Blog ssOtica para óticas

papel do contador na vida da ótica

Qual o papel do contador na vida da ótica?

3 min de leitura

A contabilidade é, muitas vezes, vista somente como a parte que cuida da burocracia das empresas. Mas, muito além disso, ela pode ter um papel gerencial fundamental e ajudar nas tomadas de decisões dos gestores.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o papel do contador na sua ótica e como ele pode ajudar seus negócios a irem mais longe.

O primeiro benefício de ter a parceria de um contador é ter alguém que entenda os números e como está a saúde financeira da sua empresa. A partir de relatórios e análise financeira, o profissional consegue identificar pontos altos e a melhorar, que podem fazer toda a diferença nas suas vendas. Com isso, você passa a ter uma visão mais estratégica da sua ótica e assume uma gestão mais assertiva.

Além disso, como já é de senso comum, é realmente o papel do contador desburocratizar os processos da sua empresa. Isso quer dizer que ele coloca tudo de acordo com a lei e as normas, sem que você tenha dores de cabeça e perca noites de sono por isso.

Ou seja, ele atua de forma profissional, resolvendo problemas de uma forma muito mais prática que você ou sua equipe.

Nos tópicos a seguir, falamos em quais momentos você deve contar com a ajuda de um contador e o que ele faz em cada um deles.

1 – Ao abrir seu negócio

Uma das partes com mais burocracias em uma empresa é o momento de abrir as portas. Muitas vezes, os gestores não fazem ideia de toda a documentação necessária para regulamentar o negócio.

É aí que entra o papel do contador: ele ajuda a definir a divisão da sociedade, o capital social, o planejamento e os tributos a serem pagos. Ele pode fazer a diferença para você montar uma ótica de sucesso.

Se você está pensando em começar uma loja, confira nosso checklist de como abrir uma ótica lucrativa.

2 – Na hora de estabelecer rotinas de gestão

O contador também dá suporte sobre a legislação, os balanços e sobre a administração de compras. É ele quem deve orientar sobre a melhor forma de fazer controle de estoque, com análise de captação e retenção do capital de giro.

Também ajuda na precificação, com base no cálculo de despesas fixas e variáveis e na gestão do fluxo de caixa. E prepara o que for necessário para obtenção de crédito, avaliando vantagens e desvantagens de cada opção.

Além disso, é sim papel do contador:

  • Liberar o CNPJ da sua ótica na Secretaria da Fazenda para a emissão de notas fiscais, orientando sobre quais os códigos tributários que devem ser informados no documento e quando os impostos deverão ser destacados.
  • Informar qual o regime tributário do cliente, deixando-o ciente sobre valores e formas de estar em dia com as obrigações legais.
  • Gerar o SPED fiscal da sua ótica, um arquivo digital que reúne informações sobre todas as atividades fiscais da empresa, mantendo a transparência de suas atividades para as fiscalizações.

Com alguém cuidando de tudo isso na rotina da ótica, fica mais fácil você tomar suas decisões estratégicas e pensar na evolução do negócio.

3 – Ao identificar necessidades de mudanças internas

Para analisar o custo-benefício de manter os funcionários ou decidir qual o momento de mudar a equipe, o contador é de grande ajuda. Nesse momento, o papel do contador é agir como consultor estratégico, te ajudando a tomar decisões baseadas em dados concretos sobre a situação da ótica.

4 – No momento de mudar sociedades ou vender o negócio

Assim como a hora de abrir é cheia de burocracia, fechar ou mudar a estrutura da sua ótica também exige conhecimento. Nessa etapa, o contador faz acertos de contas, divisão entre sócios e levantamento de todas as questões financeiras e legais.

Conclusão: o papel do contador é estratégico para sua ótica

Por tudo isso, deu para perceber que o papel do contador é muito maior na sua gestão, não é?

Além de preencher e arquivar documentos legais para o funcionamento da ótica, ele te leva a uma gestão mais estratégica. Não só garantindo a conformidade com a legislação tributária e fiscal ou cuidando da folha de pagamentos, mas analisando esses dados.

Com um sistema de gestão para óticas, todo esse trabalho fica mais palpável e mais prática de administrar. Isso porque a ferramenta emite relatórios, faz controle de estoque, tem o perfil dos clientes e acompanha o fluxo de todos os processos da loja.

Muitos desses dados precisam ser interpretados por um profissional especializado, como o contador. Por isso, conte com um ao seu lado, seja como parceiro ou como consultor: ele pode ser a chave para grandes negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>