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3 diferenciais competitivos que ajudam a sua Ótica a vender mais

3 min de leitura

Não é segredo pra ninguém o quanto a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas. No mercado ótico, que está sempre evoluindo, essa mudança também chegou rápido e por isso, os diferenciais competitivos são um ponto chave. 

Para sair na frente dos concorrentes, a melhor forma é acompanhar as tendências e apostar em diferenciais competitivos para vender mais na sua ótica. Assim, nessas horas, contar com um sistema de gestão é fundamental para manter a ótica em pleno funcionamento e vender mais.

Dessa forma, uma ferramenta de gestão possui funcionalidades que ajudam o dia a dia da sua ótica, facilitando seus processos. Entre eles, estão o controle de estoque, o gerenciamento de produção do laboratório e o perfil de clientes.

E sabe o que é melhor? Ele facilita essa transição para o digital e ajuda a definir os diferenciais competitivos para vender mais. Quer saber que tipo de elementos são esses e como eles te colocam na frente? Então, leia os tópicos a seguir e anote as dicas.

Entender como estão suas vendas

Saber como são feitos os atendimentos e organizar as prioridades para evitar confusões é fundamental para uma boa gestão. Uma das funcionalidades comuns aos sistemas é a fila de atendimento, que também ajuda a saber o motivo de perder vendas.  Sabe aquela sensação de ver as pessoas entrando na ótica, mas indo embora sem comprar nada? É hora de entender o que faz isso acontecer.

Além de organizar suas atividades, ao fechar um atendimento, o vendedor pode indicar qual o motivo do cliente não comprar. Com isso, é possível enxergar e melhorar pontos negativos que podem estar afastando seu público bem como ter um panorama geral da porcentagem de vendas feitas e não feitas. 

Com o sistema de gestão, dá para criar metas e planejar a melhor forma de agir em cima desses motivos para perda de vendas. E, como resultado, envolver toda a equipe nas melhorias.

Fazer um pós-venda eficiente

Atender e receber bem um cliente é pré-requisito para sua ótica dar certo. Mas saber fazer um pós-venda bem feito pode ser um diferencial para vender mais.

Isso quer dizer que você precisa estar presente para seu cliente, mesmo depois de vender. Seja para resolver problemas que surgirem ou para se mostrar disponível.

Mas, além de ser prestativo, também é preciso saber a hora certa e a melhor forma de comunicar com o cliente. De nada adianta ter uma estratégia de pós-venda por e-mail, se seu cliente só usa o Whatsapp. Não resolve mandar uma mensagem no dia seguinte à compra e depois não perguntar como está a adaptação ao produto.

Com um sistema de gestão na sua ótica, você consegue programar e saber quando está na hora de falar com o cliente. É possível personalizar mensagens e até mesmo criar pontos para não perder o contato, como, por exemplo, aniversários. Ou seja, o sistema te ajuda a ser presente para seu cliente durante todo o período pós-venda.

Veja como automatizar o pós-vendas da sua ótica de forma eficiente com nosso guia gratuito!

Acompanhar metas e indicativos

Outro grande diferencial para vender mais é saber onde você quer chegar. Para isso, é preciso criar um planejamento e ter metas claras para atingir.

De nada adianta querer que sua ótica cresça, enquanto não for estabelecido qual ponto você deseja atingir. E, depois de entender isso e definir seus objetivos, é preciso acompanhar o desempenho de perto.

Sem acompanhar, é impossível saber se você está abaixo da meta e se é o momento de agir para resolver isso. Se está no meio do mês, por exemplo, e a loja ainda não vendeu o suficiente, é hora de tomar uma atitude.

Pode ser uma campanha de marketing para ajudar nas vendas ou uma ação promocional. O que importa é que, sem acompanhar as metas, você pode perder muito.

Um sistema de gestão para óticas te ajuda a não passar por esse problema. Com ele, é possível ver relatórios financeiros e gerenciais para tomar decisões.

Além disso, você também pode estabelecer as metas e acompanhar o desempenho da equipe e fazer planos a longo prazo.

Conclusão: conte com o ssOtica para vender mais

E então, precisa de tudo isso na sua ótica? Já entendeu a importância dos diferenciais competitivos para vender mais? Com eles, você sai na frente dos concorrentes e se torna uma opção para os clientes.

Para fazer isso de forma mais prática, o segredo é contar com um bom sistema de gestão. O ssOtica resolve todos esses pontos e muito mais e é feito para resolver os problemas exclusivos das óticas. Conheça nossos planos e veja como podemos afazer a diferença na sua ótica!

  • Estou querendo obter controle de clientes com todas as informações sobre a receita médica e o que o cliente fez. Para arquivar.

    • Oi, Sergio, tudo bem? Que bom que você quer ter esse controle a mais na sua ótica! Vou te encaminhar um e-mail para tentar te ajudar. Abraços!

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