Blog ssOtica para óticas

Veja a diferença entre Oftalmologista e Optometrista

3 min de leitura

Se você trabalha em ótica, já deve ter escutado a pergunta: qual a diferença entre oftalmologista e optometrista? Apesar das profissões serem semelhantes em alguns pontos, o dia-a-dia delas são bem diferentes.

Por isso, é importante entender as atribuições de cada profissional para saber qual é o mais adequado para indicar aos clientes da sua loja. Afinal, ambos tem o objetivo de cuidar da saúde ocular de pacientes, mas, para isso, usam recursos diferentes.

Outra dúvida muito comum sobre o assunto é se optometristas podem prescrever receitas de óculos de grau.

Quer entender melhor? Fique atento aos detalhes e encontre o profissional ideal para o que você precisa.

O que um oftalmologista faz?

O Oftalmologista deve ser formado em medicina e obter o título de especialização em oftalmologia. Ele atua no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho visual como um todo (olhos, pálpebras, músculos, aparelho lacrimal e caminho óptico para o cérebro).

Por ser médico, ele pode indicar e realizar tratamentos para doenças e patologias como glaucoma, cirurgias refrativas, prescrição de colírios e tampões. Além disso, ele também pode atuar com neuro-oftalmologia, plástica ocular, entre outros.

Em geral, atua em consultórios ou hospitais e são mais conhecidos pelo público.

O que um Optometrista faz?

Já o optometristra cuida da saúde ocular primária e precisa ter um diploma de graduação na área. Ele foca na análise refrativa dos olhos, identificando necessidade de correções com óculos, lentes, terapia visual, entre outros. Ele também é apto a realizar testes não invasivos como sensibilidade a contraste, visão cromática, entre outros.

Logo, por não ser médico, ele não pode prescrever remédios, mas podem auxiliar na identificação de doenças. Caso ele identifique que um paciente esteja com glaucoma, por exemplo, o mesmo deve encaminhá-lo para um oftalmologista.

Após anos em discussão na justiça, Superior Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a 0, que o optometrista com formação de nível superior estão aptos para atuar na saúde primária da visão. Desta forma, esses profissionais podem prescrever receitas de óculos, adaptação de lente de contato, entre outros.

Quais as semelhanças e diferenças entre oftalmologista e Optometrista?

Como já dissemos, a principal diferença está na formação e especialização. O Oftalmologista é médico, pode receitar remédios e realizar tratamento de doenças.

Já o Optometrista pode atuar em consultório próprio, laboratórios e institutos de pesquisa para o tratamento ocular. Além disso, todo o conhecimento adquirido em sua formação agrega valor em sua atuação dentro de óticas como consultor ou proprietário.

Ambos podem atuar na saúde primária ocular. No entanto, com a evolução do grau de complexidade dos estudos  de cada área, contar com um profissional dedicado à cada função é um diferencial e contribui ainda mais.

O que importa é entender que, com cada um deles se especializando e fazendo bem sua função, o tratamento de doenças e correções oculares só tem a ganhar. Por isso, quando ambos trabalham em conjunto, a parte clínica com a parte física, a evolução da área será ainda maior e o seu cliente poderá perceber no dia a dia.

Por fim, é importante ainda lembrar que o técnico em óptica é uma profissão diferente de ambas acima. Este tem a formação em nível técnico para interpretar receitas, confeccionar óculos, adaptar lentes de contato, elaborar laudos e vender produtos e serviços ópticos.

Você ainda tem dúvidas de como vender a lente certa para cada cliente? Então confira nosso material completo sobre o assunto.

Conclusão: trabalhando junto, todo mundo ganha

Assim, podemos concluir que cada uma das profissões tem a sua importância no setor de cuidados com a visão. Mas a união de profissionais confiáveis faz com que seus clientes se sintam seguros em seu tratamento.

Mesmo com diferenças e semelhanças, ambos têm muito a acrescentar no dia a dia um do outro. E, juntos, os dois têm muito a acrescentar aos estudos sobre a saúde ocular. O que importa é valorizar as funções, cada um a seu modo, e oferecer o melhor serviço para seu público.

Uma ótica que entende o que fala e tem profissionais qualificados é muito bem vista pela comunidade.

E então, agora ficou mais claro qual a diferença entre os dois profissionais? Conte pra gente aqui nos comentários!

Ebook como montar uma ótica de sucesso
  • James Dean disse:

    Vcs deveriam se informar melhor pois o OPTOMETRISTA a especialidade dele também é prescrever graus, obrigado pela atenção.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Erlany! A primeira versão do texto realmente estava com informações desatualizadas acerca das atribuições do optometrista, mas já foi ajustado. Muito obrigada pelo seu feedback 🙂

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Wilson! O artigo foi escrito pouco antes da nova decisão do STF acerca do assunto, por isso a primeira versão do texto estava com informações erradas, mas já alterado. Muito obrigada pelo feedback 🙂

  • Claudilene Oliveira disse:

    Sugiro que arrumem essa postagem, sua informação não está correta. Quando vc afirma que o optometrista não pode receitar prescrição c lentes.
    Os Optometristas repudiam essa falsa informação.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Claudilene! O artigo foi escrito pouco antes da nova decisão do STF acerca do assunto, por isso a primeira versão do texto estava com informações erradas. Mas já ajustamos a partir desta nova decisão. Agradecemos muito pelo feedback 🙂

  • Kledyelton disse:

    A matéria está mau informada, desculpe! Em 2021 o STF POR UNANIMIDADE, como também a OMS, OPAS, OIT, afirma que prescrições de órtese e prótese (Oculos de grua) não é privativo a médico, é exercício legal da OPTOMETRIA.!

    Leia mais! Para não passar informações falsa, isso seria um desserviço social.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Kledyelton! O artigo foi escrito pouco antes da nova decisão do STF acerca do assunto, por isso a primeira versão do texto realmente estava com informações desatualizadas. Erro nosso! Mas já ajustamos a partir desta nova decisão. Seu feedback nos ajudou muito, obrigada!🙂

  • Jeovani Batista disse:

    Vocês estão totalmente equivocados, pois o optometrista está apto a prescrever compensações ópticas tais como: óculos, lentes de contato bem como terapias visuais.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Jeovani! O artigo foi escrito pouco antes da nova decisão do STF acerca do assunto, por isso a primeira versão do texto realmente estava com informações desatualizadas. Erro nosso! Mas já ajustamos a partir desta nova decisão. Muito obrigada pelo seu feedback 🙂

  • Giancarlo disse:

    Gostaria que fosse esclarecida uma dúvida que ficou da leitura do artigo:
    Quando se diz: “Já o Optometrista atua em óticas, laboratórios e institutos de pesquisa para o tratamento ocular”, vocês estariam dizendo que o optometrista poderia atuar dentro de óticas, fazendo o atendimento dos clientes desta e receitando lentes de grau alí dentro do estabelecimento comercial? Estariam dizendo que pode haver parceria comercial entre a ótica e o optometrista?
    Se não, por gentileza queira esclarecer o que significa a frase: “Já o Optometrista atua em óticas”.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Giancarlo!
      Todo o conhecimento adquirido na formação de Optometrista agrega muito valor para aqueles que desejam atuar em óticas como consultor, gerente ou proprietário.
      Além disso, alguns cursos de nível superior oferecem a formação dupla de optometrista e técnico em óptica. Desta forma o profissional sai apto, também, a atuar como responsável técnico de uma óptica, assinando o livro de registro de receitas, por exemplo.
      Sobre atuação no atendimento à saúde primária dentro das óticas, aconselhamos você a procurar o Conselho de Optometria da sua região para receber orientações mais precisas.

  • Emiliano Wolkart disse:

    Sou Optometrista, e venho informar que a prática Optométrica já é aplicada em mais de 180 países ha mais de Cem anos, nós Optometristas somos profissionais de saúde e atuamos no tratamento da visão, através de analises refrativas, prescrições de óculos, lentes de contato e tratamentos terapêuticos. No Brasil lamentavelmente a profissão sempre teve dificuldades para ser exercida por conta da semelhança de com a Oftalmologia, porem podermos discernir Optometria e Oftalmologia assim como é feito entra a Psicologia e a psiquiatria, Fisioterapia e Ortopedia, Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia, Nutrição e Nutrologia. Sendo os profissionais médicos a cuidar de situações Patológicas e profissionais não médicos de situações Funcionais.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Emiliano! Realmente, a profissão de optometrista é muito importante e precisa ser mais valorizado em nosso país!

  • Sergio Alencar disse:

    Gostaria de saber se vocês fazem o exame de mapeamento de retina SEM DILATAR AS PUPILAS, através de algum aparelho semelhante ao Optomap Daytona ? Tem muitas pessoas, assim como eu, que não podem dilatar as pupilas por causa de problemas alérgicos e tem necessidade de avaliar principalmente possível descolamento de retina. Aqui onde moro em Poços de Caldas ninguém tem esse aparelho. Se tiverem, divulguem esse serviço. Com certeza, muitas pessoas irão até sua cidade e sua clínica para fazer o exame sem dilatação. Aqui em Poços, todas as clínicas só fazem mapeamento dilatando as pupilas, procedimento desagradável, doloroso e com efeitos colaterais, principalmente para os alérgicos. Obrigado.

    • Francine Medeiros disse:

      Olá, Sérgio! O ssOtica é um software para gestão de ópticas, não trabalhamos com equipamentos ou programas para a área médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>