Blog ssOtica para óticas

3 formas de medir DNP na sua ótica

4 min de leitura

Para quem trabalha em óticas, conhecer sobre pupilômetros é uma tarefa fundamental. Afinal, esse equipamento possibilita medir DNP, algo indispensável para a montagem de óculos de grau. Logo, é muito importante saber qual o melhor pupilômetro para que esse trabalho seja desempenhado com sucesso na sua loja. 

No texto de hoje você vai conferir quais são as principais características dos três tipos mais comuns de pupilômetro disponíveis no mercado. Assim, será possível fazer uma escolha com base em informações que fazem a diferença no dia a dia da ótica. Acompanhe! 

A importância de medir DNP corretamente

Como você provavelmente já deve saber, a distância naso-pupilar (DNP) é aquela medida tirada do nariz até o centro da pupila do cliente. Ela deve ser registrada antes da produção dos óculos para que o laboratório consiga montar corretamente as lentes na armação. Não entendeu? Calma, vamos explicar melhor como funciona essa relação.

Independente do problema de visão, o centro da lente corretiva precisa estar sempre posicionado no centro do olho do usuário. Mas assim como acontece com outras partes do corpo, a DNP vai variar de uma pessoa para outra devido aos diferentes formatos de rosto. Ou seja, essa medida será diferente para cada consumidor que você atender. 

Nesse sentido, é fundamental medir DNP de forma precisa na ótica. Assim, o profissional responsável por montar a lente será capaz de saber qual é o deslocamento que a lente deve ter no aro da armação para que fique alinhada ao centro da pupila. 

Você conhece os principais equipamentos que uma ótica deve ter? Confira em nosso material gratuito.

3 principais formas de medir a DNP

No passado, a forma mais comum de fazer a medição de DNP era com uma régua comum, dessas que as crianças usam na escola. No entanto, esse não é o método mais confiável, pois basta um pequeno esbarrão daqui ou um desalinhamento dali para que as medidas sejam registradas de forma incorreta..

A fim de evitar que esse tipo de problema aconteça, o ideal é contar com equipamentos específicos para essa função. Desse modo, você consegue garantir medidas mais precisas e reduz as chances de erro na hora da montagem. Veja a seguir três principais maneiras de medir DNP e as vantagens e desvantagens de cada uma delas. 

 

1. Régua digital

A régua digital é um equipamento mais simples e acessível, principalmente do ponto de vista financeiro. Fácil de usar, ela registra a distância naso-pupilar dos dois olhos e as medidas são exibidas separadamente no leitor digital.  

Entretanto, ele possui algumas limitações que merecem atenção, como a indicação de uso apenas para medições de perto. Conheça as vantagens e desvantagens da régua digital. 

Vantagens:

  • Baixo custo para aquisição;
  • Mede a DNP dos dois olhos;
  • Os resultados da medição são exibidos digitalmente;
  • É uma ferramenta de fácil manuseio;
  • Os valores de cada olho são exibidos separadamente.

Desvantagens:

  • Deve ser usado especificamente para medidas de perto;
  • Não possui luz de reflexo corneano;
  • Não é tecnicamente considerado um pupilômetro;
  • A medição é feita manualmente, ou seja, é preciso que o vendedor coloque os marcadores no centro de cada pupila do cliente;
  • A precisão das medidas é inferior quando comparado ao registro feito por um pupilômetro convencional ou digital. 

 

2. Pupilômetro convencional 

Essa é, sem dúvidas, uma das formas mais comuns de realizar a medição de DNP. Por ser capaz de entregar resultados mais precisos e não ter um custo tão elevado, o pupilômetro convencional acabou se tornando muito popular nas óticas brasileiras. 

Porém, por exigir o posicionamento manual dos indicadores, é preciso ter muita atenção para que as medidas sejam registradas corretamente. Veja quais são as principais vantagens e desvantagens de utilizar esse equipamento. 

Vantagens:

  • Pode ser utilizado para medições de perto e de longe;
  • Mede a distância pupilar (DP) e a distância naso-pupilar (DNP);
  • A medição é feita de 0,5 em 0,5 milímetros, conferindo uma precisão maior aos resultados;
  • Permite fazer a oclusão de um dos olhos. 

Desvantagens:

  • É preciso que o vendedor selecione se a medição que será feita é para perto ou longe;
  • O processo é completamente manual e exige extrema concentração da pessoa responsável pela medição na hora de posicionar os indicadores sobre as pupilas do cliente;
  • A experiência para o consumidor ainda não é a melhor possível, pois ele precisa participar ativamente do processo de medição recebendo orientações do vendedor para onde olhar. 

3. Pupilômetro digital por foto

Das três maneiras de medir DNP que listamos aqui, essa é considerada a melhor opção disponível no mercado. Além de modernizar a loja, o pupilômetro digital por foto gera resultados ainda mais precisos e confiáveis. 

Mas assim como os outros métodos, ele também possui alguns pontos de atenção, como exigir treinamento da equipe para ser usado da melhor forma. Confira as vantagens e desvantagens desse tipo de pupilômetro.

 

Vantagens:

  • Pode ser utilizado para medições de perto e de longe;
  • Além de medir DNP e DP, também é possível registrar altura de montagem, o diâmetro das lentes e o ângulo pantoscópico;
  • A medição é realizada por foto, portanto o processo se torna mais confortável para o cliente;
  • Permite que o dono da ótica faça vendas pela internet por meio de uma loja online;
  • Não exige a aquisição de equipamentos físicos de alto custo;
  • As medidas são calculadas automaticamente pelo sistema e não é necessário que o vendedor faça posicionamento manual dos marcadores pupilares.

Desvantagens:

  • É preciso treinar a equipe de vendas para que todos os recursos da ferramenta possam ser usados da melhor forma possível. 

Conclusão

Como vimos, tirar medidas pupilares é uma tarefa essencial para qualquer ótica. Afinal, são esses números que irão determinar o posicionamento correto das lentes nas armações e no rosto dos clientes. Se esse trabalho não for bem feito, as chances de entregar um produto que não atenda as necessidades e expectativas do consumidor são muito grandes. 

Para evitar que isso aconteça, nada melhor do que usar os equipamentos certos. A régua digital e os pupilômetros convencionais e digitais por foto são, atualmente, as três formas mais comuns de medir DNP. No fim, o mais importante é avaliar todas as opções e adquirir aquela com melhor custo-benefício para a sua loja. 

O que achou deste conteúdo? Não se esqueça de compartilhar a sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>