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Por que você deve investir na capacitação da equipe da sua ótica

4 min de leitura

Quando se trata de manter sua óptica competitiva e bem-sucedida, investir na capacitação da equipe é mais do que uma escolha, é uma necessidade. 

Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores reflete tanto na satisfação pessoal do indivíduo, quanto no sucesso da loja. De acordo com a Pesquisa do Mercado Óptico 2022, 46,4% das ópticas que oferecem treinamentos para seus funcionários, mesmo que gratuitos, possuem um ticket médio entre R$501,00 a R$1000,00. Ou seja, essas lojas conseguem aproveitar melhor o tempo de seus vendedores para obter bons resultados.

Contudo, a pesquisa também mostrou que 45,9% das ópticas brasileiras não oferecem nenhum tipo de treinamento. Muitos donos de óticas ainda acreditam que investir em capacitação é um processo custoso e com baixo retorno.

Este artigo vai mostrar as vantagens e benefícios de investir no desenvolvimento da sua equipe. Boa leitura!

4 motivos para investir em treinamento na minha ótica

O mundo está em constante evolução e, no mercado óptico, não seria diferente. Todos os anos, as feiras e eventos do setor apresentam diversas novidades em relação a produtos, tecnologias, comportamento e expectativas do consumidor, técnicas de vendas, entre outros. 

Diante disso, manter-se atualizado das novidades é um dever de todo profissional que deseja entregar um serviço excepcional e destacar-se dos concorrentes.

Logo, investir na formação contínua dos funcionários contribui para manter sua loja competitiva. Ao desenvolver competências técnicas e habilidades interpessoais de seus colaboradores, sua equipe se torna mais autônoma, produtiva e preparada para lidar com desafios futuros.

Entenda melhor benefícios que começar a investir em treinamentos em óticas:

Melhora na produtividade e resultados

Um dos benefícios mais perceptíveis em relação ao investimento em treinamentos para ótica é a melhora nos resultados gerais. Afinal, em um mercado tão competitivo e com avanços tecnológicos constantes, é preciso estar sempre atualizado quanto às novidades.

Quando a capacitação é bem feita, os funcionários desenvolvem habilidades essenciais para desempenhar suas funções na empresa. Isso os tornam mais qualificados e capazes de gerar mais resultados para a loja.

De acordo com a Pesquisa do Mercado Óptico 2022, além dos treinamentos refletirem no em um ticket médio mais alto, também afeta o faturamento. O estudo mostrou que 58,5% das óticas que não oferecem treinamento faturam abaixo de 20.000 reais.

Além disso, ao oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, os funcionários se sentem valorizados e reconhecidos pela empresa. Isso aumenta sua satisfação no trabalho e reduz o desejo de buscar oportunidades em outras empresas.

Menor rotatividade de funcionários

Contratar bons funcionários não é tarefa fácil, não é mesmo? Divulgar a vaga, analisar currículos, realizar entrevistas – isso sem considerar toda papelada e burocracia. E quando sua ótica tem uma alta rotatividade de funcionários, o gestor acaba desviando sua atenção e energia a este problema, ao invés de focar em estratégias de vendas para a ótica.

Outro ponto a se considerar é que, em média, um funcionário demora de três a seis meses para se adaptar completamente ao novo emprego. Nesse período, o colaborador ainda está aprendendo as regras da empresa, como lidar com o público e produtos. Só após este período que ele atinge seu melhor rendimento. 

Se sua equipe de vendedores, por exemplo, tem alta rotatividade, isso significa que ela nunca atingirá sua melhor produtividade

Oferecer oportunidades de aprendizado demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus colaboradores. Com isso, eles se sentem mais motivados para entregar um bom trabalho, aumentam a confiança e satisfação na gestão e se tornam mais engajados com as metas da loja.

Retenção de bons talentos

Um dos principais receios de gestores que não compreendem a importância de estimular a qualificação da equipe é de que funcionários podem sair da empresa no futuro. Logo, o investimento seria, na verdade, um desperdício de recursos.

Este pensamento antiquado mostra que o gestor tem uma visão bastante limitada sobre gestão de pessoas. Um colaborador bom quer trabalhar em um local em que se sinta valorizado e estimulado a se desenvolver. Caso ele sinta que a loja não cria oportunidades de crescimento, seja profissional ou pessoal, é natural que procure um lugar que atenda às suas necessidades. 

Oferecer treinamentos é uma das melhores formas de mostrar que a ótica valoriza sua equipe e está interessada em fazê-la crescer.

Equipe mais engajada e criativa

Por fim, investir na capacitação dos funcionários também contribui para construir equipes mais engajadas com as metas e objetivos da ótica. Ao se sentirem valorizados pela empresa, colaboradores se sentem mais motivados com os desafios propostos e ficam mais propícios a adotarem os valores da empresa. 

Além disso, estimular o estudo de novas habilidades colabora para que a equipe saia do “piloto automático” e pense em novas soluções para desafios do dia a dia. Sabe aquela armação que está parada no estoque há meses? Ou um novo tratamento de lente que está com dificuldade de vender? O funcionário que é estimulado com treinamentos pode chegar a uma solução criativa para estes problemas.

Assim, a ótica tem uma melhora no clima organizacional como um todo. 

Como capacitar minha equipe?

Agora que você entende os impactos positivos de investir em treinamento na sua ótica, está na hora de planejar tirar esse plano do papel.

Primeiro, identifique os pontos críticos que precisam de melhoria. Avalie as habilidades e competências atuais da sua equipe e veja as áreas que mais necessitam de desenvolvimento. Considere também quais os objetivos da ótica e as demandas do mercado para determinar o foco dos treinamentos. 

Por exemplo, imagine que a meta da sua loja este ano é crescer 30% em relação ao ano anterior, mas a conversão em vendas da ótica anda baixa. Este cenário pode indicar que a equipe precisa de estudar sobre técnicas de vendas e conhecimento técnico dos produtos.

A próxima etapa é definir objetivos claros para os treinamentos, estabelecendo o que você espera que os funcionários alcancem. Por fim, avalie se a loja possui recursos financeiros para investir no desenvolvimento da equipe. Caso não tenha, procure soluções gratuitas ou de baixo custo.

O que estudar e como potencializar a equipe da sua Ótica

Algumas opções de estudo e desenvolvimento que você pode aplicar em sua loja são:

  • Cursos online de empresas e pessoas que tenham autoridade do setor;
  • Livros sobre técnicas de vendas, desenvolvimento pessoal, entre outros;
  • Podcasts sobre liderança, vendas, produtividade, etc;
  • Palestras pagas ou gratuitas (fique atento a agenda de eventos do Sebrae da sua região)
  • Blog do ssOtica, com mais de 300 artigos e 100 ebook gratuitos;
  • Momentos de troca de experiência interna;

Enfim, oferecer treinamentos não precisa ser um bicho de sete cabeças. Investir na capacitação da sua equipe significa investir no crescimento da sua ótica. Mesmo que a situação financeira não permita investir alto neste objetivo, ainda é possível estimular o estudo e aprender técnicas novas de forma gratuita. 

Para isso, conte com o ssOtica! Nós oferecemos uma variedade de recursos gratuitos, desde artigos, ebooks, checklists e até planilhas, para ajudá-lo a iniciar o processo de capacitação da sua equipe. 

Confira mais artigos em nosso blog para obter insights valiosos sobre gestão e vendas!

Pedro Medeiros

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