Blog ssOtica para óticas

O que são lentes para visão simples ou monofocais?

3 min de leitura

No dia a dia da sua ótica, você trabalha com inúmeras receitas de óculos e já se acostumou a ler os números e as correções necessárias para cada tipo de problema de visão.

Mas, para os seus clientes, os códigos podem ser um mistério e se tornar motivo de susto. Como você convive com isso todos os dias, já sabe que nem tudo é preocupante: há os casos de visão simples ou única, ou seja, com apenas uma variação dióptrica para corrigir.

Logo, as chamadas de lentes para visão simples ou monofocais são usadas por pessoas que possuem somente miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Como essas lentes possuem características únicas, é preciso entendê-las para saber indicar a melhor para clientes. Continue a leitura!

Por que são chamadas de lentes para visão simples?

Devido à sua proposta de corrigir apenas uma problema de visão, as lentes monofocais também levam o nome de lentes para visão simples. Ou seja: um problema, uma solução, uma lente. Elas são indicadas, por exemplo, para quem precisa de óculos para descanso da visão ou para leitura.

Uma pessoa com astigmatismo mais miopia, por exemplo, não poderia usar esse tipo de produto, pois precisa de lentes multifocais, que ajudam a resolver múltiplos problemas de uma só vez. Ou seja, resolve a falta de foco e a visão para longe com apenas uma lente.

Na receita de óculos para lentes monofocais, o valor dióptrico deve conter apenas números positivos ou negativos, ou seja, nunca terá os dois.  Mas você sabe qual tipo de lente é o mais indicado para cliente com visão simples?

Assim como há diferenças entre tipos de necessidades oculares, também existem diferenças de material e de complexidade das lentes. Por isso, listamos alguns benefícios e diferentes tipos de lentes de visão simples, mostrando que, mesmo dentro de um universo parecido, há especificidades em cada caso.

Lentes esféricas para miopia, hipermetropia e presbiopia

Com tecnologias aplicadas à lente e formato adequado, é possível produzir lentes leves, com qualidade visual, boa aparência e conforto para o paciente. Seja com material plástico ou de vidro, as lentes com designs de superfície esféricas permitem criar lentes chatas e leves, mesmo para graus muito elevados, o que gera conforto visual para todos.

No caso de óculos para descanso, indicado para clientes com presbiopia, ou visão cansada, também se aplicam as mesmas particularidades.

Lentes cilíndricas para astigmatismo

Astigmatismo nada mais é do que uma alteração na córnea que provoca vários focos para quem vê. Desta forma, são necessárias lentes em formato cilíndrico pra corrigir refração e proporcionar conforto para a pessoa. Geralmente, os materiais mais usados para este tipo de lente são acrílico e policarbonato que resulta em lentes leves e duráveis.

Fotossensíveis, mais resistentes e de alta qualidade

Os fornecedores de lentes de visão simples investem em tecnologias para gerar mais conforto para seus clientes.  As lentes fotossensíveis ou com contrastes de cor, por exemplo, se adaptam à luz e ajudam na adaptação da própria visão. Elas também possuem revestimentos que fornecem maior resistência e durabilidade, não quebrando nem arranhando com facilidade. Há ainda opções que permitem maior precisão, para que o paciente se adapte mais rápido ao produto.

Conclusão: para cada visão simples, uma ajuda espetacular

Enfim, as lentes monofocais possuem muitas possibilidades de materiais e a escolha deve ser avaliada de acordo com a necessidade de cada cliente. E, para conseguir oferecer a melhor lente, o vendedor precisa ler uma receita de óculos com clareza e entender os desejos de cada pessoa.

Se você ainda tem dúvidas sobre como ler receitas de óculos, não deixe de conferir nosso material completo sobre o assunto.

Quando você mantém um registro e histórico de receitas e compras do seu cliente, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e satisfatório. Já pensou em usar um sistema de gestão para fazer essa tarefa?

O ssOtica é uma opção. Com ele, todos os processos do dia a dia da sua ótica vão estar a poucos cliques. E você nem precisa ser expert em computadores. Ah, e, com certeza, depois dele passar a fazer parte da sua rotina, tudo vai ficar mais simples. Inclusive a sua visão de tudo o que acontece no seu negócio. Experimente e comprove.

  • paulo dama disse:

    Bom dia!
    Quando dizem que na visão simples, “o valor dióptrico deve conter apenas números positivos ou negativos”., Isso não é verdade absoluta, pois pode sim aparecer os dois.
    E não é raro, isso acontece após um trauma ou cirurgia.

    E no segundo parágrafo: Por que são chamadas de lentes para visão simples?
    Não ficou muito claro, pois os multifocais, no dia-a-dia são considerados para auxiliar a visão de longe e perto de pessoas com presbiopia após os 40 anos.
    Apesar de miopia mais astigmatismo, ainda é considerada visão simples, pois as lentes não tem corredor progressivo.
    Lembrando que as lentes cilíndricas tem duas forças dióptricas em dois meridianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>