O sucesso do seu negócio não depende apenas de boas vendas, lucro e bom posicionamento no mercado. Ser reconhecido pelo atendimento, pela expertise no que faz e por ter a melhor equipe pode fazer toda a diferença. É preciso conquistar o seu espaço para ver a sua ótica alavancar. Para isso, é fundamental investir em cursos e certificações.
A princípio, é fundamental motivar a sua equipe e colocar todos no mesmo clima. Assim ficam empenhados em fazer o melhor pela ótica todos os dias. Uma das formas de fazer isso é apostar no desenvolvimento de equipes, por meio de capacitações, cursos e certificações, que garantem não só bons profissionais, mas também a confiabilidade do seu estabelecimento.
E o desenvolvimento de equipes interfere diretamente no que falamos lá no início: no resultado da sua ótica. De acordo com uma pesquisa sobre o mercado óptico, feita em 2018, foi identificado que as lojas que investem em treinamento possuem ticket médio de R$1000, enquanto as demais estão em valores entre R$201 e R$400. Sabe por que isso acontece? Porque um vendedor capacitado e empenhado sabe convencer e conquistar o cliente, sabendo exatamente o que ele precisa.
Ao buscar os serviços de uma ótica, os clientes querem confiar no que vão comprar. Afinal, óculos, lentes de contato e cuidados para os olhos são coisa séria e ninguém vai apostar a saúde da sua visão na mão de qualquer pessoa. Por isso, ser bem recebido na sua ótica, por funcionários que sabem do que estão falando e que buscam entender a necessidade de cada cliente de forma única, pode ser um fator fundamental da decisão de compra do consumidor do segmento.
Além disso, de acordo com a pesquisa do ssOtica, até mesmo os donos de óticas acreditam que atendimento e relacionamento são o grande diferencial do sucesso: 69,1% dos que responderam à pesquisa creem nisso. Se você ainda não se convenceu, listamos alguns dos pontos fortes de um time capacitado e das vantagens que o desenvolvimento de equipes traz para sua ótica.
Uma equipe bem treinada, capacitada e certificada sabe como lidar com problemas e encontrar soluções para eles. Em tempos de crise nas vendas ou de falta de estoque, cada profissional tem a capacidade de te ajudar. Ele se envolvem como se o negócio fosse dele. E é importante ressaltar: não espere um momento de dificuldades para investir no seu profissional já que você pode contar com ele todos os dias, desde o início.
Quando você aposta no desenvolvimento de equipes, está mostrando para seu funcionário que ele é parte importante do negócio. Assim, mostra que você precisa do melhor de cada um para tudo funcionar da melhor forma para o cliente. Por isso, nos cursos e certificações, faça reuniões, crie metas motivadoras e incentive sua equipe a aprender sempre mais, para estar sempre melhor.
Como já falamos, no mercado de óticas, conquistar o cliente é estabelecer uma relação de confiança com ele. E se todo mundo que trabalha na ótica está em sintonia e dando o seu melhor para entender o cliente e o fluxo do dia a dia, a confiança se torna sua marca registrada. Um cliente satisfeito se torna um fiel divulgador da marca, o que pode atrair mais vendas e mais público.
Existem cursos e certificações gratuitos que podem ser acessados aqui.
Como citamos aqui, uma das formas mais práticas de promover o engajamento da sua equipe é com cursos e certificações. Além disso, é fundamental que você registre todo o fluxo de atividades da sua ótica. Por meio de um sistema de gestão, você coloca tudo isso em um único lugar, de um jeito fácil de usar e simples de integrar toda a equipe.
Comece a alavancar os resultados da sua ótica com o ssOtica. Acompanhe o desenvolvimento de seus vendedores ao longo do mês com relatórios específicos e detalhados. Alcance o desenvolvimento de uma equipe, organizada, capacitada e que se envolve em cada processo.
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