Como driblar a queda do movimento nas óticas?

O Brasil atravessa uma séria crise econômica e o varejo é um dos setores mais atingidos por essa instabilidade do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em fevereiro pelo Jornal da Globo, 2015 terminou com retração de 4,3% nas vendas do comércio — a pior taxa nos últimos 15 anos. Em 2016 o cenário não deve ser diferente o comerciante precisará ser bastante criativo para evitar a queda nas vendas.

Acesse sua ótica de qualquer lugar

Neste artigo separamos algumas ações que podem ser incorporadas às óticas para atrair o cliente até o seu balcão. Confira as nossas dicas e evite queda nas vendas.

Crie promoções

Preço será sempre um diferencial para qualquer estabelecimento e um importante mecanismo para atrair clientes. Oferecer promoções — desde descontos até brindes e sorteios — é uma forma de estimular as pessoas a entrarem em sua loja e conhecer os seus produtos, além, é claro, de incentivá-las a fazerem uma compra.

Melhore as condições de pagamento

O dinheiro está curto e não há tanto crédito. Os clientes já não contam com tantas opções de pagamento, o que ajuda a reduzir o consumo. Para driblar essa situação é necessário oferecer facilidades nesse pagamento: crediários, parcelamento, entre outras opções. Elas são um bom estímulo para a compra.

Invista no atendimento para evitar queda nas vendas

A concorrência de mercado é sempre complicada, mas em momentos de crise é ainda pior. A disputa por clientes fica mais acirrada e as lojas precisam apresentar bons diferenciais para fechar uma venda. Se em um cenário estável o bom atendimento já é levado bastante em consideração, durante a crise essa exigência é ainda mais determinante. Logo, o atendimento personalizado e de qualidade atraem novos consumidores e ajudam nos processos de fidelização.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Utilize o cross-selling

Trata-se de uma técnica em que o vendedor oferece aos seus clientes produtos complementares àquele que está sendo ou foi comprado. Experimente fazer isso em cada processo de venda. Se uma pessoa comprar óculos de sol ofereça outra opção de lente ou acréscimo de grau para aqueles que precisam, ou quem sabe até um bom produto de limpeza. Seja criativo.

Implemente canais de comunicação

Ações de marketing são importantes em qualquer cenário, mas é na crise que elas se fazem ainda mais necessárias. Criar canais de comunicação e relacionamento com o público permite apresentar a ótica, os produtos, os diferenciais, as promoções, criar ferramentas de relacionamento e, ainda, personalizar o atendimento. Hoje existem opções baratas para isso: as redes sociais e o e-mail marketing estão aí.

Faça um bom pós-venda

Fidelizar um cliente é importante para qualquer empresa e o atendimento de qualidade é fundamental nesse processo. Porém, o atendimento não termina quando se fecha uma venda, existe outra etapa que precisa ser feita: o pós-venda. Isso quer dizer, que a empresa está se colocando a disposição para aquele consumidor, seja para uma devolução, para tirar uma dúvida ou simplesmente para saber se gostou do produto ou serviço. Está aí um estímulo para que as pessoas voltem.

Gostou deste artigo sobre como lidar com a queda nas vendas? Confira outros textos em nosso blog, como esse que explica como atrair mais clientes para a sua ótica.

Ebook: 5 dicas de gestão para ópticas
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 1 respostas

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>