All Rights ReservedVer na versão AMP
  • Home
  • Gestão
Gestão

Ordem de serviço: como ela ajuda a evitar perder vendas na sua ótica

21/06/2021 6:10 am
3 min de leitura

Você já trabalha com ordens de serviço na sua ótica? Nem sabe o que é? Bom, você precisa começar a fazer isso hoje mesmo. Uma ordem de serviço, ou OS, é a forma de organizar as atividades na sua ótica. Por meio do controle delas, você consegue saber o que está acontecendo e informar seus clientes. E, além disso, dá para evitar perder vendas com a criação das OS. Quer saber como?

Para começar, você deve estar se perguntando como emitir uma OS. É fácil: a partir do pedido do seu cliente, você cria um documento com os dados e envia para o próximo responsável.

Ou seja, o vendedor anota os dados da armação e das lentes dos óculos, cria a ordem de serviço e envia para o laboratório. Dessa forma, você tem anotado as necessidades do cliente, pode cobrar o prazo e conferir antes da entrega.

E já entendeu como você evita perder vendas com a ordem de serviço? Em primeiro lugar, você tem controle dos pedidos e da execução das atividades. Mas, existem outras vantagens, que você pode conferir a seguir. Olha só.

Acompanhamento da produção

Toda vez que seu cliente ligar perguntando se os óculos estão prontos, basta consultar a ordem de serviço. Com ela, você sabe em qual etapa está a confecção da lente do cliente e pode ir notificando ao cliente.

Ou seja, dá até para se antecipar e mostrar como sua ótica e organizada nas entregas. E isso faz diferença na confiabilidade com o cliente. Afinal, quem não gosta de saber que o seu produto está quase pronto?

Conexão com o laboratório

Como a ordem de serviço é um documento com todos os envolvidos nas atividades, é uma ferramenta de conferência. Por exemplo, ao ter conexão com o laboratório, você tem acesso ao tempo de confecção para informar o cliente.

Além disso, consegue verificar o que foi enviado e devolvido e se os óculos seguiram a receita correta. Tudo para garantir um produto correto e confortável para os clientes. 

Planejamento e transparência

Não tem nada melhor para sua ótica que poder se planejar e se antecipar. Sobretudo porque isso é um fator considerável na hora de um cliente comprar de você. Como a OS te permite acompanhar a produção das lentes, é possível saber se vai ter atraso na data da entrega combinada.

Assim, você consegue notificá-lo antes do dia, para evitar desconforto. Além disso, dá para planejar ações, como um brinde junto da entrega ou uma mensagem avisando dos óculos prontos.

Garantia para você e o cliente

O principal uso das ordens de serviço e a melhor forma de evitar perder vendas é que ela te dá garantias. Como resultado de registrar o pedido e cada etapa da produção, caso haja algum erro nas lentes, a OS pode te resguardar.

Além, é claro, de garantir a entrega correta para o cliente. Com todos os dados, ela é um documento útil e imprescindível para a credibilidade da sua ótica.

Entrega de produto

Com o controle das ordens de serviços, você consegue saber quais clientes já retiraram o produto e os que ainda estão na ótica. Além disso, como registra todos os dados do cliente e do pedido, o documento ajuda a não confundir as entregas.

Como já dissemos, dá para evitar muitas perdas com o uso da OS, inclusive na imagem da sua ótica.

Conclusão: evite perder vendas com a ordem de serviço

Agora você está convencido da importância de usar as ordens de serviço, não é? E você pode fazer isso de diversas formas, mas a melhor delas é usando um sistema de gestão.

Com ele, o registro das informações, a geração da OS e o acompanhamento da produção fica automático. E isso facilita seu dia a dia. Faça um teste com o ssOtica e veja como a ordem de serviço e outras funcionalidades te ajudam a vender mais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Quais os dados essenciais para ordem de serviço de ótica?

Como vender mais pela internet gastando pouco na sua ótica

Saiba como promover a marca da sua ótica

Como gerenciar o estoque ajuda sua ótica a não perder vendas

Pedro Medeiros

Próximo 5 razões para investir na automatização em óticas »
Anterior « Como fazer a transição das planilhas para um sistema para óticas?
Deixe seu comentário
Share
Publicado por
Pedro Medeiros
Tags: acompanhamento de produçãocontrole das entregascredibilidadeevitar perda de vendasgarantia com o clienteplanejamentotransparênciavendas
21/06/2021 6:10 am

    Post Relacionado

  • NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar
  • Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica
  • Tendências de Consumo no Mercado Óptico

Posts recente

  • Clientes e receitas

NPS e CSAT para Óticas : Qual a diferença e como aplicar

O sucesso de uma ótica não depende apenas da qualidade dos produtos vendidos, mas também…

23/06/2025
  • Gestão

Como o ssOtica transforma a gestão de funcionários na ótica

Quando falamos a palavra comunicação, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Segundo…

16/06/2025
  • Dicas

Por que ter um Programa de Indicação e sua Ótica?

Quando você encontra uma loja que gosta, geralmente conta para todos os seus amigos e…

05/06/2025
  • Financeiro

O que é DRE gerencial?

Um dos principais deveres do empreendedor é entregar o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)…

28/05/2025
  • Dicas

Feiras do mercado óptico: conheça os principais eventos desse segmento

Para empreender no ramo óptico não basta apenas abrir uma loja. É necessário estar atento…

23/05/2025
  • Fiscal

Como fazer orçamento online na sua ótica

Como sua ótica faz orçamentos para clientes? Fazer cotações com caneta e papel é a…

16/05/2025
All Rights ReservedVer na versão AMP