Quando um gestor não controla as vendas da Ótica de forma efetiva, está colocando em risco o seu próprio negócio. Diante disso, responda as seguintes perguntas:
Se a resposta for não para pelo menos uma das perguntas, você já comete um dos principais erros que podem comprometer o crescimento da sua ótica: a falta de controle das vendas da sua loja.
Abaixo listamos os 7 pecados da administração de uma ótica, ou melhor, as falhas graves que você comete ao não controla as vendas.
Podemos dizer que controlar as vendas é um dos principais passos para manter a saúde financeira da sua ótica em dia. O motivo é simples: se você não controla as vendas, automaticamente não faz o fluxo de caixa corretamente. Assim, não sabe quanto em dinheiro entrou, quanto ainda vai entrar e quanto já saiu.
Sem essas informações, você dificilmente terá em mãos o cenário financeiro da sua ótica e não saberá se ela se mantém sozinha ou você fica no vermelho todo mês. Isso te faz correr o risco de perder o negócio e todos os investimentos feitos até aqui.
Ao registrar toda e qualquer venda na ótica, seja de óculos, lentes de contato ou qualquer outro produto, você consegue identificar quais itens não podem faltar no mix de produtos. Além disso, você também saberá qual desses itens tem a melhor margem de lucro.
A partir do momento que você começa a controlar as vendas, na sua ótica não terá espaço para o “achismo”. As suas decisões passam a ser tomadas com base em fatos e dados.
Um dos erros mais graves acerca do controle de vendas é não integrá-lo com o controle de estoque. Ter em mãos dados atualizados do volume de itens disponíveis do inventário influencia, e muito, na sua estratégia de vendas.
Afinal, para planejar uma promoção chamativa e lucrativa, o gerente precisa entender quais itens estão parados e quais tem mais saída do estoque. Além disso, saberá a hora certa para repor produtos. Desta forma, você não perderá vendas devido a falta do item na loja.
Fazer a gestão de um negócio é uma tarefa árdua e que deve ser acompanhada de perto. Não adianta abrir a loja e ir direto para o balcão. Claro, entender sobre técnicas de vendas e bom atendimento são essenciais para seu negócio crescer.
Contudo, não se esqueça de reservar momentos para olhar para dentro do seu negócio. Assim, você consegue identificar os diferenciais da sua loja, as oportunidades e tendências no mercado.
Mas ter um olhar estratégico sem controlar as vendas é impossível. Somente após identificar os erros e os acertos, você estará pronto para então definir as estratégias que vão fazê-lo crescer em faturamento e lucro.
Quando a gestão é distante e as vendas não são registradas, você não sabe qual o vendedor que trouxe mais resultados para a sua ótica. Você pode ter um vendedor que em termos de quantidade de produto, vende mais. Mas, em termos de lucratividade o desempenho dele é baixo.
Isso pode acontecer porque ele oferece muitos descontos, vende parcelado no cartão de crédito (o que gera uma taxa mais alta de cartão) ou os clientes dele acabam ficando inadimplentes. Mas, como saber isso tudo? Você vai precisar de ter uma planilha atualizada diariamente ou, se preferir um sistema exclusivo para óticas, que pode te dar as informações em um piscar de olhos.
Está com dificuldades de acompanhar as comissões de cada vendedor? Use nossa planilha exclusiva para óticas!
Nós já falamos aqui o quanto é importante planejar os investimentos da ótica. Principalmente para quem quer ter um negócio perene. Por isso, é preciso analisar os números do presente e identificar qual é a situação real da sua óptica, hoje.
Ao fazer esse levantamento, você deve ter em mãos o volume de vendas, quantas delas te deram lucro e quantas a margem foi menor do que o esperado. Essas informações vão te dar um direcionamento para que você desenhe o caminho para onde quer chegar. Sem esses dados, com certeza, será bem difícil identificar onde está o ponto forte da sua ótica.
Um dos segredos para fazer uma gestão de qualidade é se organizar. Não adianta fazer o controle por meio de planilhas se você salva inúmeras delas e não sabe qual é a mais atualizada.
As Óticas Guariba, foi um excelente exemplo disso. Todo o controle da loja era realizado por meio de anotações em caderno e planilhas. No entanto, o dono Tiago Cabral, contou ao ssOtica, que esse costume poderia causar sérias dificuldades ao seu negócio, por isso contratou o sistema para manter o estoque e as vendas organizados.
Com isso, viu os resultados da loja crescerem a cada dia. “Não tenho mais dores de cabeça, pois sei tudo que tenho dentro da minha loja. E quando é preciso fazer algum pedido, sei o que necessito e peço aquilo que eu realmente preciso”, conta Tiago.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Você enfrenta alguma dessas falhas na sua Ótica? Nos conte sua opinião nos comentários. E se você quer acabar com as dores de cabeça por falta do registro das vendas da sua loja, teste o ssOtica gratuitamente e veja como ele pode ajudá-lo na correção desses problemas.
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