Como escolher o melhor ponto comercial para sua ótica

veja um exemplo de como escolher o melhor ponto comercial para sua ótica

Parte do sucesso do seu negócio se dá na escolha do melhor ponto comercial para sua ótica. Por isso, é tão importante prestar atenção em alguns detalhes ao escolher o local onde será instalada a sua loja. Se você está pensando em abrir uma ótica pela primeira vez ou já vai partir para a segunda unidade da loja, sabe que uma das principais dúvidas que pairam no ar é sobre o local em que ela será instalada.

Antes de tomar uma decisão para escolher o melhor ponto comercial para sua ótica, é preciso analisar uma série de fatores, como por exemplo: o tipo de produto que você irá oferecer, se a sua ótica é básica ou plena, além também da escolha do público para o qual você quer vender e como irá atendê-lo.

Não é tão simples chegar a uma resposta sem antes definir o conceito do negócio e desenhar um plano para sua estratégia de se posicionar em um mercado tão concorrido quanto o de óticas.

A explicação para essa complexidade toda é bem simples: se a sua ideia é atender pessoas requintadas e com gostos específicos para determinadas marcas, não adianta abrir a ótica em um bairro da periferia. Bem como abrir uma ótica em um bairro requintado para o público C, será incompatível.

Conheça as 4 dicas abaixo para acertar na escolha do melhor ponto comercial para sua ótica:

1 – Identifique as oportunidades

Antes de sair procurando um imóvel, identifique se a cidade que você quer investir tem uma boa aceitação e alta procura por óculos de sol, de grau e acessórios ao longo do ano. Não se esqueça de ver se existem muitas óticas na vertente que você escolheu atuar e um jeito de se diferenciar de todas elas.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

2 – Observe se há muito movimento

As óticas precisam estar em locais de fácil acesso e também de grande visibilidade como avenidas, shoppings, galerias com muita gente passando, próximos a centros comerciais, regiões movimentadas, central ou bairros com número considerável de habitantes.

Ao observar isso, você já terá uma noção da localização que combina com sua estratégia ao escolher o melhor ponto comercial para sua ótica. Abaixo alguns pontos a serem considerados para fortalecer sua decisão:

  • Qual a  renda da população.
  • Quais são os consumidores em potencial.
  • Hábitos e comportamento de compra.
  • Onde as pessoas compram.
  • A frequência com que as pessoas vão nesse local.
  • A principal motivação delas irem a esse lugar.
  • Os pontos fortes e fracos destes locais.

Planeje-se e tenha o melhor ponto comercial para sua ótica

Neste passo é importante que você faça pelo menos uma projeção de vendas, para checar se a receita prevista será capaz de cobrir os custos e qual será a margem de lucro. Vale também fazer um levantamento do fluxo de clientes, ou melhor, respeitar o item acima.

4 – Considere as características do imóvel

Como parte do planejamento, é preciso que você identifique qual o tamanho ideal para a sua loja. Outras características e dicas importantes são:

  • Opte pelo térreo: Em caso de sobrados ou prédios, estar no primeiro andar facilita o acesso do cliente.
  • Fachada livre: Uma fachada livre, sem postes, fios, lixeiras gigantes ou árvores permite que você explore o local visualmente.
  • Imóvel arejado: É importante que ele tenha boa circulação de ar, seja limpo e tenha pintura nova. Isso da uma sensação de frescor e cuidado.
  • Iluminação: Uma ótica deve ter uma iluminação impecável. Isso facilita a escolha do cliente.
  • Segurança: Opte por um local com alto fluxo de pessoas em frente a loja, para que você possa funcionar no período noturno sem se preocupar com a segurança.

Conclusão: esteja no caminho do cliente

Para manter a sua loja, você precisará vender e muito. Por isso, depois de fazer a análise do seu público e os caminhos citados acima, você terá uma noção de onde está o seu cliente. Portanto, esteja no caminho dele. Lembre-se: grandes avenidas com retornos distantes e estacionamentos proibidos em determinados pontos, afastam o comprador pois não tem onde parar ou não é fácil de chegar.

Gostou do nosso artigo? Continue com a gente e aprenda a decorar a sua loja.

Ebook como montar uma ótica de sucesso
Evellyn

Especialista em marketing digital no ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para Ópticas, que auxilia na organização e gestão da sua loja.

Esse comentário possui 4 respostas

  1. Olair says:

    Boa tarde. As Dicas me ajudaram a confirmar o que pensava no respeito a mudar de lugar a minha loja

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Olair, que ótimo que as nossas dicas tem contribuído para te ajudar a melhorar a sua ótica. Continue nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui! =D

  2. Silvana says:

    ola não sou da areamas tenho muita vontade de montar uma otica basica, como faço para ter as devidas orientações……grata

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>