14 estatísticas do mercado Óptico que você precisa conhecer

O mercado de óptica no Brasil é responsável por 0,46% do PIB em 2012, com faturamento maior que 19 bilhões de reais. Outros dados ainda projetam um progresso de 100% para os próximos 5 anos.

Manter sua ótica atualizada – com produtos inovadores que estejam alinhados às tendências do mercado – é imprescindível para fazer parte desse crescimento. Neste momento, a melhor forma de identificar oportunidades é estar por dentro das estatísticas mais recentes do ramo.

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Confira a seguir 14 estatísticas do mercado de ótica que você precisa conhecer, baseadas na pesquisa da empresa GS&MD!

1. Os mais vendidos

Os produtos que têm maior demanda no mercado são armações de óculos (incluindo óculos de sol), lentes de óculos (grau + lentes de sol), lentes de contato e acessórios.

2. Hábitos do consumidor

As características que os consumidores julgam mais importantes na escolha da óptica ideal são, nesta ordem: ambientação, vitrine, mix de produtos, serviços (como atendimento domiciliar) e atributos especiais (atendimento personalizado e honesto).

3. Importação

A maioria das ópticas e laboratórios prefere trabalhar com produtos importados por julgar que eles têm melhores preço, qualidade e tecnologia quando comparados aos nacionais.

4. Regiões

As regiões do Brasil com maior demanda de produtos de óptica são: Sudeste (47,7%), Nordeste (24,8%), Sul (15,7%), Centro-Oeste (7,7%) e Norte (4,1%).

5. Projeção

Se, em 2012, o faturamento do setor foi de 19,5 bilhões de reais, para 2017 (período de cinco anos) estima-se que a casa dos 39 bilhões de reais seja ultrapassada.

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6. Qualidade

Os estudos também mostram que o consumidor está mais bem informado, priorizando cada vez mais qualidade de visão e nitidez, além de buscar produtos de maior qualidade.

7. Desafios passados

Nos últimos cinco anos, os principais desafios apontados pelo setor foram a qualidade do produto final e a profissionalização da mão de obra.

8. Desafios futuros

O principal desafio é enfrentar e intensificar a fiscalização em relação à pirataria, lutando no combate aos produtos pirateados e contra as importações ilegais.

9. Classe consumidora

As classes B e C foram responsáveis pelo consumo de mais de 86% do mercado óptico brasileiro. O Sudeste liderou a concentração do consumo dessas classes, com 58,02% do total de compradores.

10. Homens x mulheres

Em relação a armações de receituário, 67% dos homens e 59% das mulheres são usuários dessas especialidades. Na categoria óculos solares, a porcentagem é 67% dos homens e 65% das mulheres.

11. Prioridades

Os principais aspectos apontados pelo público entrevistado na hora da escolha de armações de receituário foram: necessidade, leitura, trabalho e moda.

12. Internet

A pesquisa apontou que a internet é bastante utilizada pelos consumidores, mas somente para busca de informação e pesquisa de preço, não para a compra do produto final.

13. Características para compra

O que o cliente mais busca na hora da compra em lojas físicas: garantia, possibilidade de experimentar o produto, bom atendimento e descontos ou parcelamentos.

14. Preferência do mercado

O consumidor prefere comprar em lojas de rua, seguido por lojas de shopping, quiosque de shopping, camelô, clínicas, lojas de departamento, internet, lojas de surfwear e lojas de vestuário e catálogo.

Os resultados das pesquisas no setor e mercado de óptica são, certamente, satisfatórios e otimistas. A partir das estatísticas apontadas, é possível analisar suas estratégias e enquadrar seu negócio dentro das principais características da pesquisa, fazendo com que ele cresça e seja mais lucrativo.

Você já conhecia alguma dessas estatísticas ou sabe de outra que não está na lista? Nos conte nos comentários! E não deixe de conferir os dados mais atualizados do mercado óptico em 2018.

Baixe a pequisa completa sobre o mercado óptico em 2018;
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 8 respostas

  1. josimar farias says:

    Bom dia !
    Parabéns !
    O conteúdo e muito bom e ajuda a enxergar o mercado com outro olhos ou melhor com outras lentes .

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Josimar, que ótimo que o nosso conteúdo tem sido útil para você! Continue nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui. 😉

  2. David Cardoso says:

    Olá boa dia.

    Ótima analise, porém gostaria de saber as fontes utilizadas para formar o conteúdo e perguntar se hoje vocês já tem informações atualizadas.

    • Evellyn Emidia says:

      Olá David, que bom que gostou do nosso conteúdo! As informações foram extraídas da pesquisa realizada pela GS&MD. Eles são uma consultoria de marketing, varejo e distribuição que atua com foco em projetos de estratégia e desempenho para grandes empresas do setor varejista. 😉

  3. Regina Novais says:

    Muito bom o site e as informações super práticas. Todo lojista deveria acessar o conteúdo.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Regina, que bom que gostou do nosso conteúdo. Continue conosco pois toda semana tem novidade por aqui! =D

  4. Julio Cesar says:

    Boa tarde, parabéns pelo material, muito esclarecedor.
    As informações sobre a representatividade das óticas por região estão divergentes nos materiais, no descritivo desse infográfico temos o % nordeste em 24,8%, porém ao acessarmos o outro infográfico que está disponível nesse rodapé, temos esse percentual para a região Centro Oeste.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Julio, fico feliz que tenha gostado do nosso material. Os dados do texto, são referentes ao mercado óptico em 2014. Já os dados do infográfico são referente ao estudo realizado em 2018. 🙂

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