Blog ssOtica para óticas

Caderno, planilha ou sistema: qual a melhor ferramenta para organizar sua ótica?

3 min de leitura

A gestão de uma ótica pode ser feita de diversas maneiras. Seja através de caderno de anotações, planilhas ou sistemas, é possível controlar todas as áreas da empresa a fim de ter sucesso em seu negócio. No entanto, uma dúvida é muito comum entre os donos de loja: qual dessas opções é a melhor ferramenta para gerenciar uma ótica?

Se essa pergunta também passa pela sua cabeça quando pensa nesse assunto, não deixe de acompanhar o texto de hoje. Nele vamos mostrar como cada solução funciona e qual delas é a melhor para o seu negócio. Confira!

1. Caderno de anotações

O caderno de anotações é considerado um dos métodos mais convencionais de armazenar dados. Isso porque, até o surgimento de técnicas mais avançadas, essa era praticamente a única forma das empresas registrarem suas informações. 

Logo, é comum que óticas que não possuem grandes volumes de informações a serem salvas ainda usem essa forma de armazenamento para cadastrar clientes, controlar o estoque e fluxo de caixa. No entanto, é muito difícil manter uma gestão eficiente à medida que o negócio começa a crescer. Nesse sentido, essa acaba sendo uma solução limitada e pouco eficiente

2. Planilha

Mais avançadas e funcionais do que as anotações em papel, as planilhas conseguem agrupar uma enorme quantidade de dados. Por isso, ela é a alternativa mais eficaz para quem deseja melhorar o gerenciamento de sua ótica. Afinal, não é preciso ficar acumulando mais e mais cadernos para registrar todas as informações da empresa. 

Entretanto, as planilhas ainda exigem um certo trabalho manual por parte do dono da loja. Isso acontece porque é necessário registrar, atualizar e corrigir os dados um a um sempre que for necessário. Além disso, como não há integração entre as áreas da ótica, o cruzamento das informações e possíveis relatórios gerenciais também devem ser feitos à mão. 

Aqui, nós disponibilizamos mais de 10 planilhas gratuitas para você usar na sua loja! Confira nossa planilha de controle de estoque, gestão de marketing para óticas e acompanhamento de comissão de vendedores.

3. Sistema de gestão

O sistema de gestão é uma ferramenta voltada para a automatização de processos. Criada para oferecer maior agilidade e praticidade, ela diminui as chances de problemas causados por falha humana. Logo, seu uso é indicado para óticas de todos os tamanhos e estágios de maturidade. 

Para entender porque essa é considerada a melhor ferramenta de gestão, vale a pena fazer a seguinte reflexão:   

  • Quantas horas do dia são gastas na sua loja com tarefas manuais, como a busca pelo cadastro de um cliente? 
  • Quanto tempo é gasto para realizar o controle dos produtos que entram e saem do estoque? 
  • Quanto tempo os vendedores gastam para registrar as vendas realizadas? 

As respostas para essas perguntas mostram como os processos manuais do dia a dia são capazes de consumir tempo e energia de todos que trabalham na ótica. Nesse sentido, o sistema de gestão surge como uma ótima alternativa para transformar essa realidade e os resultados do negócio. 

Qual a melhor ferramenta de gestão?

Como vimos, tanto o caderno de anotações quanto as planilhas e os sistemas podem ajudar na gestão da ótica. No entanto, algumas soluções são consideradas mais eficientes do que outras. 

E para que não restem mais dúvidas de qual é a melhor ferramenta para gerenciar a sua loja, veja a seguir o comparativo que criamos sobre o assunto. 

Conclusão

Como foi possível perceber na comparação que mostramos acima, o sistema pode facilitar e melhorar muito os processos da sua ótica. Por isso, ele é considerado a melhor ferramenta para ter uma gestão mais eficiente e orientada a resultados. 

Com o ssOtica é possível ter todas essas vantagens no dia a dia da empresa. O programa, pensado exclusivamente para o setor óptico, permite que você gerencie a sua loja de forma simples e eficiente.  

Portanto, não perca tempo: conheça o ssOtica, faça um teste gratuito e veja como a nossa solução pode mudar para melhor a gestão da sua loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>