8 dicas para administrar uma ótica de sucesso

Administrar uma ótica não é tarefa fácil, pois exige tempo, conhecimento e muito jogo de cintura. Mas, lembre-se: é possível fazê-lo com uma dose de disciplina e muita disposição. Por isso, para tudo que você está fazendo e dedique-se à leitura desse conteúdo. Separamos algumas dicas infalíveis para alavancar a sua ótica e torná-la um negócio de sucesso. Confira:

1 – Não misture despesas da ótica com despesas pessoais

Essa é uma das primeiras regras a serem seguidas. Isso porque é um dos principais erros dos empreendedores. Como existe uma grande proximidade e acesso, parece fácil socorrer uma despesa inesperada com o caixa da empresa. Mas, nunca faça isso.

Você pode perder o controle e acabar fazendo retiradas altas e afetando diretamente a saúde financeira da sua loja e negócio. Entenda mais sobre a importância de administrar as despesas da ótica das suas despesas pessoais clicando aqui.

2 – Levante todas as despesas da loja

Parece óbvio, mas levantar todas as despesas vai te ajudar a ter uma melhor visão de quais são os seus gastos. Anote tudo: o que você deve pagar aos fornecedores, vendedores e as despesas recorrentes da ótica e outras. Isso ajuda muito na gestão financeira e pode te proporcionar também uma previsão do que não é necessário e o que poderia ser cortado do seu orçamento.

3 – Controle suas vendas

Outro segredo para administrar uma ótica e aumentar o lucro é vender mais. Mas, para isso, é preciso ter um controle eficiente sobre as vendas. Por isso, faça o registro de todos os óculos, acessórios e demais produtos vendidos para que você saiba diariamente quantos produtos estão disponíveis no estoque, quanto você irá receber e quanto precisa vender para melhorar os números.

Imagine esse controle como um mapa. Nele você terá claramente e de forma rápida todas as informações que precisa para saber sobre o pagamento dos clientes, dos lucros e da linha que o comércio segue. Assim, saberá exatamente onde quer chegar.

4 – Estabeleça metas

As metas também fazem parte do plano de administração bem sucedida. Portanto, estabeleça objetivos e metas de vendas claras, mensuráveis e possíveis de serem alcançadas pela equipe de vendedores que está em sua ótica. Assim, você poderá estabelecer uma previsão de vendas, ou melhor, o que espera vender no mês ou no período definido por você.

Feito isso, você precisará determinar as estratégias que seguirá para atingir o objetivo de vendas já definido. Por exemplo: incentivo de vendas para o vendedor que ultrapassar a meta como prêmios, viagens ou até mesmo um dia de folga.

Lembre-se: meta deve sempre ser em curto tempo. Quando você estabelece uma meta para longo prazo, a tendência é sempre olhar no futuro e o seu negócio depende do presente para crescer.

5 –  Faça a gestão dos preços

Toda ótica acaba se ajustando às necessidades dos clientes, não é mesmo? Se ele precisa de desconto, você oferece. Se o desconto não está à altura, você divide na quantidade de parcelas necessárias.

Portanto, você deve estar atento aos preços praticados na sua ótica e também na concorrência. Somente com esses dados será possível saber quando alterar os preços, se poderá oferecer descontos ou fazer promoções temporárias.

No nosso blog, você pode conferir como estabelecer os preços dos produtos da sua ótica, clique aqui para conferir.

6 – Faça o fluxo de caixa

Essa ferramenta é uma das mais eficazes na hora de administrar uma ótica perfeitamente.  Por meio do Fluxo de Caixa, você pode acompanhar diariamente as vendas e pagamentos realizados e até mesmo prever os lançamentos financeiros futuros, conseguindo ter uma previsibilidade para os próximos meses.

Com esses dados, é possível ter uma visão de quanto terá disponível em determinado período, calcular a rentabilidade da loja, a lucratividade, saber o ponto de equilíbrio, elaborar a estrutura gerencial de resultado e saber o retorno do investimento em determinado período. Tudo isso, a partir da análises dos números.

7 – Tome boas decisões ao administrar uma ótica

Feito o fluxo de caixa, gerenciamento dos preços e levantamento das despesas, você terá nas mãos todas as informações da sua ótica. Esse conhecimento lhe dará a visão de como está o funcionamento da sua loja.

Portanto, é nesta fase que você deverá tomar decisões importantes para manter o seu negócio com saúde e próspero para os próximos meses e anos. Se os números mostram que as vendas de um determinado produto não estão indo bem, troque o fornecedor. Faça o que for possível, mas não demore para tomar decisões.

8 – Aproveite a tecnologia

Com o avanço da tecnologia, as óticas já podem contar com programas exclusivos que são dedicados ao acompanhamento e gerenciamento de todos os resultados da loja. Procure e pesquise qual a melhor que se adapta à realidade da sua ótica. Eles podem ajudar muito no controle contábil e financeiro, vendas e clientes, controle de estoque e muito mais.

Seguindo essas dicas, você poderá tomar decisões mais assertivas e caminhar rumo ao negócio de sucesso. Se você deseja saber mais informações sobre como organizar os processos da sua loja ou começar a administrar uma ótica de sucesso, não deixe de conferir o e-book exclusivo:

Roberto

COO e Co-fundador do ssOtica.O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

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