Fique por dentro do que está acontecendo no mercado óptico em 2018 e elabore as melhores estratégias para sua ótica se destacar no segmento.
Conhecer bem os seus clientes e concorrentes é um dos primeiros passos para planejar o crescimento da sua ótica. É observando esse comportamento, que você descobrirá oportunidades de negócio que sua ótica poderá oferecer e que serão o diferencial da loja.
Para auxiliá-lo nesse processo, separamos 07 dados reveladores sobre a gestão das óticas brasileiras que você precisa saber para começar o seu planejamento. Todas essas informações, foram baseadas na pesquisa sobre o Mercado Óptico, realizada pelo ssOtica em 2018. Preparados para conhecer a fundo a gestão do mercado óptico em 2018? É só continuar lendo esse conteúdo:
Os itens mais vendidos foram as armações de receituário, seguido das lentes oftalmológicas. Esse dado reforça uma das grandes tendências do mercado, que é o aumento das vendas de lentes de contato para incrementar o faturamento das óticas.
O meio de pagamento mais adotado pelas óticas é o cartão de crédito, que além de ser um meio bastante seguro, ele também muito vantajoso para as ambas as partes: sua ótica e o cliente.
O segundo meio mais usado são os crediários, carnês e promissórias. Esses porém, exigem atenção financeira por parte da ótica, pois quando não é bem acompanhado, há um grande risco de inadimplência por parte dos clientes.
A grande maioria das óticas, aproximadamente 70%, afirmam que o valor médio de venda varia entre R$201,00 e R$600,00. Menos de 4%, afirmam que esse valor está abaixo de R$200,00 por cliente.
Aqui nos blog, tem um vídeo com mais dicas para vender a segunda peça a um mesmo cliente. Assista e aproveite para explorar o potencial da equipe e aumentar o valor médio da venda por cliente.
62% das óticas, afirmam ter uma pessoa responsável pela gerência de suas lojas. Destas, 36,8% ainda dizem que o gestor têm formação acadêmica na área de gestão (Administração de empresas). Esse é fator está diretamente no crescimento do negócio, uma vez que, as chances de sucesso são exponencialmente maiores, quando o gestor tem formação acadêmica.
A internet é o canal mais utilizado pelas óticas para promover a marca e divulgar suas promoções. Aproximadamente 70% das óticas, afirmam usar as redes sociais como canal de comunicação. Se você ainda não usa a internet para esse fim, clique aqui e entenda por que você deve investir nas redes sociais da sua loja.
A grande maioria dos gestores, cerca de 60%, afirmam não investir treinamento em sua óticas. Em suas óticas só oferecem cursos gratuitos para treinamento e desenvolvimento das competências da sua equipe.
Esse pode ser um ponto de atenção, pois ficou constatado na mesma pesquisa, que as óticas que investem mais de R$2.000,00 em treinamentos, tendem a ter um valor médio de venda superior a R$1.000,00 por cliente.
Mesmo com tantos altos e baixos no mercado, a maioria das óticas, 36,7%, pretendem crescer mais de 25% em faturamento mensal no ano de 2018. Esse é um dos grandes desafios de quem faz a gestão das lojas. É preciso ter controle e organização para obter um crescimento sólido ao longo do ano.
Esses são apenas 07 dados que compilamos e trouxemos até você, da pesquisa do mercado óptico em 2018. No relatório completo você poderá conhecer mais sobre o perfil da gestão das óticas brasileiras e como os seus gestores tem buscado alcançar grandes resultados de negócio no segmento.
E não deixe de conferir dados atualizados sobre o mercado! Baixe a 2ª edição da Pesquisa do Mercado Óptico Brasileiro 2022 e veja dados mais recentes do setor! Esperamos que esse material auxilie nas decisões da sua ótica para que ela cresça e seja cada vez mais lucrativa.
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Ver comentários
Boa pesquisa, mas infelizmente a resolução do PDF está muito baixa, tornando-se impossível de ler alguns gráficos. Teria como me enviar por email ou link um PDF em alta resolução para que eu possa ler? Obrigado.
Oi Ricardo, ficamos felizes que gostou da pesquisa. Você pode baixar a pesquisa completa e em alta resolução no link: https://bit.ly/2OMAxsa
Informações importantes para um segmento que cresce a cada dia, e a concorrência cada dia está melhor fixada no mercado.
Oi, Cleftone! Que bom que você gostou do nosso conteúdo, nosso objetivo é sempre levar mais informação e conhecimento para o mercado. Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidades por aqui ?
Ola, me chamo Luiz e sou consultor optico, e tenho uma origem rara de consultor, pois trabalhei 16 anos dentro de laboratorios opticos e a 2 anos e meio em consultoria externa.Estou desenvolvendo um treinamento para consultores ópticos para que entendam que alem de estrategias de vendas, o mercado precisa começar a entender o que realmente esta fazendo, confiando na sua venda e resolver possíveis transtornos que possam ocorrer no pós venda. Um abraço e gostei muito da matéria sobre pesquisa. luizjudu@gmail.com
Oi, Luiz! Parece ser bastante interessante o seu treinamento, desejamos todo sucesso para você. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Fique de olho, pois sempre temos novidades por aqui :)
gostaria de saberm mais novidades, pois qrero abrir oticas.
Oi Marieta! No próximo ano lançaremos uma nova pesquisa sobre o mercado óptico.. enquanto isso, continue acompanhando nossos posts, temos vários conteúdos que podem te ajudar. Acesse nosso eBook Como montar uma Ótica de Sucesso, nele tem dicas bem legais ?
Olá! Tem algum post de como fazer uma pesquisa de mercado no ramo óptico? Tipo, valores de armações, lentes e etc; para eu me basear, para fazer uma e ficar por dentro dos preços dos meus concorrentes.
Oi France! Atualmente não temos post ensinado como fazer a pesquisa, mas no geral, essas informações são pegas através de pesquisas, lingando para fornecedores, perguntando ao outras óticas. Temos alguns posts com dicas que podem te ajudar:
- Pesquisa do Mercado óptico 2018
- Infográfico do Mercado Óptico
- Curiosidades sobre o mercado óptico que você precisa saber