Blog ssOtica para óticas

Lentes Free Form: o que são e como vendê-las bem na sua ótica

4 min de leitura

Assim como acontece em outros segmentos, o mercado óptico está em constante evolução. Prova disso são a chegada de novas tecnologias e materiais, como no caso das lentes free form. Produzidas a partir de softwares de última geração, elas permitem confeccionar lentes para qualquer tipo de problema visual. 

No texto de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de produto. Além disso, também destacamos quatro dicas importantes para vender bem a tecnologia de lente free form na sua loja. Confira! 

O que são lentes free form

De forma simples e direta, podemos dizer que a tecnologia free form permite produzir lentes de forma livre. Mas o que isso significa na prática? Que são feitas de acordo com as necessidades individuais dos clientes, considerando o problema de visão e as medidas pupilares

E como isso é possível? Graças ao processo diferenciado de surfaçagem, ou seja, da forma como elas são moldadas. Para deixar mais claro, veja a seguir a comparação no processo de fabricação de lentes:

  • Monofocal: No processo tradicional, a surfaçagem deixa distorções nas periferias da lente. O mesmo não acontece no processo free form, uma vez que essas distorções são trabalhadas para deixar a visão mais confortável e nítida.
  • Multifocal: No processo tradicional, é utilizado um bloco semi acabado, ou seja, com campo de visão definido, independente nas medidas pupilares do cliente e das adições necessárias. Nele, utiliza-se um rebolo diamantado para “esculpir” a dioptria de longe. Já no processo digital free form, a surfaçagem é feita ponto a ponto em um bloco de lente de visão simples.

Assim, o diferencial das lentes free form está na tecnologia do software utilizado, muito mais moderno e capaz de calcular e surfaçar o grau de acordo com as necessidades de cada cliente utilizando um bloco de lente de visão simples.

Portanto, graças a tecnologia de última geração, tanto o design quanto a formatação podem ser completamente personalizados. Além disso, todo o procedimento é feito na superfície interna do objeto a fim de ficar mais próximo aos olhos. Assim, os óculos ficam mais confortáveis e apresentam menos distorções para os usuários. 

Quais as vantagens das lentes free form

Por ser fabricada com a ajuda de computadores e máquinas de alta tecnologia, as lentes free form oferecem diferenciais que nenhum outro produto consegue proporcionar. O primeiro deles é a capacidade de personalização. 

Como mencionamos, esse tipo de lente é produzido de acordo com as características e necessidades visuais de cada cliente. Sendo assim, o processo de adaptação acaba sendo muito mais rápido e agradável, principalmente quando comparado às lentes convencionais. 

A segunda vantagem está relacionada à disponibilidade de tratamentos e materiais disponíveis. Materiais diferenciados, como as resinas de alto índice, e tratamentos especiais, como antirreflexo e proteção UV, são capazes de potencializar o conforto e a proteção garantidos pelo free form.  

Por fim, a qualidade, o equilíbrio de contraste e a sensibilidade também merecem destaque. Graças à modelagem computadorizada feita sob medida, todas essas características são otimizadas nos óculos com lente de forma livre.  

Como vender as lentes free form

1. Entenda o que é e como funciona a lente

Dificilmente você conseguirá vender algo que não conhece bem. Por isso, é fundamental entender o que são as lentes free form e como elas funcionam. Dessa forma, será possível explicar ao cliente todos os detalhes e diferenciais que esse produto oferece. 

2. Ressalte os aspectos relacionados a tecnologia

A tendência é que o free form domine o mercado óptico em alguns anos. E esse movimento deve-se ao fato dos benefícios e capacidade de personalização que esse produto é capaz de oferecer. Nesse sentido, lembre-se de ressaltar para o consumidor que ele estará adquirindo o que há de mais moderno quando o assunto são lentes corretivas

3. Use exemplos para explicar os benefícios

Como mencionamos, as lentes free form são produzidas de forma exclusiva para cada pessoa e leva em conta o que cada um precisa quando o assunto é conforto visual. Logo, outra dica que pode ajudar muito durante a venda é ilustrar esse diferencial por meio de exemplos práticos. 

Nesse sentido, a analogia das roupas feita sob medida é uma ótima forma de mostrar essa capacidade de personalização. Imagine que as lentes convencionais são como ternos que podem ser comprados prontos em uma loja e as free form são como ternos feitos sob medida por um alfaiate. 

As chances de que o primeiro não se encaixe perfeitamente no corpo do cliente são muito maiores, não é mesmo? Pois bem, o mesmo acontece no caso das lentes corretivas. Portanto, use esse tipo de explicação para que ele possa entender as diferenças entre um tipo de lente e outro. 

4. Ressalte a capacidade de adaptação da lente 

Graças a capacidade de adaptação das lentes free form, você pode dizer ao consumidor que irá oferecer um produto perfeito para o estilo de vida dele. No caso de pessoas com miopia, evidencie que é possível adquirir um óculos com lentes curvadas ou esportivas, algo que não é possível com o método tradicional de produção. 

Já para quem precisa de lente multifocal, não se esqueça de mencionar que a distorção lateral é praticamente inexistente. Desse modo, ele terá maior bem-estar e melhor experiência ao usar um óculos com lentes free form.

Conclusão

Assim como acontece com outros tipos de produto, para vender lentes free form não existem grandes segredos. Basta conhecer bem como elas funcionam para conseguir apresentar de forma clara todos os seus benefícios. E lembre-se: apesar do processo de adaptação facilitado, o pós-venda também é muito importante nesse caso. 

Acompanhe a experiência de uso dos clientes nas semanas seguintes à venda e veja se tudo está correndo bem. Além de garantir a satisfação dos consumidores, isso vai fazer com que eles se sintam mais confiantes com relação ao produto que adquiriram. 

Gostou das dicas de como você pode vender bem as lentes free form? Conhece outras técnicas que também podem ajudar nesse processo? Então compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>