Blog ssOtica para óticas

6 novas tecnologias do setor óptico para 2022

4 min de leitura

Assim como acontece em outros segmentos, as novas tecnologias do setor óptico crescem ano após ano. Seja ela para melhorar a qualidade dos produtos ou a gestão financeira e de vendas da loja, é importante investir em novidades tecnológicas para aprimorar cada vez o seu negócio. 

Portanto, se você deseja melhorar o atendimento e os resultados da sua ótica, a tecnologia pode ser o caminho. Pensando nisso, separamos algumas inovações que já são uma realidade no mercado óptico. Se você quer ficar por dentro desse assunto, não deixe de acompanhar o texto de hoje!

Tecnologias do setor ótico que você precisa conhecer

Como mencionamos anteriormente, a tecnologia pode trazer inúmeros benefícios para as óticas, desde os sistemas de gestão até os produtos disruptivos. Adotar produtos e ferramentas tecnológicas são um ótimo caminho para se diferenciar em um mercado tão competitivo. 

Confira a seguir uma lista que separamos com seis novos produtos e equipamentos considerados tendência do setor óptico em 2022

 

1. Pupilômetro virtual

O pupilômetro é um dos equipamentos mais importantes de uma ótica. Afinal, é ele que mede com precisão a DNP, medida essencial para fabricação corretas de lentes de grau. Nesse sentido, vale a pena estar atento às tendências do segmento óptico para melhorar cada vez mais o atendimento oferecido na loja. 

Dentro desse contexto de novas tecnologias para óticas, o pupilômetro virtual é uma das que mais se destacam. E sabe por que isso acontece? Porque ele contribui para a modernização da loja ao registrar medidas ainda mais precisas. Veja a seguir todos os ganhos que a sua loja pode alcançar ao adotar o uso desse equipamento. 

  • Além da distância naso-pupilar (DNP) e pupilar (DP), muitos modelos de pupilômetros virtuais registram também a altura de montagem, o diâmetro das lentes e o ângulo pantoscópico. Ou seja, são mais informações para aprimorar o atendimento e tornar a montagem dos óculos ainda mais personalizada.
  • Todas as medidas são calculadas de forma automática pelo equipamento. Além disso, graças a inteligência artificial, o resultado acaba sendo mais preciso e confiável.
  • Ao usar um pupilômetro como esse, a ótica passa a oferecer uma experiência de compra única a seus clientes. Isso porque a escolha de óculos se torna mais interativa e sem a necessidade de qualquer contato físico com aparelho.

 

2. Lentes SmartView

As lentes SmartView são uma das novidades que prometem transformar a adaptação dos usuários aos óculos de grau. Baseada em estudos que consideram os movimentos dos olhos durante o uso de dispositivos eletrônicos, a linha Zeiss SmartLife é um exemplo disso. 

Ao todo, são três diferentes modelos de lentes que visam proporcionar uma visão mais confortável a qualquer distância e em todas as direções, para todas as idades. 

Levando em conta as necessidades de cada fase da vida, as lentes com Smartview reduzem os desconfortos durante o período de adaptação aos óculos novos. Além disso, elas também garantem o pleno conforto visual diante das frequentes alterações de posição da cabeça e dos olhos. 

 

3. Lentes ultra polarizadas

As lentes ultra polarizadas também são outra tendência que vale a pena conhecer. Com uma estrutura composta por oito camadas, elas funcionam como um verdadeiro escudo contra os raios solares e seus reflexos. 

Fabricadas na Suíça, essas lentes solares possibilitam uma experiência visual mais realista. Isso é possível graças à combinação de um polarizador altamente eficiente com tratamentos antirreflexo hidrofóbico e antirrisco.

Assim, elas oferecem uma proteção de 100% contra os raios UVA e UVB, além de eliminar o excesso de luz. Desta forma, a lente confere maior nitidez e excelente percepção das cores.  

 

4. Óculos inteligentes

Entre as novidades tecnológicas já existentes no mercado, os óculos inteligentes talvez sejam os menos conhecidos e acessíveis no momento. Entretanto, é importante estar por dentro dessa novidade, pois ela é uma das tendências do setor óptico nos próximos anos. 

O Specs, por exemplo, é um dos únicos que são produzidos em larga escala. O acessório da empresa Auctify promete acabar com a procrastinação, monitorando a rotina dos usuários e avisando quando eles perdem o foco nas atividades.  

Por meio de um app, é possível definir quais são as tarefas que se deseja ter mais concentração. Então, com a ajuda da inteligência artificial, os óculos passam a monitorar o que a pessoa está fazendo e determina se ela está sendo produtiva ou não. Caso perceba a perda do foco, o dispositivo emite sons e luzes como forma de aviso para o usuário. 

Assim como o Specs, há outros óculos inteligentes disponíveis no mercado como o Google Glass e o Anzu, da Razer. 

 

5. Flanela antiembaçante

Já a flanela antiembaçante também é item que vale a pena oferecer na ótica. Afinal, com uso máscaras de proteção contra o coronavírus, ela se torna um desejo a todos os usuários de óculos.  

Sem dúvidas, o modelo mais conhecido do mercado é a Outfog. Produzida com compostos orgânicos, essa flanela ajuda a criar uma película protetora sobre a lente. Assim, ela evita a formação das gotículas de água que deixam as lentes embaçadas. Com duração estimada de 500 aplicações, ela cria o feito que pode durar até 36 horas.

 

6. Óculos feito com impressora 3D

Por fim, armações feitas por impressoras 3D são novidades que os gestores e vendedores precisam ficar de olho. No geral, os óculos são feitos a partir de plásticos altamente resistentes e leves. Além disso, algumas marcas oferecem uma produção totalmente customizada a partir de análises do rosto do cliente para criar modelos personalizados e muito confortáveis.

Como vimos, existem muitas novas tecnologias para o setor óptico. Apesar de algumas ainda serem pouco acessíveis, outras já estão à disposição e podem ser adotadas pelas óticas. Assim, você oferece o que há de melhor e mais moderno aos seus clientes. 

O que achou dessas inovações? Pensa em adotar alguma delas na sua loja? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!

Se você quer dominar a arte de vendas na sua ótica, então não deixe de baixar nosso ebook exclusivo! É só clicar no banner abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>