Recentemente recebi uma ligação de empresário do setor óptico, no interior da Bahia, questionando informações sobre meus serviços de consultoria presencial. Após algumas preliminares deste diálogo, ele fez a seguinte revelação: “MINHA ÓTICA É UM FRACASSO”!
Em seguida, por minha solicitação pedi que ele respondesse alguns questionamentos. Eis alguns destes questionamentos:
Após as minhas indagações, e, depois de ter recebido as respostas claras e diretas, pude concluir onde residia o “fracasso” daquela ótica. Partindo da máxima onde tudo que tiveres que fazer, faça certo da primeira vez, sempre, a constatação é que este empresário fez tudo errado na primeira vez e sempre.
Parece-me óbvio que não basta um dinheiro do bolso e uma ideia na cabeça para iniciar-se um empreendimento. Principalmente em um setor onde as especificidades e complexidades exigem conhecimento técnico específico e muita disposição para entender e atender as demandas dos clientes.
Àquela situação despertou um sentimento de solidariedade. Por isso, me dispus a ir pessoalmente visitá-lo para investigar as causas e efeitos daquele revelado “fracasso”.
Naturalmente, a história dele me interessava. Afinal estou revisando os originais do meu livro “O segredo para vender + Óculos”, para lançamento da 3ª edição. E portanto desejava incluir esse caso no livro como modelo de gestão arriscada.
Fiz então a viagem e pude constatar às situações reportadas por telefone no primeiro contato, e outras tão graves quanto àquelas que estavam condenando a ótica ao “fracasso”. Fizemos um acordo onde eu lhe entregaria um modelo de gestão simplificado, e, em contrapartida ele me pagaria com (%) sobre o superávit obtido nos próximos noventa dias.
Acordo firmado, retornei para Salvador, e qual não foi a minha surpresa quando ele me ligou ao final da segunda semana para informar que gostaria de me adiantar alguma remuneração sobre os resultados obtidos. Agradeci, mas disse-lhe que esperasse a conclusão do período estimado para analisarmos o cenário total em cada aspecto pontuado da sugestão de gestão simplificada.
OK! Vocês querem saber o resultado? Em Janeiro/2019 farei a visita de avaliação final, e na oportunidade apresentarei os resultados em outro artigo neste Blog.
Conteúdo elaborado por: Professor Luiz Amorim, escritor, consultor e palestrante.
Autor do livro: O segredo para vender + óculos.
E-mail: amorim.executivo@gmail.com
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