Como driblar a queda nas vendas por causa dos óculos piratas

saiba como contornar a queda nas vendas por causa dos óculos piratas que são comercializados no mercado

Em tempos de crise, economizar é uma palavra-chave para muitos brasileiros. Com os preços aumentando, como agora, vira praticamente uma lei cortar todos os gastos possíveis. É por isso que vários segmentos do mercado perdem vendas e precisam apelar para formas de contornar o prejuízo. Com o mercado de óticas, essa realidade fica ainda mais séria quando pensamos na perda de vendas para produtos piratas.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (ABIÓPTICA), em 2016, a venda de itens de óticas somou R$19,6 bilhões e cerca de R$9 bilhões vieram dos óculos piratas, ou seja, 46% do total de vendas. Isso quer dizer duas coisas principais: a primeira é que, em busca de economia, os consumidores abrem mão da qualidade e optam por produtos de segunda mão e mais baratos.

A segunda é que há uma presença considerável de opções dos óculos piratas. Por isso que as óticas precisam estar atentas às necessidades de seus clientes, buscando formas de contornar essa situação. Para ajudar nessa missão e contornar a quedas nas vendas pelo consumo desses itens falsificados, listamos algumas dicas de atitudes para tomar na sua ótica e não dar chance para o time dos produtos ilegais. Confira:

Qualidade e garantia

Antes de mais nada, você precisa entender todas as características dos produtos da sua loja, principalmente seus certificados de qualidade e garantia. Assim você demonstrará conhecimento e ganhará a confiança de seus clientes no momento da compra. Depois, é só usar todas as formas de contato com o cliente para lembrá-lo da importância de ter produtos de qualidade.

Reforce como isso faz a diferença para a experiência diária de usar os óculos ou lentes. Aposte no envio de SMS, comunicação dentro da loja e junto com os produtos. Assim, você deixa bem claro para seu cliente que ele tem a garantia de qualidade do produto que adquiriu.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Reforce a segurança e tranquilidade

Ao adquirir um produto original e com qualidade, o consumidor pode ficar tranquilo quanto a sua compra. Isso acontece porque ele poderá contar com a segurança de um item feito de acordo com os procedimentos corretos e legais.

Os óculos  piratas, por mais parecidos com os originais que sejam, não são seguros. Isso se dá, porque a sua produção não segue os padrões de qualidade e conhecimento necessários. Deixar isso bem claro nas suas abordagens de vendas, propagandas e promoções pode ser uma forma de ressaltar a importância de optar pelo original, mesmo que custe um pouco mais.      

Aposte na durabilidade e certificação

Um produto ótico que segue os parâmetros de qualidade e é feito por industrias certificadas, podem durar mais e serem mais resistentes. Isso acontece porque os materiais usados são todos de qualidade, originais e feitos exclusivamente para cada tipo de necessidade.

Por ser um acessório que está constantemente com o usuário, sendo parte importante de seu dia a dia, os óculos precisam ter garantia de que não vão descascar, riscar ou quebrar, oferecendo a melhor experiência para o cliente. Aposte em promoções de armações e ofereça descontos para os produtos que tem melhor custo-benefício para o cliente. Isso ajuda a fortalecer os atributos do produto e estreita o relacionamento dele com sua ótica.

Use as recomendações a seu favor

Após fazer o exame de visão ou ir a uma consulta com o oftalmologista/optometrista, os consumidores não hesitam em escolher o melhor e confiar no produto que o especialista indicar.

Por isso, a recomendação desse profissionais ainda é uma certeza a ser usada a favor da sua ótica. Esses especialistas, entendem a importância de usar produtos de qualidade no cuidado da visão. Por isso, faça parcerias com esses profissionais: ofereça descontos, promoções e vantagens para os profissionais e seus clientes, para que escolham comprar na sua loja.

Conclusão: os óculos piratas sempre vão existir

Por mais que existam órgãos que busquem regulamentar e combater o mercado dos óculos piratas, a tendência é que a pirataria continue sendo praticada. Mas, agora que você já sabe a importância de reforçar com seus clientes os benefícios dos produtos originais que sua ótica oferece, é hora de colocar em prática suas melhores ações.

Aposte em promoções, descontos, parcerias e ações de relacionamento. Também não se esqueça de investir na capacitação da sua equipe. Todos precisam estar preparados receber o cliente e mostrar as vantagens de um produto original.  São ele que irão convencê-lo de como produtos originais são fundamentais e podem fazer a diferença para a saúde visual.

O que achou do conteúdo? Sua ótica tem perdido muitas vendas por causa dos óculos piratas? Nos conte sua opinião nos comentários. E não se esqueça: se você quiser ser um especialista sobre produtos ópticos, não deixe de baixar esse e-book com todas as informações sobre qualidades, benefícios e vantagens de cada material dos óculos, lentes e armações:

Ana Clara

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 1 respostas

  1. Jeanne Barros says:

    Sabe o que é pior? Que além de lidar com esses produtos pirateados, temos que ainda lidar com a deslealdade do próprio mercado óptico. Tem muitos lojistas que queimam os preços e tb trabalham com produtos bem inferiores. Desta forma, eles conseguem um valor baixíssimo, e mesmo se tratando de qualidade inferior, não se importam. Como trabalhar num meio em que o próprio meio é desleal? Sem contar a banalização do ramo óptico. Hj toda esquina tem uma ótica. Claro, tem campo p todo mundo. Mas tb é um motivo maior ainda para essas pessoas trabalharem desta forma desleal com produto de baixa qualidade se tratando ainda de um mercado cada vez mais saturado. Ah, isso sem contar que toda loja chinesa de produtos diversos que vende desde calcinha até óculos…promovem um valor baixíssimo. Para abrir uma ótica, temos que ter um técnico óptico responsável, além de pagar todas as taxas. Desanimador…

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>