gestão de atendimento: porque fazer em sua otica

Gestão de atendimento: Entenda por que fazer em sua ótica

3 min de leitura

Fazer um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso em vendas de um negócio.

Receber bem, ter um preço aceitável, responder a todas as dúvidas, entregar o produto dentro do prazo e fazer um pós-venda eficiente são algumas das formas de conquistar e manter clientes.

Essas não são tarefas fáceis, já que as pessoas possuem percepções de valor diferentes. Mas tudo se torna possível com as ferramentas certas, e a gestão de atendimento é uma delas.

A gestão de atendimento te ajuda a obter dados sobre taxas e motivos de perder vendas, além de organizar e melhorar os atendimentos.

Com isso, é possível acompanhar e entender o comportamento de compra dos consumidores e tomar ações efetivas para resolver suas falhas.

Mas, como colocar isso em prática na sua ótica e por que é tão importante? Como uma simples gestão de atendimento tem impacto na receita da sua loja? E como você pode usar isso para estimular sua equipe e vender mais?

São essas respostas que queremos te ajudar a obter. Vamos lá?

O que é gestão de atendimento?

Como já dissemos, a gestão de atendimento te dá uma visão completa de como está o desempenho dos atendimentos ao cliente.

Além de criar uma ordem de atendimento, essa gestão permite ver a taxa de conversão em vendas da sua loja. E nada como saber em números o que esta dando certo ou errado.

Se as vendas não acontecem, com o gerenciamento dos atendimentos, é possível saber e quantificar os motivos da perda.

Dessa forma, o gestor tem uma visão ampla dos principais pontos a melhorar para aumentar as taxas de vendas e pode investir nisso.

Portanto, a gestão de atendimento é uma ferramenta para te ajudar a enxergar como estão as vendas da sua ótica. E faz isso destacando os principais motivos para as perdas de vendas.

Isso te traz a oportunidade de corrigir os principais problemas percebidos no contato direto com a parte mais interessada: o seu público-alvo.

Ou seja, é um item fundamental para ser mais assertivo na conversão e na conquista de clientes.

Como a gestão de atendimento ajuda nas suas vendas?

Todo atendimento pode ser convertido em vendas na sua ótica.

Saber e controlar os motivos que fazem seus clientes não comprarem, entender o desempenho de cada atendente e acompanhar a taxa de conversão em vendas da sua loja, são fatores primordiais para aumentar suas vendas.

Assim, a gestão de atendimento te ajuda a:

– Organizar os atendimentos aos clientes

Manter uma fila de atendimento organizada é essencial para o bom funcionamento da loja.

Nada de deixar clientes sem atenção, ou promover uma competição entre os atendentes para quem irá atender o próximo.

Apenas o fato de organizar essa fila de atendimento já é suficiente para mudar o clima em sua ótica e melhorar o atendimento ao cliente.

Além disso, dá para mensurar o desempenho dos seus vendedores e criar programas de incentivo para quem acabar com as filas ou converter mais vendas.

Para isso, estimule todo mundo a cuidar das listas e mostre que a ótica só tem a ganhar com essa organização.

– Descobrir o porquê você não está vendendo

Ao finalizar um atendimento o seu vendedor anota, em uma planilha ou sistema, o motivo de ter perdido a venda. Com isso, no final de um período é possível entender o que os seus clientes estão precisando.

Tendo esses dados, é possível fazer uma análise e tomar decisões baseadas na realidade da sua ótica para te ajudar a vender sempre mais.

Agora vem a ação!

Se analisando os dados você percebe que estão perdendo vendas por causa do preço, talvez seja hora de você fazer uma pesquisa de mercado e alterar sua tabela de preços.

Se muitos clientes estão buscando por um produto que você não tem em sua ótica, ir atrás de novos fornecedores e parcerias pode te ajudar.

– Monitorar remotamente os atendimentos

Caso você tenha um sistema que te permita fazer a gestão de atendimento, mesmo estando longe da sua ótica, será possível saber se os seus vendedores estão produzindo.

Ao acessar pelo seu dispositivo móvel você poderá saber qual foi o horário do último atendimento de um vendedor, se estão atendendo no momento e os resultados.

Use a gestão de atendimento para aumentar suas vendas

Como você já percebeu, gerenciar os atendimentos da sua óticas, ajuda bastante na hora de organizar prioridades. Além de ser uma ferramenta muito útil para enxergar falhas e oportunidades de venda.

Não sabe como começar? Baixe nossa planilha de gestão de atendimento para óticas, pratique a estratégia da melhor forma e use os dados colhidos a seu favor.

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