomar decisões acertadas, com base em dados confiáveis. Você poderá manter seus pagamentos em dia e seu setor financeiro em pleno funcionamento. Ainda é possível dá para emitir relatórios gerenciais, que te auxiliarão a entender como as contas a pagar estão influenciando no seu dia a dia.

Conclusão: encontre o parceiro certo para esse desafio

O sucesso na organização das contas a pagar da sua ótica, dependerá das ferramentas que você tem para colocá-lo em prática. Você pode usar uma planilha ou um sistema para documentar as informações.

Com um sistema como o ssOtica, fica muito mais fácil e simples ter o controle financeiro na palma da mão. Ele fornece uma visão completa e integrada de todas as atividades da sua loja, com apenas alguns cliques.

Faça um teste gratuito e experimente na prática as mudanças de organização que um programa exclusivo para óticas oferece.

Roberto

COO e Co-fundador do ssOtica.O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 0 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>