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Despesas fixas e variaveis da sua ótica

Entenda a diferença entre despesas fixas e variáveis na sua Ótica

2 min de leitura

Para que sua ótica prospere e cresça cada vez mais é preciso conhecer e fazer o controle das despesas fixas e variáveis. É quando para-se para pensar sobre esses detalhes que surgem as dúvidas mais comuns: o que são despesas fixas e variáveis? Qual a diferença entre elas? Vamos responder essas questões de forma simples e prática para você controlar as despesas da sua ótica.

Despesas fixas

São aquelas que, independente do seu faturamento ou volume de vendas de armações, lentes ou acessórios mensal, sempre vão existir. Isso não quer dizer que os valores sejam fixos, eles podem mudar de um mês para o outro. Entretanto é importante ressaltar que eles sempre virão.

Conheça alguns exemplos:

  • Água
  • Telefone
  • Energia Elétrica
  • Internet
  • Aluguel (caso o imóvel não seja próprio)
  • Salário dos funcionários
  • Tarifas bancárias
  • Contratos de serviços em geral recorrentes

Despesas variáveis

Os gastos variáveis estão associados diretamente aos resultados da empresa. Ou melhor, aquelas que variam de acordo com o volume produzido ou vendido. Portanto, só existe a despesa, se houver vendas ou produção.

Portanto uma despesa variável, pois pode acontecer em um mês e no outro não. Podemos explicar essa conceito com uma frase: “vende-se mais, paga-se mais. Vende-se menos, paga-se menos”.

Conheça alguns exemplos de contas variáveis:

  • Armações de óculos
  • Caixinhas para óculos
  • Impostos sobre quantidade de mercadoria
  • Gastos com publicidade
  • Fretes

Como administrar a ótica com esses conceitos?

Primeiro passo para conseguir administrar bem o seu negócio é entender os dois conceitos. Assim, você terá mais facilidade para fazer e executar o planejamento financeiro e estratégico da óptica.

Desta maneira, você saberá administrar melhor os gastos e destinar valores para cada tipo de despesa. Esse exercício também poderá ser feito para identificar em quais linhas será possível reduzir ou cortar custos para evitar desperdícios e aumentar o lucro da loja.

Entender sobre despesas fixas e variáveis também são essenciais na hora de definir os preços de venda dos produtos. Se você calcula o lucro desejado apenas considerando o preço pago ao fornecedor, você pode estar perdendo dinheiro. Como visto, uma ótica tem diversos outros custos apenas para se manter funcionando e eles devem ser colocados na ponta do lápis.

Para entender melhor como calcular preços de venda dos produtos, leia nosso guia completo sobre o assunto.

Porque separar as despesas fixas e variáveis?

  • Para separar os valores corretos ou aproximados para arcar com as responsabilidades.
  • Ter previsibilidade de gastos para evitar atrasar pagamentos e pagar multas.
  • Identificar o ponto de equilíbrio da empresa. Ou melhor, o quanto será necessário vender por mês para no mínimo poder pagar as contas fixas.
  • Perceber se existem mais despesas fixas ou variáveis e assim identificar melhorias e aumento do seu lucro.

Leitura recomendada: Fluxo de Caixa para Óticas: Entenda o que é e saiba como fazer

Conclusão

Quando falamos em despesas fixas, há a necessidade de se ter dinheiro em caixa para arcar com os gastos mensais que não podem ser evitados. Isso exige ainda mais cuidado para evitar que a ótica feche o mês no vermelho simplesmente por não ter separado os valores para quitar esses gastos.

Já no caso das variáveis, são mais simples de serem administrados, pois há maior possibilidade de se reduzir custos. Isso porque é possível buscar armações nacionais ou economizar nas embalagens sem perder a qualidade no produto ou serviço prestado.

A melhor forma de separar as despesas é fazendo um bom controle financeiro da sua ótica. Planilhas são uma boa alternativa gratuita para começar este processo, mas para uma controle eficiente, prefira utilizar um sistema de gestão completo, como o ssOtica.

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