Já passou pela situação de sua ótica estar movimentada e com volume bom de vendas mas, no final do mês, ainda não saber se está tendo lucro? Com tantas obrigações financeiras e contas a pagar, as vezes fica difícil apurar os resultados de forma rápida e clara.
Se você está confuso e não sabe determinar se sua ótica está tendo lucro ou não, nós vamos te ajudar. Preparamos esse artigo para você entender melhor como o cálculo dos lucros funciona, quais são os seus gastos fixos e variáveis, e assim, melhorar a saúde financeira de seu negócio. Confira:
Para começar a determinar o lucro da sua ótica, você vai precisar do Demonstrativo de Resultado do Exercício. Também conhecido como DRE, este documento contábil tem grande importância para gerentes e donos de óticas, uma vez que ele faz uma síntese financeira dos resultados operacionais de sua empresa.
Com esses dados em mãos, atente-se para os valores de vendas, de custos e despesas. São eles que mostram todo o dinheiro que entrou e saiu de sua ótica em um determinado período de tempo.
Na literatura contábil, há dois conceitos sobre lucro que devem ser considerados:
O conceito de lucro bruto é importante para avaliar a produtividade da sua ótica, uma vez que ele considera apenas o resultado ligado à atividade fim da ótica. Já o lucro líquido mostra o ganho ou perda real do empreendimento no período.
Em termos práticos, imagine que em Janeiro de determinado ano sua ótica teve um resultado de R$25.000 em vendas, ao passo que todos os custos e despesas tiveram uma soma de R$20.000.
Neste cenário, qual o lucro líquido loja?
Lucro líquido = Total de vendas – total de despesas
Lucro líquido = 25.000 – 20.000
Lucro líquido = 5.000
Um dos pontos chave para calcular o lucro da sua ótica é entender não só o volume de vendas, como também os custos necessários para o seu funcionamento.
Seus custos fixos são todas as despesas não relacionadas à produção, ou seja, não está atrelada ao volume de vendas do período. Exemplos deles são:
Considerando os gastos, é muito importante também lembrar-se de financiamentos ou empréstimos que você tenha feito uma vez que é um compromisso fixo que deve ser honrado.
Já os custos variáveis são todos aqueles ligados à atividade fim, ou seja, venda de produtos e serviços. Estes gastos podem oscilar bastante pois sofrem com inflação, negociação de mercadoria, entre outros. Alguns exemplos de custos variáveis são:
Outro conceito importante para avaliação de lucro ou prejuízo da sua ótica é o ponto de equilíbrio. Ele se refere ao valor que é preciso ganhar para conseguir pagar adequadamente todos os gastos do negócio, sem geração de dívidas ou lucro.
Por exemplo, imagine que os gastos da sua ótica sejam de R$25.000,00, que é exatamente igual ao valor das entradas do mês. Nesse caso, a empresa atingiu o ponto de equilíbrio, o dinheiro foi suficiente para pagar todos os custos, mas não sobrou nada para ser convertido em lucro.
Apesar de uma ideia simples, muitos donos e gerentes de ótica ainda não sabem qual o faturamento mínimo que suas lojas precisam ter para que o negócio tenha sustentabilidade financeira. E esse conhecimento é fundamental para fazer os planejamentos de vendas, precificar corretamente dos produtos e evitar falência.
De forma simples, sua ótica terá lucro quando todas as receitas forem superiores a todos os custos e despesas de um determinado período. Assim como estará em prejuízo quando os gastos ultrapassarem as receitas geradas.
Mas, para mostrar os resultados em relatórios e sócios, o conceito mais usado é o da lucratividade, que nada mais é do que seu lucro em termos percentuais e não números concretos. Ele é importante para mostrar que o volume de venda está sustentável, ou seja, permite pagamento de todas as dívidas e ainda deixa o saldo na loja positivo.
Seu cálculos é bastante simples:
Retomando o cenário do tópico anterior, qual seria a lucratividade da ótica?
Lucratividade = (lucro líquido/Receita bruta) x 100
Lucratividade: (5.000/25.000) x 100
Lucratividade: 0,2 x 100
Lucratividade: 20%
O que é considerado uma lucratividade alta varia de negócio para negócio. Por isso, procure saber qual é o faturamento de outras óticas para entender como você está em relação ao mercado. Assim, você pode estipular medidas para atingir seus objetivos nos próximos meses e organizar os seus orçamentos.
📊 A 2ª do Pesquisa do Mercado Óptico traz informações de faturamento, ticket médio de cada região e muito mais! Baixe e entenda o panorama do mercado para fazer metas e objetivos para sua ótica!
Enfim, é papel de todo dono e gestor de óticas ter na ponta da língua a resposta sobre lucro e lucratividade do seu negócio. A partir dessa informação, planejar metas de vendas e decidir novos investimentos fica muito mais fácil e assertivo,
Mas isso só possível quando a gestão de ótica é feita de forma rotineira e minuciosa, registrando todos os dados de vendas, reposição de estoque, pagamento de funcionários, investimento em marketing e tudo mais que é gasto e recebido pela ótica.
Para tornar sua vida mais fácil criamos o ssOtica, um programa para óticas exclusivo que vai te ajudar a gerenciar sua loja. Acesse nosso site e faça um teste gratuito do sistema por 07 dias. Sem riscos, você não pagará nada se não gostar e ainda oferecemos todo suporte e treinamento passo a passo.
[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…
Ver comentários
Bem interessante, vou fazer um experimento
O CALCULO DE COMO DESCOBRIR A SUA RENTABILIDADE ESTA ERRADO . O LUCRO DE 2.000,00 SIGNIFICA 20% DE LUCRO E NÃO 2% COMO ESTA ESCRITO. ABRAÇO